Os Imigrantes: Os desafios dos primeiros estrangeiros

Sinopse de Os Imigrantes:
Foto de Os Imigrantes
A telenovela conta a saga dos imigrantes que ajudaram a construir o Brasil como o conhecemos, deixando seus países de origem em busca de uma vida melhor.

O enredo de “Os Imigrantes” retrata com ousadia a odisseia dos estrangeiros que saíram de suas nações para tentar a sorte no Brasil. Eles chegaram à América do Sul no final do século XIX com muitos sonhos na bagagem. A produção acompanha a vida de famílias que ajudaram a construir o país com atuação em setores variados da economia, mas principalmente nas lavouras de café do interior de São Paulo.

A trama centra-se na história de três homens e suas descendências no passar das décadas. O enredo mostra a vida daquela geração e das seguintes. Os protagonistas compartilham o mesmo nome, mas são de nacionalidades diferentes. Com criatividade, a novela ilustra os sacrifícios e embates de italianos, portugueses e espanhóis para prosperar em terras brasileiras.

O trio é interpretado por grandes atores. O italiano Antônio di Salvio foi representado por Herson Capri na primeira fase e Rubens de Falco nas etapas seguintes. Já o português Antônio Pereira teve a atuação de David Arcanjo e Othon Bastos enquanto o espanhol Antônio Hernandez foi vivido pelos atores Jose Piñero e Altair Lima.

Com o final da escravidão, os grandes fazendeiros precisavam de trabalhadores já que muitos negros se recusavam a servir como mão de obra barata, mesmo pagos, após tanta tortura e sofrimento que viveram no passado. Os estrangeiros surgiram como uma oportunidade para desenvolver o trabalho no campo.

Para trazer os imigrantes, o Brasil os atraiu de países da Europa e até do Japão. Essas pessoas vieram com sua prole na esperança de adquirir terras para seu sustento em um novo mundo. Ao chegar, porém, encaravam uma dura realidade.

Contratados ao desembarcar no porto ou vagando pelas cidades até obter ocupação, muitos desses estrangeiros foram trabalhar nas lavouras de café no interior de São Paulo. A labuta inclui não só adultos, homens e mulheres, como até crianças.

A novela acompanha a rotina de diversos personagens que enfrentam desventuras no Brasil em tramas envolventes. Os primeiros capítulos destacam a chegada dos três Antônios ao país no final do século XIX. A segunda fase caracteriza a vida das famílias 25 anos depois, nas décadas de 1910 e 1920, enquanto a terceira etapa do folhetim apresenta os netos dos imigrantes nos anos 1930.

Há a presença da bela espanhola Mercedez, alvo da cobiça dos homens, e as intrigas características do Brasil das primeiras décadas do século XX.

A trama é considerada uma das novelas brasileiras de maior duração, com 459 capítulos, o folhetim reúne elenco de astros para revelar os desafios dos estrangeiros ao chegar em território nacional. A trama foi dividida em diversas fases numa proposta de retratar a imigração no Brasil a partir do final do século XIX.

Os atores Rubens de Falco, Othon Bastos e Altair Lima vivem personagens homônimos, mas de países distintos. Os protagonistas interpretam um italiano, um português e um espanhol chamados Antônio.

Os Imigrantes, escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Atílio Riccó e Henrique Martins, teve sua primeira exibição entre 1981 e 1982 na TV Bandeirantes. Os Imigrantes foi uma das obras que marcou a carreira do novelista. Estrearam na novela Lúcia Veríssimo, Solange Couto. Tinha o Herson Capri e Otton Bastos.

Veja também