Travessia: As consequências de uma deep fake
Novela Travessia:
Em ‘Travessia’escrita por Gloria Perez e com direção artística de Mauro Mendonça Filho ponto de partida da história é uma deep fake (inteligência artificial usada para fazer montagens substituindo rostos e vozes em vídeos realistas) produzida aleatoriamente e divulgada nas redes sociais. Um grupo de jovens, em Portugal, faz a montagem de brincadeira, sem avaliar o quão prejudicial ela pode ser. Do outro lado do mundo, no interior do Maranhão, essa ação impacta e transforma radicalmente a vida de Brisa (Lucy Alves), que se vê obrigada a encarar uma longa e complexa travessia para recuperar sua identidade e sua vida. Marca da autora Gloria Perez, ‘Travessia’ é um folhetim clássico que traz dramas humanos, encontros, desencontros, amores, decepção, ambição e o debate sobre limites éticos e morais num mundo que ainda aprende a lidar com o ônus e o bônus trazidos pela internet.
Travessia é a próxima novela das nove da TV Globo, que tem previsão de estreia no segundo semestre deste ano, é criada e escrita por Gloria Perez, com direção artística de Mauro Mendonça Filho. A direção de gênero é de José Luiz Villamarim. No elenco estão Lucy Alves, Chay Suede, Romulo Estrela, Drica Moraes, Cassia Kis, Rodrigo Lombardi, Humberto Martins, Jade Picon, Giovanna Antonelli, Luci Pereira, Alessandra Negrini, Vanessa Giácomo, Ailton Graça, Dandara Mariana, Bel Kutner, Indira Nascimento, Yohama Eshima, Marcos Caruso, Duda Santos, entre outros.
O que é deep fake
Deep fake é uma técnica que permite alterar o rosto ou a voz de uma pessoa em fotos ou vídeos com ajuda de inteligência artificial. Ou seja, são fotos ou vídeos falsos, que foram editados de forma que o rosto de uma pessoa apareça no corpo de outra com a intenção de simular uma ação que determinada pessoa nunca realizou, usando inclusive sua voz.