Sombras do Passado: sofrimento e vingança
Sombras do Passado
sombras do Passado é uma produção mexicana A Sombra do Passado, a mais recente versão de Manancial (2001), uma história original dos escritores Cuauhtémoc Blanco e Víctor Manuel Medina. Produzida por MaPat López de Zatarain e lançada pela Televisa em 2014, a nova versão do folhetim conta com roteiros de Antonio Abascal, Carlos Daniel González e Dante Hernández e marca a estreia de Michelle Renaud e Pablo Lyle como protagonistas.
No povoado de Santa Lúcia vivem duas famílias muito diferentes, mas que estão envolvidas no mesmo turbilhão de paixões, sofrimento e vingança. Por um lado, está Severiano Mendonza (Alexis Ayala) e Camila Santana (Alejandra Barros), gente rica e poderosa, que vive na fazenda “As Almas”, e seu pequeno filho Cristóvão. Por outro, estão Roberta (Susana González) e Raymundo Alcocer (René Strickler), que também têm uma pequena filha de nome Aldonza; no entanto, eles não vivem com o mesmo luxo da família Mendonza, o que provoca frustração e ressentimento em Roberta, pois nada é suficiente para sanar o complexo de inferioridade que a persegue como sombra.
Ninguém imagina que Roberta mantém uma relação sentimental com Severiano, mas um dia o relacionamento é descoberto por Raymundo, que acaba ferido por um disparo de Severiano. Roberta, assustada, dispara contra seu marido, provocando sua morte. Ambos fazem parecer que Raymundo sofreu um acidente. Dessa relação proibida, Roberta fica grávida, mas a criança é arrancada por Severiano com mentiras e Roberta acredita que o bebê morreu. A partir desse momento, Roberta torna-se o símbolo do excesso e da maldade, entrega-se aos vícios sem remorso e deixa sua filha Aldonza aos cuidados de Adelina (Lisset), sua irmã.
O tempo passa. Agora, Aldonza (Michele Renaud) é uma bela jovem, criada na companhia de Adelina e Roberta, mas os excessos de sua mãe fizeram com que Aldonza fosse rejeitada por muitos dos habitantes do povoado. Por outra parte, Cristóvão (Pablo Lyle) retorna a Santa Lúcia, pois desde pequeno esteve ausente, estudando longe do povoado.
O primeiro encontro entre os jovens provoca emoções difíceis de se esconder e, apesar das negativas de Aldonza de estar com Cristóvão, ele a convence a serem amigos, explicando que as diferenças entre suas famílias não têm porque afetá-los. Aldonza se dá conta de que ele tem razão e, assim, inicia-se uma linda amizade entre eles, uma amizade que não tarda em transformar-se em amor.
Camila, a mãe do rapaz, não está de acordo com esta relação, já que sempre odiou tudo o que tivesse a ver com Roberta, e pede a Severiano que faça com que Aldonza deixe o povoado. Em um ato imperdoável, Severiano abusa de Aldonza, o que a obriga a desaparecer junto de sua mãe e sua tia, sem dizer os motivos a ninguém, nem mesmo a Cristóvão.
Anos depois, Roberta morre e Aldonza retorna ao povoado levando suas cinzas. Cristóvão, decepcionado ao sentir-se abandonado por Aldonza, se comprometeu com Valéria (Thelma Madrigal), no entanto, ao rever Aldonza, sente que o amor de sua vida está de volta e que está disposto a lutar por ela, o que significa romper seu compromisso com Valéria.
Porém, o caminho até sua felicidade não será nada fácil, pois a sombra do passado de seus pais, continua trazendo sofrimento e tragédia para suas vidas. Aldonza e Cristóvão terão que lutar contra a maldade, o ódio, o capricho e a ambição daqueles que conspiram contra ela e assim poder se entregar ao amor.