Os Imigrantes: Os desafios dos primeiros estrangeiros

Sinopse de Os Imigrantes:
Foto de Os Imigrantes
A telenovela conta a saga dos imigrantes que ajudaram a construir o Brasil como o conhecemos, deixando seus países de origem em busca de uma vida melhor.

Os personagens protagonistas da história são três homens de nacionalidades diferentes, mas homônimos. Antonio De Salvio, italiano, prospera ao casar-se com Isabel, filha de Décio, um fazendeiro cafeicultor, indo inclusive viver num dos suntuosos casarões da Avenida Paulista. Antônio Pereira, português, depois de aproveitar bem a juventude com muitos amores e diversão, abre uma empresa transportadora e prospera. Já o espanhol, Antônio Hernandez, só vem a conhecer o sossego no fim da vida, após muitas desventuras políticas.

Há a presença da bela espanhola Mercedez, alvo da cobiça dos homens, e as intrigas características do Brasil das primeiras décadas do século XX.

A trama é considerada uma das novelas brasileiras de maior duração, com 459 capítulos, o folhetim reúne elenco de astros para revelar os desafios dos estrangeiros ao chegar em território nacional. A trama foi dividida em diversas fases numa proposta de retratar a imigração no Brasil a partir do final do século XIX.

Os atores Rubens de Falco, Othon Bastos e Altair Lima vivem personagens homônimos, mas de países distintos. Os protagonistas interpretam um italiano, um português e um espanhol chamados Antônio.

Os Imigrantes, escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Atílio Riccó e Henrique Martins, teve sua primeira exibição entre 1981 e 1982 na TV Bandeirantes. Os Imigrantes foi uma das obras que marcou a carreira do novelista. Estrearam na novela Lúcia Veríssimo, Solange Couto. Tinha o Herson Capri e Otton Bastos.

Veja também