Chamas da Vida – Quem é Quem

Walter (Antonio Grassi)

Empresário ético e de bom caráter, Walter é casado com Arlete e pai de Carolina. Homem de origem humilde, Walter construiu sua riqueza com muito trabalho. Possui diversas fábricas espalhadas pelo Brasil, mas seu xodó é a fábrica de sorvetes GG, que abriu com seu falecido sócio João. Depois da morte do sócio, Walter passou a apoiar a família dele: Vilma e seu filho Tomás. Não imagina que eles nutrem ódio por ele.

Pedro Galvão (Leonardo Bricio)

É um soldado-bombeiro corajoso, com bom caráter e responsável. Adora Tinguá e tem nos moradores do bairro sua grande família. Herdou do pai o amor pela profissão de bombeiro. Quando os pais morreram, se tornou o responsável legal pelos irmãos. Pedro ainda tem dificuldades com essa “paternidade”. Às vezes, peca pelo excesso. Namora Ivonete, vizinha e irmã de seu amigo de infância Wallace.

Carolina (Juliana Silveira)

Bonita, passional, inteligente e moderna, Carolina se veste com criatividade, reinventando roupas da moda e misturando com “preciosidades” que ela garimpa em brechós. Filha de Walter, dono da fábrica de sorvetes de Tinguá, e Arlete. Namora Tomás há três anos e está prestes a se casar com ele, sem saber que o rapaz não a ama e só tem interesses na fábrica do pai dela. Mora sozinha e gerencia sua própria produtora de vídeo. Vai de bicicleta de sua casa na Urca para o trabalho.

Antonio Galvão (Dado Dolabella)

Bonito, irresponsável e imaturo, Antonio é membro de uma gangue barra-pesada. Antonio pratica atos de vandalismo, como pichações, rachas de carro, agressões a moradores de rua etc. Não elaborou a dor pela perda dos pais e, por isso, tem um comportamento defensivo expresso na agressividade e revolta. Trabalha na fábrica.

Guilherme (Roger Gobeth)

Guilherme é soldado-bombeiro, atlético, simpático, sedutor e mulherengo. Está sempre às voltas com seus rolos, o que deixa Brito preocupado. É o grande amigo de Pedro e companheiro de farra de Cazé. Guilherme é um profissional destemido e audacioso, que gosta de se vangloriar diante de mulheres. Fica encantado com Michele quando a conhece. Sua vida vai mudar depois que descobre que tem uma doença.

Cazé (Milhem Cortaz)

Cazé é soldado-bombeiro e está sempre envolvido em conquistas amorosas. Cazé é também músico da banda da corporação. É um farrista assim como seu amigo Guilherme.

Júnior (Gabriel Gracindo)

O soldado-bombeiro Junior é muito tímido. Filho do comandante, se esforça ao máximo para ser bombeiro, mas não tem vocação. Precisa controlar seu pânico diante de um incêndio. Insiste em ser bombeiro para ter reconhecimento do pai, mas nunca consegue agradá-lo. Junior é o melhor amigo de Raíssa, que é a única que sabe de sua fobia.

Wallace (Rodrigo Faro)

O soldado-bombeiro Wallace tem muito bom caráter e é muito querido por todos em Tinguá. Wallace é neto de Vó Tuquinha e irmão de Ivonete. Amigo de infância de Pedro, morre no incêndio criminoso da fábrica de sorvetes.

Vó Tuquinha (Iris Brüzzi)

Vó Tuquinha é uma viúva forte e bem humorada. Ela e a irmã Catarina transformaram em pensão a casa onde nasceram. Cuida dos moradores da pensão como se fossem seus filhos. Só não se dá bem com Carla, que se mudou recentemente. Adora Pedro. Vai procurar a filha para saber o que aconteceu com ela.

Ivonete (Amandha Lee)

Ivonete sempre morou em Tinguá. É neta de Tuquinha, namora Pedro e é irmã gêmea de Wallace. É uma mulher vaidosa e extravagante, que gosta de provocar os homens. Sua mãe, Lourdes, engravidou solteira e abandonou os filhos depois que eles nasceram. Ivonete guarda a mágoa de ter sido abandonada. Ivonete trabalha na pensão da avó e se empenha no que faz. Conseidera-se a primeira dama de Tinguá, já que Pedro é o herói do lugar. Não suporta os irmãos do namorado.

Tomás (Bruno Ferrari)

Tomás é materialista. Adora usar roupas caras e modernas e ostentar riqueza. Nasceu em Tinguá. Era uma criança sorridente, mas se transformou em um rapaz fechado e rancoroso depois que o pai morreu. É manipulado pela mãe, que alimenta nele desejo de vingança pela morte do pai. Por isso, age movido por ódio. Formado em Adrministração de Empresas, Tomás possui um alto cargo na fábrica de sorvetes “GG”. É o braço-direito de Walter. Participa de todas as negociações e tira proveito disso quando pode. Namora Carolina e vai se interessar por Ivonete.

Viviane Galvão (Letícia Colin)

É uma “aborrecente” em seu auge, além de ser geniosa e alegre. Está na fase de querer experimentar tudo o que a vida tem. Isto para desespero de seu irmão mais velho, Pedro. Busca em Raíssa seu referencial feminino, já que não simpatiza com Ivonete. Acha que é muito mais madura que seu irmão caçula, Rafa. Apesar disso, Vivi ama e está sempre pronta a ajudar aos irmãos.

Rafael Galvão (João Vithor)

Rafa é um garoto extrovertido, que adora Pedro, mas tem medo de perdê-lo. Gostaria que ele não tivesse a mesma profissão do pai, que morreu em um incêndio criminoso. Rafa não gosta de dormir cedo, só come porcaria e demora para fazer o dever de casa. Rafa sofre de asma.

Manu (Juliana Lohmann)

Manu é uma bad girl muito agressiva. Ela namora Antonio e estimula nele tudo o que há de pior. Faz parte da mesma gangue que o namorado. É de uma família abastada de Tinguá, mas não dá a mínima para os pais. Se envolve em vários assuntos pesados.

Beatriz (Andréia Horta)

Beatriz é a melhor amiga de Carolina. Está concluindo a faculdade de Cinema e tem sociedade com Carolina em uma produtora. Ressente-se da falta de afeto da mãe e das implicâncias de Vilma. Preocupa-se com seu irmão caçula Guga. Namora Diego, seu colega de trabalho na produtora.

Marreta (Vitor Hugo)

Marreta é o líder da gangue. Toma conta do ferro-velho do tio que manda carros roubados para Marreta desmontar. Com isso, o rapaz ganha dinheiro. Mecânico habilidoso, Marreta adora envenenar carros e participar de rachas. Todos na gangue devem dinheiro para Marreta, que faz questão de emprestar para a galera seus ganhos no ferro velho, sempre com juros, claro. Promove “raves” no ferro-velho.

André (Guilherme Leme)

André é biólogo e se hospeda na pensão de Tuquinha porque vai fazer um levantamento na reserva de Tinguá para um grupo de empresários que constrói pousadas de educação ambiental. Em seus estudos conhece Miguel, um ermitão que vive na floresta. André vive discutindo com Suelen e também esconde um segredo.

Raíssa (Ana Paula Tabalipa)

Raíssa gosta de chamar a atenção. Usa roupas justas que lhe valorizam o corpo. Trabalha como assistente de Roberto na fábrica de sorvetes. Seus pais moram no interior do Rio de Janeiro e ela manda boa parte de seu salário na fábrica para eles. Raíssa é uma “maria-bombeiro”, porque adora soldados do fogo. Vive criando situações para se aproximar de bombeiros e não percebe que Junior gosta dela. Raíssa esconde um passado triste.

Tia Catarina (Marilu Bueno)

O temperamento de Catarina é oposto ao da irmã. Catarina é mal humorada, solteirona, ranzinza e moralista. Adora controlar a vida sexual dos moradores da pensão e impõe regras absurdas. Pega no pé de Ivonete, critica as roupas que ela usa etc.

Tenente-coronel Eurico (Raymundo de Souza)

Eurico é comandante do quartel dos bombeiros, viúvo e pai de Junior. É um homem sério e melancólico, mas apaixonado por sua profissão. Nunca superou a perda da esposa. Admira Pedro, que considera o melhor soldado de seu batalhão. Isso acaba criando uma rivalidade silenciosa em Junior.

Vilma (Lucinha Lins)

Viúva de João, mãe de Tomás, Beatriz e Guga, Vilma é uma mulher bonita e elegante, mas sem escrúpulos. Nasceu em Tinguá, mas hoje mora na Urca com seus filhos e o pai Dionísio. Não é carinhosa com os filhos. Critica Beatriz por não ter ambições na vida e Guga por ser “imaginativo demais”. Acha que ele é um garoto-problema. Tomás é seu parceiro. Os outros não sabem do que ela é capaz. Alimenta em Tomás o desejo de vingança pela morte de João.

Guga (Thiago de los Reys)

Introspectivo, tímido e muito inteligente, Guga tem uma relação bem tensa com a mãe, que acredita que ele tem transtornos psicológicos. Gosta de ler e se refugia nesse mundo. Tem uma relação de cumplicidade com a irmã Beatriz e com o avô Dionísio. É quase sempre ignorado pelo irmão Tomás. Muda sua vida depois que conhece Vivi.

Brito Pimenta (Ewerton de Castro)

Brito é casado com Roseclair há muitos anos e tem um filho, Guilherme. É a “rainha do lar”, já que pediu demissão do banco em que trabalhava para cuidar do filho pequeno. Com isso, realizou seu sonho de ser cozinheiro e hoje divide a cozinha com empregada Margareth, com quem briga o tempo todo. Fica irritado com a esposa quando ela chega em casa cansada e não escuta suas reclamações sobre a rotina da casa. Brito é animado, mas detesta a sogra, dona Odiléia.

Dona Odiléia (Ivone Hoffmann)

Viúva, Dona Odiléia mora com a família da filha Roseclair. Implica com Brito e com a filha é a verdadeira sogra. Acha absurdo Roseclair trabalhar fora enquanto o marido “brinca de casinha”. Inferniza a vida do genro.

Guilherme (Roger Gobeth)

Guilherme é soldado-bombeiro, atlético, simpático, sedutor e mulherengo. Está sempre às voltas com seus rolos, o que deixa Brito preocupado. É o grande amigo de Pedro e companheiro de farra de Cazé. Guilherme é um profissional destemido e audacioso, que gosta de se vangloriar diante de mulheres. Fica encantado com Michele quando a conhece. Sua vida vai mudar depois que descobre que tem uma doença.

Arlete (Jussara Freire)

É uma mulher simples e muito alegre. Casada com Walter, Arlete mora na Urca há anos, mas não esquece as raízes em Tinguá. Fala alto, pechincha e promove pagodes animados no jardim de sua casa. Mãe coruja de Carolina. Sua melhor amiga é Tuquinha, que sempre lhe dá bons conselhos.

Carla (Veronica Deboim)

Mimada e cheia de frescuras, Carla é a típica “patricinha”. Ela se hospeda na pensão de Tuquinha porque também está trabalhando no projeto de André, mas detesta o contato direto com a natureza. Carla já teve muito dinheiro, mas a família perdeu tudo. Por isso, ela está em busca de um marido rico. Dá em cima de André.

Cíntia (Giordanna Forte)

Cíntia é a melhor amiga e colega de escola de Vivi. Cíntia não aprova o romance de Vivi com Guga porque também se apaixona pelo rapaz.

Demorô (Dáblio Moreira)
Demorô é morador de rua. É um garoto sofrido que foge de casa sem explicações por causa da violência do padrasto, que sempre bateu nele. Vive a barra pesada das ruas, mas não é um marginal. Faz biscates e conhece Carolina durante uma filmagem no centro. Ela passa a ser seu anjo da guarda. Durante o dia Demorô fica na produtora de vídeo.

Diego (Edward Boggis)
Diego é charmoso e romântico. Namorado de Beatriz, Diego foi criado na zona sul e mora na Urca. Estuda Comunicação e é muito amigo de Tomás. Os dois acabam se aproximando cada vez mais por causa de alguns acontecimentos.

Dionisio (Umberto Magnani)
Viúvo, Dionísio é pai de Vilma e Roberto. Nascido e criado em Tinguá, é conhecido por seu jeito animado e divertido. Acha que a filha Vilma tem um gênio difícil. Não imagina que os problemas são mais sérios. É amigo e confidente de Vó Tuquinha e adora implicar com Catarina.

Gildete (Roberta Santiago)
Empregada de Arlete, Gildete nasceu em Tinguá. Adora pagode como a patroa. Apesar de se darem muito bem, às vezes implicam uma com a outra. Isso porque as duas têm uma relação mais de amizade do que de patroa e empregada.

Ivonete (Amandha Lee)
Ivonete sempre morou em Tinguá. É neta de Tuquinha, namora Pedro e é irmã gêmea de Wallace. É uma mulher vaidosa e extravagante, que gosta de provocar os homens. Sua mãe, Lourdes, engravidou solteira e abandonou os filhos depois que eles nasceram. Ivonete guarda a mágoa de ter sido abandonada. Ivonete trabalha na pensão da avó e se empenha no que faz. Conseidera-se a primeira dama de Tinguá, já que Pedro é o herói do lugar. Não suporta os irmãos do namorado.

Jairo (Igor Cotrim)
Todos na gangue implicam com Jairo, que é um rapaz medroso. Faz de tudo para não ser excluído. Antonio e Marreta vivem debochando dele. Apesar de humilhado, Jairo se sente aceito. É o único na gangue que freqüenta a escola. Namora Telma.

Joaquim (Dudu Cury)
Joaquim é colega de escola de Rafa. Acha Vivi linda e quer namorar com ela. Sempre tenta criar cantadas maduras para impressionar a mocinha, mas não tem muito sucesso.

Leo (Rafael Queiroga)
Léo é pichador de rua e também membro da gangue. Posa de filho perfeito dizendo para os pais que vai para a faculdade, mas vai para a sede da gangue. Se gaba com os colegas de como enrola os pais. Seu pensamento vai mudar depois que conhecer Beatriz.

Margareth (Catarina Abdalla)
Margareth com “th”, como faz questão de frisar, é empregada da casa de Brito há muitos anos. Não se conforma em dividir a cozinha com um homem. Ela e Brito vivem uma verdadeira guerra das panelas. É uma mulher forte que esconde uma grande dor.

Maria da Glória (Denise Orthis)
Empregada da pensão de Tuquinha, Maria da Glória ajuda principalmente na limpeza e arrumação dos quartos. Não pode ficar na cozinha porque esse é território de Tuquinha. É fofoqueira e troca informações sobre os moradores da pensão com tia Catarina.

Michele (Luiza Curvo)
Michele é estudante de Letras e faz estágio na produtora Enquadra. É uma moça muito na dela e ainda não viveu um grande amor. Teve apenas um namorado que a decepcionou muito. Não dá muita atenção às investidas de Guilherme quando o conhece.

Miguel Costa (Floriano Peixoto)
Miguel é um homem reservado e misterioso. Mora numa cabana que fica dentro da reserva florestal de Tinguá. Ama a natureza, crianças e livros, mas odeia falar sobre seu passado. Se esquiva diante de qualquer pergunta. Embora ninguém saiba de onde ele veio, todos o respeitam.

Ricardo Neves (Waldyr Gozzi)
Ricardo é secretário de Vilma na fábrica. É humilhado pela chefe e a odeia, mas engole as reclamações e a bajula por causa do emprego. É namorado de Verônica. Os dois trocam confidências dos chefes quando estão juntos.

Roberto (Giuseppe Oristanio)
Roberto é um homem sério, contido e solteirão convicto. Nascido e criado em Tinguá, trabalha como engenheiro de alimentos na fábrica de sorvetes e disputa com sua irmã Vilma a escolha de um novo sabor de sorvete. É adorado por todos na fábrica. Gosta dos sobrinhos Guga e Beatriz, mas tem dificuldade em se aproximar de Tomás.

Roseclair (Stela Freitas)
Casada com Brito e mãe de Guilherme, Roseclair é uma mulher batalhadora e chefe da família. Trabalha na fábrica de sorvetes GG como advogada. É realizada em todos os sentidos: como profissional, mãe e esposa. Sua mãe, Dona Odiléia mora com ela e vive implicando porque gostaria que a filha fosse dona-de-casa, sustentada pelo marido e não o inverso. Rose é feliz no casamento.

Suelen (Nathália Rodrigues)
Suelen é assistente de Vilma na fábrica, mas sempre deixa um furo por ser avoada. Suelen queria ser atriz de TV, por isso vive decorando textos estranhos para testes de comerciais. É distraída no trabalho e, por isso, é pisoteada por Vilma. Suelen mora na pensão de Tuquinha, onde entra em conflito com André, um ecologista.

Telma (Lisandra Paredes)
Telma é uma moça insegura. Ela quer ser popular e por isso acaba se envolvendo com a gangue. Admira Manu e seu jeito rebelde, mas, diferente da amiga Telma, sempre volta para a casa de seus pais.

Tia Mercedes (Lu Grimaldi)
Tia de Pedro, Antonio, Vivi e Rafa, Mercedes é interesseira e sem nenhum caráter. Sempre viveu distante da família. Aparece em Tinguá por motivos nada nobres.

Verônica Torres (Vanessa Pascale)
Verônica é a secretária sexy de Roberto. Defende o chefe com unhas e dentes, mas acaba contando mais do que devia para o namorado Ricardo.

Leia também
Chamas da Vida: Ação humor e romance

Veja também