‘Romaria de Carros de Boi’ terá exposição durante Festa de Trindade (GO)

      Comentários desativados em ‘Romaria de Carros de Boi’ terá exposição durante Festa de Trindade (GO)

Foto de Carros de Boi

A Romaria de Carros de Boi, um meio de transporte secular resiste aos avanços do tempo e mantém viva uma tradição no Estado de Goiás, reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil em 2016, ganha uma exposição que será lançada durante a Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), uma das maiores celebrações religiosas do país.

A iniciativa do Departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-DPI), por meio da Superintendência de Goiás (Iphan-GO), é uma das ações do Plano de Salvaguarda que visa o apoio, fomento e divulgação do bem cultural relacionado às antigas práticas cotidianas da vida rural. A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, destaca a amplitude da política do Patrimônio Cultural que tem como importante frente de atuação o plano de salvaguarda. “É responsabilidade do Iphan a ampla promoção e divulgação do bem cultural registrado. A exposição, além de divulgar a importância patrimonial da celebração, também valoriza seus praticantes e revela para a sociedade em geral as riquezas culturais do nosso país”.

O Padre Benedito Moreira da Silva é um dos carreiros da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade e há 45 anos participa da celebração. Ele lembra que desde os cinco anos de idade acompanhava o pai na Romaria e conta que, todo ano, a família leva três carros de boi, um dele, outro do irmão, e o terceiro do pai, que atualmente segue de carroça, mas aposenta o carro de boi, pois faz questão que sejam o veículo dos netos.

A festa reúne milhões de fiéis todo ano. Só de Damolândia (GO), cidade natal do Padre Benedito, que fica a 75 quilômetros de Trindade, participam cerca de duas mil pessoas com 80 carros de boi. “Nós dizemos que em Damolândia são dois calendários, um antes e depois da Romaria. Antigamente era o carro que levava o Romeiro, e hoje em dia mudou, são os Romeiros que fazem questão de levar o carro. Ter uma exposição sobre esse nosso cotidiano é muito importante ”, afirma.

A mostra, que estará aberta, sexta-feira, dia 28 de junho e vai até o dia 31 de julho, apresenta a Romaria de Carros de Boi no contexto da Política de Preservação do Patrimônio Cultural, contemplando ainda outros bens registrados pelo Iphan no Estado de Goiás, como a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis e o Modo de Fazer Boneca Karajá. Também estarão retratadas outras celebrações no Brasil, como a Festa do Senhor do Bonfim, na Bahia; as Festas do Divino Espírito Santo de Paraty (RJ) e de Sant´Anna de Caicó (RN). A exposição conta com a parceria da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), da Prefeitura Municipal de Trindade e do Governo do Estado de Goiás.

A igreja Matriz de Trindade, que todo ano recebe os romeiros e o tradicional desfile dos Carreiros, também é Patrimônio Cultural Brasileiro, tombada pelo Iphan em 2013. Assim, segundo a superintendente do Iphan-GO, Salma Saddi a cidade de Trindade agrega dois sentidos importantes do Patrimônio Cultural. “O nosso esforço foi reconhecer Trindade tanto no aspecto material quanto imaterial, associados à devoção ao Divino Pai Eterno, mantendo viva a fé, a tradição das práticas e celebrações religiosas”. Ela explica que o aspecto do imaterial está representado pela tradição dos romeiros e o material está presente já que a construção do templo tem relação direta com a Romaria.
Fonte: Iphan