Haja Coração: Quem é Quem (personagens)

Última atualização: 19/10/2020 às 15:30

Foto: TV Globo/Haja Coração

Foto de Tancinha
Mariana Ximenes vive Tancinha

Tancinha (Mariana Ximenes)
foto de Tancinha (Mariana Ximenes)
A mais extrovertida e explosiva das filhas de Francesca, é irmã de Giovanni, Carmela e Shirlei. Foi fortemente marcada pelo desaparecimento do pai quando era ainda criança. Passou muito tempo no interior com a avó materna e por isso acabou aprendendo a falar errado. É uma moça de grande coração, leal, devotada à família, trabalhadora, doce, amorosa e cozinheira de mão cheia. No início da trama, trabalha na feira vendendo frutas e legumes na barraca da mãe. Vive um amor de infância puro e verdadeiro com Apolo que, no entanto, é abalado por uma armação de Beto. Namorou o publicitário por um tempo, mas, quando a verdade veio à tona, se reaproximou de Apolo. Os dois então passaram a viver um dilema: o golpe do publicitário causou danos irreparáveis ao seu relacionamento, ou o sentimento resistiu às dificuldades? No decorrer da trama, aprende balé para realizar um sonho da mãe, estuda português para falar melhor, e perto do fim abre uma cantina de sucesso com suas receitas.

Francesca (Marisa Orth)
Foto de Francesca (Marisa Orth)
Mulher de fibra, deu duro na feira para sustentar os quatro filhos depois que Guido, seu marido, sumiu. Passou anos acreditando que ele tivesse sido assassinado por Aparício Varela, mas um encontro ao acaso a colocou frente a frente com o pai de seus filhos. Após anos de luto, deu uma nova chance ao amor depois que conheceu Rodrigo.

Apolo (Malvino Salvador)
Foto de Apolo (Malvino Salvador)
Bonito, fortão, simples, com pouca escolaridade, um tanto bruto, Apolo é estourado, ciumento, mas tem um coração de ouro. Tem dois irmãos mais novos que também foram adotados por Dona Nair. Foi caminhoneiro durante anos, até conseguir, com a ajuda (mal intencionada) de Beto, ingressar na carreira de piloto. Teve um namoro longo com Tancinha, que acabou terminando após cair num golpe arquitetado por Beto. Se encantou por Tamara, também corredora de Fórmula Rally, enquanto esteve separado do seu amor de infância. Depois que Beto assumiu ter tramado contra ele, passou a lutar para reconquistar Tancinha, a quem nunca esqueceu.

Beto (João Baldasserini)
Foto de Beto (João Baldasserini)
Beto é filho de Penélope e irmão de Tamara. Bonito, conquistador, um tanto mimado, brincalhão e engraçado. É um publicitário talentoso, premiado, e trabalha na produtora Peripécia. Quando conhece Tancinha numa festa, fica obcecado em seduzir a moça, chegando a fazer uma aposta com seu melhor amigo de que a levaria para a cama. Mas acaba se apaixonado de verdade por Tancinha. Beto fez de tudo para conquistar a feirante, inclusive usou golpes baixos para conseguir se casar com ela. Mas não suportou a culpa e acabou assumindo que tramou contra o namoro dela com Apolo.

Tamara (Cleo Pires)
Tamara (Cleo Pires)
Irmã de Beto, filha de Penélope, é linda e descolada. Ansiosa e super intensa, sua maneira de lidar com a vida é na base do “tudo ou nada”. Viciada em adrenalina, sua grande paixão sempre foi a velocidade. E essa talentosa piloto de Fórmula Rally teria sido campeã se não fosse sua instabilidade emocional: Tamara foi diagnosticada com Transtorno de Personalidade Borderline. Ela acaba sendo banida das pistas após provocar propositalmente um acidente para favorecer Apolo, por quem se apaixonou, embora soubesse que o amor da vida dele era a namorada de infância.

Giovanni (Jayme Matarazzo)
Foto de Giovanni (Jayme Matarazzo)
Filho mais velho de Francesca e Guido, ficou preso durante dois anos, acusado de um crime que não cometeu. Quando saiu da cadeia, se apaixonou por Camila Abdala, justamente a responsável pelo depoimento que o colocou atrás das grades. Foi sequestrado e mantido refém por Bruna, sua ex, que não aceitou o fim do relacionamento, mas acabou salvo por Camila.

Carmela(Chandelly Braz)
foto de Carmela(Chandelly Braz)
Terceira filha de Francesca e Guido, não se conformava com a vida modesta que levavam e, em troca de uma boa grana, foi capaz de se aliar a Jéssica para colocar Shirlei atrás das grades. Por anos, escondeu, a sete chaves, que foi a responsável pela deficiência da irmã.

Shirlei (Sabrina Petraglia)
Foto de Shirlei (Sabrina Petraglia)
Filha caçula de Francesca e Guido, sofreu bullying a vida toda por sua deficiência na perna, que acreditava ter sido causada por um problema durante o parto. Só após uma grave discussão com Carmela descobriu que é a irmã foi responsável pelo acidente que a deixou manca. Ao lado de Felipe, viveu um verdadeiro de conto de fadas: se casou e teve uma filha.

Aparício (Alexandre Borges)
Foto de Aparício (Alexandre Borges)


Pai de Fedora e irmão de Agilson, se casou com Teodora por puro interesse. O reencontro com Rebeca, seu grande amor do passado, no entanto, o fez repensar na vida e se arrepender de suas escolhas. Para reconquistar um lugar na vida da ex, Aparício se passou por faxineiro do Grand Bazzar com o intuito de mostrar a ela que o amor sempre fala mais alto. Quando toda a confusão é desfeita, ele, finalmente, consegue se casar com a arquiteta.

Fedora (Tatá Werneck)
Foto de Fedora (Tatá Werneck)
Criada em uma vida de muito luxo e riqueza, a filha de Aparício e Teodora, sempre fez de tudo para conquistar seguidores para suas redes sociais, mas acabou largando tudo em nome do amor que sente por Leozinho. A ex-patricinha não só abriu mão de toda sua fortuna, como decidiu viver com o amado na Zona Leste, onde trabalham como feirantes.

Leozinho (Gabriel Godoy)
Foto de Leozinho (Gabriel Godoy)
Trambiqueiro nato, se casou com Fedora, a mando de Agilson, seu “mestre”, para dar um golpe da família Abdala. O convívio com a herdeira de Teodora e Aparício, no entanto, o fez se apaixonar de verdade. Suas mentiras foram descobertas pela família da esposa, o que o levou à falência. Se mudou para a Zona Leste, onde virou feirante e vive feliz ao lado de Fedora.

Camila Abdala (Agatha Moreira)
Bruna (Fernanda Vasconcellos)
Teodora (Grace Gianoukas)
Rebeca (Malu Mader)
Penélope (Carolina Ferraz)
Henrique Braga (Nando Rodrigues)
Felipe (Marcos Pitombo)
Jéssica (Karen Junqueira)
Adônis dos Santos (José Loreto)
Leonora (Ellen Rocche)
Lucrécia (Cláudia Jimenez)
Agilson Varella (Marcelo Médici)
Safira (Cristina Pereira)
Nair dos Santos (Ana Carbatti)
Carolina (Bruna Griphao)
Murilo (Cadu Libonati)
Dinalda (Renata Augusto)
Ariovaldo (Duda Mamberti)
Rodrigo (Paulo Tiefenthaler)
Larissa (Marcella Valente)
Renan (Conrado Caputto)
Enéas (Johnnas Oliva)
Cristina (Isadora Cruz)
Estela (Julia Faria)
Marieta (Hilda Rebello)
Gracita (Eunice Bráulio)
Marina (Nina Frosi)
Nicolas (Henry Fiuka)
Beatriz (Melissa Nóbrega)
Dinamite (Igor Pushinov)
Rose (Sabrina Souza)

Sinopse da novela:
Haja Coração: Bela e fera!

Veja também