Estrela-Guia: dois mundos
Estrela-Guia: dois mundos
Estrela-Guia aborda a união de dois mundos diferentes, simbolizada pelo romance do urbano e workaholic Tony (Guilherme Fontes) com a adolescente Cristal (Sandy), menina criada em uma comunidade alternativa do interior de Goiás. A primeira fase da novela se passa no início dos anos 1980, mostrando os amigos yuppies Tony e Paulo Roberto, o Bob (Marcos Winter), como estagiários de uma corretora, às voltas com os altos e baixos da Bolsa de Valores.
Cansado da vida estressada que leva no Rio de Janeiro, Bob abandona tudo e viaja para os Estados Unidos, onde conhece Catherine (Maitê Proença) em uma comunidade alternativa da Califórnia. O casal retorna ao Brasil e, com a ajuda do amigo Purunam (Nelson Xavier), funda a comunidade Arco da Aliança nas terras da Fazenda Jagatah (“Universo”, em sânscrito), no interior de Goiás, adotando os nomes de Hanuman e Kalinda. Kalinda dá à luz Cristal (Sandy) e, através do mapa astral da criança, vê que o destino da filha está ligado ao de Tony.
Estrela-Guia contrapõe os avanços tecnológicos e científicos da sociedade de consumo moderna aos valores espirituais de uma sociedade alternativa, propondo uma conciliação das duas culturas para a construção de um mundo melhor, onde o egoísmo não seja uma das principais causas das mazelas sociais.
Pirenópolis, que serviu de locação para a novela, é uma cidade tombada como Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro. Situada aos pés da Serra dos Pireneus, no interior de Goiás, tem aspecto bucólico, sendo cercada por morros e com dezenas de cachoeiras, onde foram gravadas cenas da novela.
Nos anos 1970, foi referência nos quesitos revolução dos comportamentos, movimento hippie e primeiras experiências com ciências alternativas. Anápolis, também em Goiás, serviu de locação para a Fazenda da Rainha, cenário de Alaor (Sérgio Mamberti) e Daphne (Lilia Cabral).
Autoria: Ana Maria Moretzsohn. Exibid pela Globo, no período de 12/03/2001 a 15/06/2001, na faixa das 18h, com 83 capítulos.