Quanto Mais Vida, Melhor!’ Empreendimento é com elas

Foto de Nedda (Elizabeth Savala), em Quanto Mais Vida, Melhor!
Nedda (Elizabeth Savala) será uma fiel devota de São Judas Tadeu, em ‘Quanto Mais Vida, Melhor!’ — Foto: Globo / João Miguel Jr.

Passada a pandemia de covid, grandes, médias e pequenas empresas tentam se recuperar da queda no faturamento. Na Tijuca, zona norte do Rio, quem sofreu com o afastamento da clientela foi a turma do Neném Coiffeur. É do mais tradicional salão de beleza do bairro, que, enquanto Neném não arranja um novo clube para jogar, vem o sustento para a família de Dona Nedda. Sem dinheiro para pagar inclusive o aluguel do local onde trabalham com a ex-sogra, as noras da matriarca vão à luta. Jandira (Michele Machado) resolve vender quentinhas pelas ruas da Tijuca e Betina (Carol Garcia) resolve procurar emprego na boate Pulp Fiction, e não tarda para descobrir seu talento para o pole dance.

A suculenta refeição preparada por Nedda não demora a fazer sucesso pelo bairro. Mas a chegada das ‘Quentinhas do Neném’ atinge diretamente Odete (Luciana Paes), que até então reinava absoluta no pedaço. Para não perder sua freguesia, ela lança mão de um recurso humilhante para o marido, Juca (Fabio Herford), que está desempregado. Exige que ele vista uma fantasia de pato para atrair a atenção dos consumidores e fazer com que eles comprem a quentinha dela. O que Odete não imagina é que a comida da concorrência é tão boa, que conquista inclusive o paladar de Juca. O fato é que as ruas da Tijuca vão servir de cenário para o embate dessas duas vendedoras que, eventualmente, precisam até de intervenção policial para serem separadas. É nessa hora que Jandira vai chamar a atenção do subdelegado Prado (Pedroca Monteiro), que passa a investir boa parte de seu tempo em conquistá-la.

Em briga também sempre acaba o encontro de Paula e Carmem (Julia Lemmertz). As duas megaempresárias do ramo de cosméticos se odeiam, mas se frequentam como que para acompanhar de perto, uma a estratégia da outra. Seus escritórios estão situados um de frente para o outro, na Barra, e cada uma fica de sua sala espiando, de binóculos, o movimento da outra. Mas, no atual momento, a pressão está em cima de Paula. Ela precisa urgentemente levantar as receitas da Terrare Cosméticos, que despencaram durante a pandemia. Para isso, acha que conta com Marcelo (Bruno Cabrerizo), mas seu vice-presidente e amante, na verdade, é aliado da Cascacu, apelido nada carinhoso com o qual ela se refere à rival Carmem.

Como tentativa de recuperação no mercado, Paula aposta no lançamento de um creme masculino de sua marca. Quer um modelo badalado para estrelar sua campanha. Mas Marcelo vaza a estratégia da empresa para Wollinger Comésticos, que se antecipa, e contrata o rosto sonhado por Paula. Quando retorna do acidente aéreo, o tino comercial aguçado da empresária aponta para uma nova possibilidade: usar Neném como garoto propaganda, tendo como mote a possível redenção e trajetória heroica de volta por cima do atleta. A ideia é boa e, claro, Carmem tentará copiar e essa disputa renderá ainda mais brigas entre as duas.

A medicina como ponte
A Clínica Monteiro Bragança é referência quando o assunto é doença cardíaca. Dr. Guilherme se orgulha profundamente de nunca ter perdido um paciente em sua mesa de cirurgia. Ao seu lado, trabalha Dra. Joana (Mariana Nunes), médica competente, que nutre uma admiração bem mais que profissional pelo chefe. Mas, sabendo da louca paixão que ele tem pela mulher, não chega a se declarar. Joana ainda tenta se afastar da família, mas acaba se aproximando justamente de Rose (Bárbara Colen), que, em crise no casamento, vai encontrar no trabalho voluntário um novo propósito para sua vida. A médica atua na ala infantil de um hospital público e sonha reproduzir na clínica de Guilherme um espaço semelhante, com foco em atendimento de casos mais graves. Ao conhecer o trabalho de Joana, Rose se entusiasma com o projeto, passa a frequentar o hospital e se compromete a ajudar a médica a tirá-lo do papel. Com a sobrevida após o acidente aéreo, Guilherme retorna louco para resolver a crise no seu casamento e promete às duas que a Clínica Monteiro Bragança vai ganhar uma ala de atendimento público.

Enquanto isso não acontece, é no hospital público que o destino aproxima novamente Neném e Rose. Ela nem imagina que Joana é a médica que passa a cuidar da frágil saúde de Bianca (Sara Vidal). A filha caçula do jogador tem recorrentes faltas de ar e, após uma crise, vai parar na emergência da unidade pública. Por lá, a médica detecta a malformação cardíaca da jovem e inicia seu tratamento. Ali nasce a esperança para que Bianca se recupere e possa levar uma vida normal, menos cercada de cuidados por parte de sua família.

‘Quanto Mais Vida, Melhor!’: Uma viagem fantástica e divertida

Quanto Mais Vida, Melhor!: A escola como interseção

Situado na Tijuca, o Colégio Estadual Albertina Correia é o point da juventude da novela. É lá que Bianca e sua irmã Martina (Agnes Brichta) estudam ao lado de Denis (Diego Francisco), Cabeça (Fabricio Assis) e Soraia (Camila Rocha). É na quadra da escola que Tina…. Continuar Lendo

Veja também

Sobre Paulo Antônio 458 Artigos
Brasileiro, 73 anos, Jornalista, Especialista em Administração, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Blogueiro.