Dois irmãos disputam o amor de uma mulher

“Vende-se Um Véu de Noiva”, com adaptação de Iris Abravanel, baseada na obra homônima de Janete Clair, estreia no dia 16 de junho, às 22h. Com direção geral de Del Rangel, a trama, com 30 personagens fixos e previsão de 188 capítulos, traz uma nova estética visual à teledramaturgia do SBT.
Escrita na década de 60, originalmente para a Rádio Nacional, Janete Clair teve a inspiração ao ler anúncio publicado em um jornal carioca: “Vende-se Um Véu de Noiva”. Uma das obras que consagrou a autora como uma das novelistas mais importantes do cenário brasileiro, a trama foi escrita a partir de uma curiosidade.
Para a narrativa televisiva, a trama sofreu modificações. O original não dispõe de números de personagens necessários para a construção de uma teleficção; personagens novos e soluções dramatúrgicas mantiveram os grandes pilares da trama da autora.
?Adaptamos situações da época em que Janete (Clair) escreveu para a nossa atualidade. A novela está com uma linguagem contemporânea. Como a trama se passa no litoral paulista, precisamente no Guarujá, criamos alguns personagens, mas sempre obedecendo a linha criativa da autora?, conta Iris Abravanel.
Vilões e mocinhos dão vida à história intrincada de drama, suspense, romance e humor. A vilania interpõe-se desde o primeiro capítulo. Empresários visionários, uma elite insensível, classes desfavorecidas, amizades por interesse e batalhas por amor são ingredientes de grande dramaticidade em ?Vende-se Um Véu de Noiva?, tornando o enredo mais que envolvente.
A trama tem início com o romance de Rubens Baronese e Maria Célia, que está grávida. Às vésperas do nascimento do primeiro filho do casal, Eunice, prima de Maria Célia, entra inesperadamente na vida do jovem casal. Apesar da alegria de Maria Célia ao reencontrar sua prima, a presença de Eunice coloca em xeque a harmonia da família. A história de amor se confirma em um grande pesadelo. Após dar à luz, Maria Célia morre e o corpo do recém-nascido desaparece. Viúvo e desconsolado diante de tamanha tragédia, Rubens e Eunice se casam. Gustavo Baronese é fruto da união dos dois.
Passados 28 anos, um golpe do destino aproxima Gustavo Baronese e Eliana Vilela, filha do maior inimigo de Eunice. Apaixonado pela delicadeza e sensibilidade de Eliana, Gustavo não percebe que a moça é o grande amor de Daniel Vilela, filho de Maria Célia dado como morto, e irmão de Gustavo por parte de pai. Por conta do revés, uma batalha é travada entre os irmãos, que vão disputar o amor da mesma mulher e a posse da Ilha do Profeta.

Primeira Fase
“Vende-se Um Véu de Noiva” tem início na década de 80 com o romance de Rubens Baronese (Nando Rodrigues) e Maria Célia (Thaís Pacholek), que está grávida. Ele é um jovem empresário destemido e ela uma pintora sensível e talentosa.
O casal mora em uma mansão no litoral paulista com a tia do rapaz, Cora Baronese (Maria Estela). Às vésperas do nascimento do primeiro filho do casal, Eunice (Samantha Dalsoglio), prima de Maria Célia (Thaís Pacholek), entra inesperadamente na vida do casal.
Apesar da alegria de Maria Célia (Thaís Pacholek) ao reencontrar sua prima, a presença de Eunice (Samantha Dalsoglio) incomoda Cora (Maria Estela). A tia de Rubens Baronese (Nando Rodrigues) percebe que Eunice (Samantha Dalsoglio) está mal intencionada e tenta alertar o sobrinho a não deixá-la morar em sua casa.
Eunice (Samantha Dalsoglio) planeja levar Maria Célia (Thaís Pacholek) para a Ilha do Profeta. Por lá, nasce o filho de Maria Célia (Thaís Pacholek) pelas mãos da criada Isabel (Márcia de Oliveira). Após o parto, misteriosamente, Maria Célia (Thaís Pacholek) e o bebê morrem.
Somente Isabel (Márcia de Oliveira) e Fabrício Vilela (Elan Lima), empregado de confiança de Rubens Baronese (Nando Rodrigues), sabem a verdade dos fatos. Ameaçada por Eunice (Samantha Dalsoglio), Isabel (Márcia de Oliveira) se afasta da família e Fabrício Vilela (Elan Lima), que testemunhou a morte de Maria Célia (Thaís Pacholek), foge com o recém-nascido, que todos acreditam ter morrido ao lado da mãe.
Segunda Fase
Passados vinte e oito anos, Rubens Baronese (Zécarlos Machado) é um homem amargurado e ambicioso. Depois do incidente com Maria Célia (Thaís Pacholek), o empresário casou-se com Eunice (Elaine Cristina), e tiveram um filho, Gustavo Baronese (Daniel Alvim).
Tia Cora (Maria Estela) não vive mais sob o mesmo teto que Eunice (Elaine Cristina), mas alimenta certa desconfiança a respeito da mulher do sobrinho.
Fabrício (Roberto Lopes) casou-se com uma moça da região, Rita (Tânia Bondezan), que é apaixonada por ele. Por amor a Fabrício (Roberto Lopes), Rita (Tânia Bondezan) aceitou registrar o garoto como filho dos dois.
Aquele que seria Rubens Baronese Filho passa a chamar Daniel Vilela (Jiddu Pinheiro). O casal teve também uma filha, Eliana Vilela (Dayenne Mesquita). Daniel (Jiddu Pinheiro) alimenta uma paixão pela irmã, fato que não revela a ninguém e tenta lutar contra.
Eliana Vilela (Dayenne Mesquita) está de casamento marcado com Mário (Fábio Villa Verde), um mecânico. No dia da cerimônia, Eliana (Dayenne Mesquita) recebe de presente dos amigos, Patrícia (Veridiana Toledo), Priscila (Janaína Lince) e Ney (Maurício de Barros) um lindo véu de noiva. Tragicamente, Eliana (Dayenne Mesquita) e Mário (Fábio Villa Verde) sofrem um acidente de carro, no qual Gustavo Baronese (Daniel Alvim) está envolvido.
O acidente mudará o destino de Eliana (Dayenne Mesquita). Gustavo (Daniel Alvim) toma conhecimento da morte de Mário (Fábio Villa Verde) e sente-se culpado pelo fim do casamento de Eliana (Dayenne Mesquita). A moça recusa a ajuda de Gustavo Baronese (Daniel Alvim) para custear as suas despesas médicas. Resolve então colocar à venda seu véu de noiva pela internet.
No mesmo ínterim, Fabrício Vilela (Roberto Lopes) reencontra Eunice (Elaine Cristina) por acaso. Ela fica intrigada ao ver Daniel (Jiddu Pinheiro). Desconfiada, Eunice (Elaine Cristina) pede para seu mordomo, Clóvis (Ariel Moshe), investigar a vida do filho de Fabrício Vilela (Roberto Lopes).
Ao ter certeza de que o rapaz é o filho de Maria Célia (Thaís Pacholek), Eunice (Elaine Cristina) passa a chantagear Fabrício Vilela (Roberto Lopes). Ela não sabe que seu próprio filho, Gustavo Baronese (Daniel Alvim), está apaixonado pela filha de Fabrício (Roberto Lopes) e que Rubens Baronese (Zécarlos Machado) conheceu Daniel (Jiddu Pinheiro). O jovem artista foi contratado para pintar uma tela na empresa (CIP). O traço parecido com o de Maria Célia (Thaís Pacholek) impressiona Rubens (Zécarlos Machado), que faz questão de conhecê-lo. A afinidade entre os dois é imediata.
As sombras do passado voltam à tona, e Eunice (Elaine Cristina) terá que agir para livrar-se de tudo que a incomoda.
É neste clima emocionante, repleto de paixões, interesses ocultos, conflitos de toda ordem e rivalidades duras que ?Vende-se Um Véu de Noiva? se desdobrará.
Confira também:
Vende-se Um Véu de Noiva: Quem é Quem