Vale Tudo: Conflitos de princípios e valores

Foto em Vale Tudo: Conflitos de princípios e valores...
Vale Tudo: Conflitos de princípios e valores…

No remake de Vale Tudo, Raquel (Taís Araujo), uma mulher batalhadora que trabalha como guia de turismo em Foz do Iguaçu, no Paraná. Ela acredita que é possível vencer na vida com dignidade. Por outro lado, sua filha, Maria de Fátima (Bella Campos), uma jovem desinteressada pela rotina na pacata cidade paranaense, sonha se tornar influencer digital e ficar rica a qualquer custo.

Maria de Fátima odeia sua vida simples e não mede esforços para ascender socialmente. Durante uma sessão de fotos que acontece na cidade, ela conhece César (Cauã Reymond), um charmoso modelo que tem um quê de mau-caratismo que lhe é familiar.

Disposta a tudo para se dar bem, Maria de Fátima vende a casa que é deixada de herança pelo seu avô, sem o conhecimento da própria mãe, e foge para o Rio de Janeiro. Na Cidade Maravilhosa, ela reencontra César e vai morar com Solange (Alice Wegmann), diretora da Tomorrow, uma das maiores agências de conteúdo do país, e seu fiel escudeiro, Sardinha (Lucas Leto). Solange namora Afonso (Humberto Carrão), um dos filhos da poderosa empresária Odete Roitman (Debora Bloch). Nele, Fátima vê a sua chance de ficar rica sem fazer esforço.

Enquanto isso, Raquel também parte para o Rio de Janeiro, certa de que sua filha foi vítima inocente de um golpe. Ela conhecerá Ivan (Renato Góes), seu grande amor, e fará muitos amigos. Para Raquel, a honestidade está acima de tudo. Para se sustentar, ela começa a vender sanduíches na praia, o início de uma trajetória de muito esforço e sucesso.

Sobre se é possível ser muito bem-sucedido e, ao mesmo tempo, honesto no Brasil

‘Vale Tudo’ gira em torno do conflito entre mãe e filha, Raquel (Taís Araujo) e Maria de Fátima (Bella Campos), sobre se é possível ou não ser muito bem-sucedido e, ao mesmo tempo, honesto no Brasil. O embate entre elas vai mobilizar todos os núcleos da trama, provocando enfrentamentos éticos, histórias de amor e encontro de mundos diferentes que habitam uma mesma cidade, o Rio de Janeiro. A história ganha atualizações na estética, na abordagem de temas e em desdobramentos da trama: o clássico bordão “Quem matou Odete Roitman?” promete novo frisson com a possibilidade de um desfecho diferente em 2025.

“Nossa versão dessa história icônica se conecta com o Brasil de hoje e, nesse sentido, oferece muitas oportunidades para o público se conectar. Estamos fazendo uma ‘atualização vintage’. Quem viu a novela vai se deliciar com um farto ‘fan service’ e, ao mesmo tempo, se surpreender com a nova narrativa. Os que não assistiram à primeira versão vão ter contato com a potência dessa obra, fenômeno da dramaturgia brasileira completamente ancorada nos dias de hoje – nas tecnologias, questões éticas e conceitos atuais”, adianta a autora Manuela Dias.

Na trama, de um lado, a mania de grandeza de Maria de Fátima (Bella Campos) torna a pacata Foz do Iguaçu, no Paraná, pequena para sua ambição. Do outro, sua mãe, Raquel (Taís Araújo), uma mulher forte, batalhadora, que preza pela honestidade acima de tudo. Maria de Fátima não vê a hora de ter uma vida de influencer, tal qual as celebridades que acompanha na internet, e abandonar tudo o que lembre a sua detestável vida. E ela não vai medir as consequências para chegar aonde quer: com a morte do avô, vê na venda da herança a oportunidade de se mudar para o Rio de Janeiro e seguir com seu plano, nem que isso signifique enganar e deixar a mãe para trás.

Na cidade carioca, a trama ganha novos e importantes personagens, como a icônica vilã Odete Roitman (Debora Bloch), nesse embate ético sobre ser ou não ser honesto, que conduz toda a narrativa e convida o público a refletir, vibrar e se emocionar. “Grandes histórias merecem ser recontadas, grandes personagens merecem ser relidos por novos intérpretes, novos olhares e percepções. É uma novela sempre nova, viva, envolvente e apaixonante”, conta o diretor artístico Paulo Silvestrini.

A nova versão de Vale Tudo é escrita pela autora Manuela Dias, com colaboração de Aline Maia, Claudia Gomes, Márcio Haiduck, Pedro Barros e Sérgio Marques. A novela é baseada na obra de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères.

No elenco estão, entre outros, Taís Araujo, como Raquel, Bella Campos, como Maria de Fátima; Humberto Carrão, como Afonso; Cauã Reymond, como César; Renato Góes, como Ivan; Julio Andrade, como Rubinho; Belize Pombal, como Consuêlo; Karine Teles, como Aldeíde; Malu Galli, como Celina, e Luis Salem, como Eugênio.
Leia também:
Vale Tudo: Inversão de valores no final dos anos 1980

Veja também

Sobre Paulo Antônio 456 Artigos
Brasileiro, 73 anos, Jornalista, Especialista em Administração, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Blogueiro.