A Romaria de Carros de Boi, um meio de transporte secular resiste aos avanços do tempo e mantém viva uma tradição no Estado de Goiás, reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil em 2016, ganha uma exposição que será lançada durante a Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), uma das maiores celebrações religiosas do país.
A iniciativa do Departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-DPI), por meio da Superintendência de Goiás (Iphan-GO), é uma das ações do Plano de Salvaguarda que visa o apoio, fomento e divulgação do bem cultural relacionado às antigas práticas cotidianas da vida rural. A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, destaca a amplitude da política do Patrimônio Cultural que tem como importante frente de atuação o plano de salvaguarda. “É responsabilidade do Iphan a ampla promoção e divulgação do bem cultural registrado. A exposição, além de divulgar a importância patrimonial da celebração, também valoriza seus praticantes e revela para a sociedade em geral as riquezas culturais do nosso país”.
O Padre Benedito Moreira da Silva é um dos carreiros da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade e há 45 anos participa da celebração. Ele lembra que desde os cinco anos de idade acompanhava o pai na Romaria e conta que, todo ano, a família leva três carros de boi, um dele, outro do irmão, e o terceiro do pai, que atualmente segue de carroça, mas aposenta o carro de boi, pois faz questão que sejam o veículo dos netos.
A festa reúne milhões de fiéis todo ano. Só de Damolândia (GO), cidade natal do Padre Benedito, que fica a 75 quilômetros de Trindade, participam cerca de duas mil pessoas com 80 carros de boi. “Nós dizemos que em Damolândia são dois calendários, um antes e depois da Romaria. Antigamente era o carro que levava o Romeiro, e hoje em dia mudou, são os Romeiros que fazem questão de levar o carro. Ter uma exposição sobre esse nosso cotidiano é muito importante ”, afirma.
A mostra, que estará aberta, sexta-feira, dia 28 de junho e vai até o dia 31 de julho, apresenta a Romaria de Carros de Boi no contexto da Política de Preservação do Patrimônio Cultural, contemplando ainda outros bens registrados pelo Iphan no Estado de Goiás, como a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis e o Modo de Fazer Boneca Karajá. Também estarão retratadas outras celebrações no Brasil, como a Festa do Senhor do Bonfim, na Bahia; as Festas do Divino Espírito Santo de Paraty (RJ) e de Sant´Anna de Caicó (RN). A exposição conta com a parceria da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), da Prefeitura Municipal de Trindade e do Governo do Estado de Goiás.
A igreja Matriz de Trindade, que todo ano recebe os romeiros e o tradicional desfile dos Carreiros, também é Patrimônio Cultural Brasileiro, tombada pelo Iphan em 2013. Assim, segundo a superintendente do Iphan-GO, Salma Saddi a cidade de Trindade agrega dois sentidos importantes do Patrimônio Cultural. “O nosso esforço foi reconhecer Trindade tanto no aspecto material quanto imaterial, associados à devoção ao Divino Pai Eterno, mantendo viva a fé, a tradição das práticas e celebrações religiosas”. Ela explica que o aspecto do imaterial está representado pela tradição dos romeiros e o material está presente já que a construção do templo tem relação direta com a Romaria.
Fonte: Iphan