Na despedida da arquidiocese de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito, presidiu a missa por intenção de dom Luciano Mendes de Almeida, ex-arcebispo de Mariana, cujo processo de beatificação seria enviado ao Vaticano, pois já foi concluído a fase final para sua canonização pelo papa Francisco, ainda este ano.
A sessão pública de encerramento com as formalidades canônicas na fase diocesana do processo de beatificação do Servo de Deus, dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, falecido há dez anos, com missa realizada na sexta-feira, dia 15 de junho, no Santuário Nossa Senhora do Carmo, em Mariana.
A cerimônia presidida pelo arcebispo emérito de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, foi concelebrada pelo arcebispo emérito de Brasília (DF), dom João Evangelista Martins Terra,da Companhia de Jesus (cuja ordem pertencia dom Luciano de Almeida), pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte, dom Geovane Luís da Silva, pelo bispo de Leopoldina (MG) dom José Eudes Campos do Nascimento e diversos sacerdotes concelebrantes. Estiveram presentes familiares e amigos de dom Luciano de Almeida, além dos padres Jesuítas, entre eles seu irmão o acadêmico Cândido Mendes de Almeida,da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. O presidente da Câmara de Barão de Cocais, vereador Leonei Pires, seminarista e ex-assessor de dom Luciano de Almeida,marcou presença na celebração da missa.
*Leonel Marques