Vitória: Quem é quem

Principais personagens

Artur (Bruno Ferrari)

Rico, dono do haras Arminho e de uma rede hoteleira, filho do primeiro casamento de Gregório. Seu nome de batismo é Mossoró. Ficou paraplégico ao cair de um cavalo quando tinha doze anos de idade. O pai, Gregório, afastou-se dele. Sua mãe, Clarice, se eparou e levou o garoto para Curaçao. Cresceu nutrindo a tristeza e o desejo de vingança por ter sido rejeitado pelo pai após ficar paraplégico. Ao saber que não é filho de sangue de Gregório muda o seu nome para Artur e planeja se vingar usando o tabu do incesto para fazer Gregório sofrer, já que Gregório não sabe que Artur/Mossoró não é seu filho biológico. Artur seduz Diana. Mas o que ele não contava era se apaixonar verdadeiramente por ela. Para continuar com sua vingança Artur não pode revelar que eles não são irmãos, pois isto acabaria com o sofrimento de Gregório. Artur terá que fazer uma escolha: revelar a verdade de que não e filho de Gregório, que não houve incesto, deixar de lado o ódio e a vingança ou contar a verdade e viver o amor por Diana.

Diana (Thaís Melchior)

Excelente joqueta, apaixonada por cavalos, em especial Vitória, filha do segundo casamento de Gregório, irmã de Mossoró, com quem se dá muito bem. Diana vive batendo de frente com o pai porque ele a proíbe de ser joqueta. Diana vai se apaixonar por Artur e sofrer pensando que cometeu incesto porque ela não sabe que Gregório não é o pai biológico de Artur. E vai lutar com todas as suas forças para impedir que Artur destrua a paixão de sua vida: o haras Altacyr Ferreira.

Rafael (Rodrigo Phavanello)

Filho de um cocheiro, depois de muita luta conseguiu passar para uma faculdade pública, onde cursou Direito e se formou com louvor. Advogado que representa aquelas pessoas que vem de origem humilde. Passou anos trabalhando em um escritório de advocacia em São Paulo e retorna, agora, para assumir a filial no Rio de Janeiro. Volta a Petrópolis e reencontra sua origem. Vai ajudar Diana a impedir que Artur destrua o haras Altacyr Ferreira.

Gregório (Antonio Grassi)

Proprietário do Haras Altacyr Ferreira, que herdou do pai Altacyr. Levou o haras à falência e o seu primeiro casamento com Clarice foi por interesse. Com o dinheiro de Clarice, salvou o haras, mas anos depois o levou a uma nova crise financeira. Pai de Diana e Mossoró, filhos do seu segundo casamento com Antônia. O nome do primeiro cavalo a ganhar o Grande Prêmio Brasil. Seu único amigo é Bernardo, treinador do haras, que cresceu junto com ele. Fará de tudo para não perder o Haras Altacyr Ferreira, que para ele significa mais do que a herança do pai: significa o afeto deste pai que nunca lhe deu méritos e que, mesmo morto, é o espelho de Gregório.

Clarice (Beth Goulart)

Mãe de Artur e primeira esposa de Gregório. O filho foi e ainda é a única motivação capaz de fazê-la enfrentar os obstáculos da vida. Guardou por anos o segredo da paternidade de Artur, mas vendo que o filho não desistia do plano de se vingar do pai, revela a verdade para ele. Internada contra a vontade em uma clínica psiquiátrica, acaba viciada em remédios controlados. A única força que parece ter é a paixão por lecionar. Consegue um trabalho como professora de português da escola particular Priscila Shiller em Petrópolis. É criticada pelo professor de matemática, Dante – com quem vive em constante atrito. Ama seus alunos, como se fossem seus filhos, e vira uma leoa para defender Cícero do trabalho infantil imposto pelo pai.

Mossoró (Rick Tavares)

É dono do clube de motocross de Petrópolis: Clube de Motocross Freestyle. Filho caçula de Gregório, Mossoró não herdou a paixão pelos cavalos, não liga para o Haras Altacyr Ferreira e é uma espécie de decepção para o pai, que gostaria de vê-lo administrando o negócio. Ele recebe um convite para ser sócio de Laíza no Laíza’s Bar e isto mudará inteiramente a sua vida. Namora Beatriz, irmã do Administrador do haras rival, o Arminho.

Bernardo (Paulo César Grande)

Treinador do CT Haras Altacyr Ferreira há mais de trinta anos. Apesar de sua grande experiência sofre críticas no meio por ser considerado ultrapassado. Tem uma relação de amizade e, ao mesmo tempo, de subserviência com Gregório. Internou o seu filho Iago, na época com quinze anos, em uma instituição psiquiátrica. Nunca mais teve notícias do rapaz, que fugiu da instituição tempo depois. Bernardo vai sofrer muito com o assassinato do seu caçula, Felipe, e não medirá esforços para descobrir e punir o criminoso.

Edu (Claudio Gabriel)

Casado com Renata, tem dois filhos: Quim (Joaquim), 23 anos, do seu primeiro casamento e Gabriela, 13 anos, do seu atual casamento com Renata. Edu é o veterinário do Haras Altacyr Ferreira e sua esposa é veterinária do haras rival, o Arminho. Ele e Renata perderam a casa na qual moravam na última enchente de Petrópolis. Atualmente mora na casa dos sogros. Seu filho Quim mora com a mãe, sua exmulher, no Rio de Janeiro. Embora se dê com os sogros acaba entrando em conflito com eles por conta da educação da filha. Tudo que Edu mais deseja é reconstruir sua casa e voltar a viver somente com sua esposa e filha.

Javier (Gustavo Ottoni)

Secretário particular de Artur. Javier é casado com Rubia, tem um filho de doze anos, Pablo. É chantageado por Artur para ajuda-lo na vingança contra Gregório. A esposa de Javier, Rubia, é irmã de um poderoso traficante colombiano, Alejandro. Javier e Rubia se apaixonaram e, após serem ameaçados pelo traficante, fugiram para Curaçao. Artur ameaça Javier de denunciá-lo às autoridades de Curaçao, já que entraram e vivem ilegalmente ali. Javier é um homem íntegro que tenta demover o patrão Artur de seu plano de vingança.

Nelito (Rocco Pitanga)

Trabalha no Haras Altacyr Ferreira. O fato de ser metrossexual em um mundo tão machista como o dos cavalariços gera constantes conflitos com os colegas. Namora Luciene, uma joqueta.

Luciene (Bruna di Tullio)

Deseja se tornar joqueta fixa do Haras Altacyr Ferreira, mas enquanto isso não acontece trabalha, inclusive, para o haras rival, o Arminho. Namora Nelito e enfrentará muitos conflitos com o namorado quando a sua ambição se deparar com a oportunidade de trair seus amigos do Haras A. Ferreira. Seu caráter pode ser colocado em dúvida, mas sua competência é reconhecida por todos.

Jorge (André Di Mauro)

Testa de ferro de Artur, irmão mais velho de Beatriz. Comanda o Haras Arminho como se fora ele o próprio dono. Patrão desumano, exigente e injusto. Mulherengo, sempre vive dando em cima da veterinária do haras, Renata, esposa de Edu. No trato com sua irmã impõe todo o seu conservadorismo e machismo para controlar Beatriz. Seu sonho é ter seu próprio haras e para tanto será capaz de passar por cima de quem quer que seja.

Cicinho (Pablo Monthé)

Um dom excepcional para a matemática, o que lhe garantiu uma bolsa na escola particular de Petrópolis. Mas Cicinho perde muitas aulas devido ao seu trabalho no Haras Arminho. Por causa disto, Clarice denunciará a sua situação e Cícero será levado a uma instituição pública até ser retirado de lá pela própria professora.

Renata (Maytê Piragibe)

Mulher de Edu, mãe de Gabriela, filha de Zuzu e Manel, prima de Matilde. É uma veterinária muito competente, responsável direta pela saúde de Filho do Vento, o melhor cavalo do Haras Arminho. Ama seu trabalho, embora se aborreça todos os dias para fugir do assédio de Jorge. Não larga o emprego porque ela e Edu estão tentando juntar dinheiro para reconstruir a casa que perderam na enchente. Herdou do pai Manel a paixão por motos e prática motocross para contrariedade do marido Edu. Vai viver um drama quando sua mãe Zuzu ficar doente.

Ednaldo (Raymundo de Souza)

Trabalha no Haras Arminho. É um homem sofrido e não se conforma com a morte de sua esposa devido a um câncer de mama. Desde então tenta educar sozinho o seu filho Cícero, 13 anos. Ednaldo não sabe demonstrar afeto e o seu medo de não dar conta da criação de Cícero acaba o tornando um pai rude. Ednaldo sofre da coluna e para dar conta do trabalho no Haras precisa usar o trabalho do seu filho. Isto vai acabar o envolvendo em um processo de uso de trabalho infantil e tirando Cícero do seu convívio. Ednaldo, que já apresentava tendências para o alcoolismo, cai no abismo depois que perde a guarda do filho.

Ziggy (Gabriel Gracindo)

Por volta de quarenta anos, bonito, alegre, excelente treinador, usa métodos mais modernos, apaixonado por cavalos. Defende Renata dos “ataques” de Jorge, o administrador do Centro de Treinamento.

Beatriz (Letícia Medina)

Irmã de Jorge, trabalha no Haras Arminho. Namora Mossoró, o caçula de Gregório, escondida de todos por medo da rivalidade entre os dois haras. Ela e Mossoró literalmente pulam a cerca para namorar!

Ricardinho (Leandro Léo)

Jóquei do haras Arminho, talentoso, competitivo. Embora rivalize na pista com Diana admira muito o talento dela. É secretamente apaixonado por Luciene.

Catarina (Rose Lima)

Empregada doméstica no CT do Haras Arminho. Irmã de Laíza. Saiu da comunidade em que morava no Rio para trabalhar em Petrópolis e tem um conflito com o caminho que sua irmã escolheu para “subir na vida”. Vai acabar se envolvendo tragicamente com o grupo neonazista.

Dona Yone (Nina de Pádua)

Diretora da escola Schiller em Petrópolis, idealista, entende a educação como a maior herança que uma criança pode receber. Uma mulher íntegra, disposta a tudo para elevar o nível da educação em nosso país. Entra em conflito com a dona da escola, a neonazista Priscila.

Professor Dante (André de Biase)

Leciona matemática na Escola Priscila Schiller, não tem muita vocação para ser professor. No fundo é um matemático frustrado, que não teve sua suposta genialidade reconhecida no universo acadêmico e científico. Não gosta de lecionar “continhas” para seus alunos. Guarda um mistério no seu passado, que o levará a bater de frente com a dona da escola, a neonazista Priscila Schiller.

Bruno (Augusto Garcia)

Nutricionista formado, cursou também gastronomia. Tem um bar simples em Petrópolis em sociedade com Virgulino, amigo e ajudante de cozinha. Seu maior desejo é a educação alimentar das crianças. Inventa de dar aulas de culinária para crianças e enfrenta a resistência da “dona da cozinha da escola”, Anastácia, por quem vai se apaixonar perdidamente. Eles viverão um lindo romance até que uma tragédia mudará a vida deles.

Anastácia (Roberta Gualda)

Trabalha na cozinha da escola. Semianalfabeta. Herdou e defende a ideia de que criança saudável é criança parruda. Vai entrar em conflito com Bruno, pois se considera uma cozinheira de mão cheia! Mas, apesar do clima de implicância, acabará se apaixonando por Bruno.

Virgulino (Ricardo Ferreira)

Tem este nome em homenagem à Lampião. Sócio e grande amigo de cozinha de Bruno no bar de Petrópolis. Vai trabalhar com Bruno na cozinha da escola Priscila Schiller. Pratica motocross. Sua moto é estilizada com algum apetrecho que marque sua nordestinidade.

Laíza (Liza Minnelli) (Aline Borges)

Sócia do Laíza’s Bar com Mossoró, onde atua como cover de Liza Minnelli. De origem humilde, desde cedo se acostumou a se virar na vida, a lutar pelos seus sonhos. Praticamente vendeu sua virgindade em troca de um passaporte para sair da comunidade em que morava. Sua paixão por Liza Minnelli foi adquirida através de um cliente rico. Tem um chefe misterioso que atualmente banca este direito de viver e realizar os seus sonhos e faz com que sua irmã confunda esta ajuda como se ela fosse garota de programa. Pratica motocross.

Caíque (Heitor Martinez)

Engenheiro, praticante de motocross, divorciado, cria sozinho a filha pré-adolescente Rebeca. Mora em um apartamento de dois quartos no Itanhangá. Após ser demitido vai viver a saga dos desempregados em busca de trabalho para sustentar a família. Vai acabar trabalhando como stripper no bar de Laíza e Mossoró e enfrentará os ataques do grupo neonazista. Muito amigo de Tadeu e Paulo Henrique. Trabalhavam juntos na mesma empresa de engenharia e foram demitidos ao mesmo tempo.

Rebeca (Leticia Pedro)

Esperta e descolada, criada somente pelo pai Caíque, madura para sua idade. Adora passar o fim de semana em Petrópolis e acompanhar seu pai na pista de motocross.

Tadeu (Leonardo Vieira)

Engenheiro, casado com Matilde e pai do pré-adolescente Vinícius. Nunca deixou a esposa trabalhar fora. Com as confusões que se mete devido ao desemprego vai trabalhar como stripper no bar de Laíza e Mossoró e enfrentar muitas complicações por causa disso. Amigo de Caíque e Paulo Henrique.

Matilde (Luciana Braga)

Frustrada, formada em Comunicação nunca exerceu a profissão. Sua profissão é cuidar do marido e do filho Vinícius. Vai mudar quando descobrir que Tadeu trabalha como stripper em um bar. Ela é sobrinha de Zuzu e Manel.

Paulo Henrique (Silvio Guindane)

Engenheiro, noivo da ciumenta Rosa, apaixonado por ela. Romântico de carteirinha. Sem conseguir lugar no mercado de trabalho, após ser demitido, vai acabar trabalhando como stripper no bar de Laíza e Mossoró e descobrir facetas que nem ele mesmo poderia supor possuir. Pratica motocross. Amigo de Caíque e Tadeu.

Alex (Henrique Ramiro)

Divertido, excelente garçom. Está sempre buscando informações, estudando para agregar valores a sua profissão. É apaixonado por ser garçom e exerce esta atividade com orgulho e muito profissionalismo. Seria uma versão moderna dos mordomos, que possuem uma preparação apurada para exercerem a sua profissão.

Priscila (Juliana Silveira)

É doutora em História, neonazista, classe alta, mora em sua casa no Itanhangá com o namorado Paulão, amigo Enzo e Bárbara, amiga da família. Violenta e fria, Priscila é a líder de uma das células da organização neonazista. Dona da Escola Priscila Schiller em sociedade com sua mãe. Pratica motocross.

Paulão (Marcos Pitombo)

Classe média alta, violento, neonazista, faz pós-graduação em Administração. Namorado de Priscila. Mora na casa da namorada, que abriga integrantes da organização neonazista. Pratica atos violentos e crimes contra nordestinos, negros, homossexuais, moradores de rua e todo tipo de ser humano que não se encaixe dentro de sua ideologia. Vai travar uma guerra com o Laíza’s Bar. Pratica motocross.

Bárbara (Liege Muller)

Estudante de medicina, a mais humilde da turma, insegura, faz parte da organização neonazista, mas tem pesadelos e remorso com os atos violentos que comete.

Enzo (Raphael Montagner)

Classe média alta, neonazista, estudante de química, responsável pela fabricação de bombas caseiras e outros artefatos.

Vó Zuzu (Lucinha Lins)

Casada com Manoel, mãe de Renata. Não tem a menor marca da vovozinha arrasta chinelo. É uma mulher ativa em todos os sentidos. Sempre trabalhou no próprio lar sem ajuda de uma empregada doméstica. Vive em conflito com a filha e o genro por conta da educação da neta, Gabi. Vai sofrer a doença do Mal de Alzheimer.

Manoel (Manel) (César Pezzuoli)

Marido de Zulmira, pai de Renata. Veterinário aposentado, que ainda atende alguns animais, mas de graça. Apaixonado pela esposa, ainda tem vida sexual ativa e muito romantismo com a companheira de tantos anos de casamento. Apaixonado por motos, ainda pratica motocross.

Gabriela (Victória Diniz)

Filha de Renata e Edu, tem temperamento forte. Vai sofrer bulliyng na escola por ser gordinha. Melhor amiga de Cicinho, que a defende dos ataques de Dinho. Vai viver o primeiro amor com Cicinho.

Joaquim (Quim) (Gustavo Leão)

Filho do primeiro casamento de Edu. Mora com a mãe no Rio de Janeiro e passa os fins de semana com o pai e a madrasta em Petrópolis. Vai se envolver com o grupo de neonazistas.

Ramiro (Jonas Bloch)

Delegado de Petrópolis em seu último ano na ativa. Já era para estar aposentado, mas não larga o osso de jeito nenhum. Corrupto. Temperamento difícil. Vai enfrentar a resistência da filha com o seu “método de trabalho”.

Sabrina (Rafaela Mandelli)

Delegada adjunta, apaixonada pela profissão. Vai ser transferida justamente para a delegacia do pai em Petrópolis. Sofrerá um dilema quando descobrir que seu pai, o delegado, é corrupto. Além disto, será a pedra no sapato do grupo neonazista.

William (Thelmo Fernandes)

Um policial medroso. William é acomodado, mas não é mau caráter, nem corrupto. Vai ficar no meio da guerra entre o delegado Ramiro e sua filha Sabrina.

Kátia (Karen Marinho)

Idealista, correta, vai apoiar Sabrina na sua luta contra os neonazistas.

Cleiton (Pedro UM) (Pedro Caetano)

Segurança de Iago, excelente atirador, amigo de infância de Catarina e Laíza que o contratou.

Alesanderson (Pedro Dois) (Créo Kellab)

Segurança de Iago, que chama seus funcionários mais próximos pelo mesmo nome, mudando apenas o número. Amigo de infância de Laíza e Catarina.

Isabele (Alice Rodrigues)

Estuda na mesma turma que Gabi e Cícero. É toda metida à mocinha. Apaixonada por Vinícius, é grande amiga de Gabi e Cicinho e também sofrerá com as implicâncias de Dinho.

Dinho (Zeca Gurgel)

Repetente na escola, mauzinho, humilha e persegue os colegas. Vai praticar o bullying com Gabi por ela ser gordinha.

Analice (Alessandra Loyola)

Empregada doméstica no Centro de Treinamento do Haras A. Ferreira.

Felipe (Eduardo Pires)

Excelente jóquei, mas tem problemas para manter o peso ideal. Sacrificou muito da sua juventude para se tornar jóquei. Admira o pai Bernardo, que o ensinou tudo sobre a profissão. Muito amigo de Diana, filha de Gregório.

Léo (Dado Dolabella)

Blogueiro que acompanhará por uns dias a rotina dos treinamentos do cavalo de corrida Puro Sangue Inglês. Hóspede do Haras A. Ferreira, se encantará por Diana, mas desistirá ao ver que a moça não se interessa por ele.

Rúbia (Flávia Monteiro)

Mulher de Javier e mãe de Pablo, irmã de um poderoso traficante colombiano, Alejandro. Rubia e Javier foram ameaçados por Alejandro e fugiram para Curaçao, onde vivem ilegalmente.

Pablo (Cássio Ramos)

Doze anos, filho de Rúbia e Javier. Participa da fuga de Clarice da clinica psiquiátrica.

Dr. Fernando (Marcello Escorel)

Médico psiquiatra que cuida de Clarice quando ela é internada em Curaçao.

Veja também
Vitória: Sinopse da trama

Veja também