‘Um Lugar ao Sol’: O destino dos gêmeos separados por uma tragédia
Os gêmeos Christian e Christofer (Cauã Reymond) crescem em realidades opostas, com personalidades completamente diferentes, sem saberem da existência um do outro. Os caminhos dos irmãos voltam a se cruzar quando a dupla completa 18 anos.
Christofer/Renato descobre sua verdadeira origem no leito de morte do homem que sempre acreditou ser seu pai. Só que Elenice (Ana Beatriz Nogueira), sua mãe adotiva, mente ao rapaz e afirma que seu pai biológico e seu irmão gêmeo morreram.
Ao mesmo tempo, Christian é obrigado a deixar o abrigo para menores onde cresceu, em Goiânia, também descobre ter sido separado de Christofer. Inteligente e dedicado aos estudos, Christian se vê sozinho no mundo e sem perspectivas e é rapidamente confrontado com a realidade do país.
Na esperança de encontrar Christofer/Renato, Christian se muda para o Rio de Janeiro com uma única pista na mão: um recorte de revista onde um jovem idêntico a ele, com a camisa do Botafogo, assiste a uma partida na Tribuna de Honra do Engenhão. Antes, despede-se de Ravi (Lauan do Amaral), seu irmão de coração, 10 anos mais novo, criado no abrigo com ele.
Por sua vez, Christofer/Renato embarca para a Europa com uma passagem só de ida, revoltado com a mentira dos pais adotivos. Sem saber do destino do irmão, Christian trabalha como ambulante na porta do Engenhão, em jogos do time carioca, durante dez anos na expectativa de encontrar Christofer/Renato.
O tempo passa, Ravi (Juan Paiva) completa 18 anos e vai para o Rio morar com Christian. É através do irmão do coração que nosso protagonista conhece Lara (Andréia Horta). Batalhadora, Lara foi criada em Minas Gerais pela avó, Noca (Marieta Severo), e veio para o Rio de Janeiro cursar Gastronomia.
Apaixonado, o jovem desiste da busca inglória pelo irmão perdido e traça um novo objetivo: se casar com Lara e abrir um pequeno negócio com a jovem. Só que Ravi é preso injustamente, acusado por um roubo que não cometeu, e Christian precisa levantar o dinheiro da fiança.
Para tirar Ravi da cadeia, Christian aceitar fazer um serviço para o tráfico e acaba ameaçado de morte. Sem saída, combina de fugir para Minas com Lara.
Só que na noite da fuga, por acaso, ele se vê diante de Christofer/Renato. Após uma intensa madrugada juntos, os irmãos serão novamente separados, mas, desta vez, em caráter definitivo.
Instável e problemático, ao tomar conhecimento da dívida do irmão, Renato sobe o morro em seu lugar e é morto pelos traficantes.
Após ser confundido pelo porteiro do prédio de Christofer/Renato, pela mãe do rapaz e até por sua namorada, a exuberante Bárbara (Alinne Moraes), Christian assume o lugar do irmão morto. Deixa todo o passado para trás.
Incógnito, ele assiste a Lara enterrar o suposto corpo do irmão como se fosse seu e segue rumo a uma nova vida, onde terá que lidar com as consequências de sua escolha. Apenas uma pessoa sabe de toda a verdade: Ravi.
Um Lugar ao Sol é uma novela criada e escrita por Lícia Manzo, com direção artística de Maurício Farias e com direção geral de André Câmara e Maurício Farias.
A produção da Globo, é a sucessora de Império, no horário das 21h.