‘Poliana Moça’: Agora aos 15 anos

Sinopse de Poliana Moça
Foto de Poliana, em Poliana Moça
‘Poliana Moça’, trama inédita com adaptação da autora Iris Abravanel, é a sequência da história e se passa três anos depois de “As Aventuras de Poliana”. Agora retrata a protagonista enfrentando questões da adolescência, como conflitos de amizade, emoções à flor da pele e o primeiro amor.

A história recomeça pouco antes do aniversário de quinze anos de Poliana. Otto, pai de Poliana, leva a filha à pequena cidade no interior de São Paulo (São Bento do Sapucaí), onde o avô dela, Richard, montou sua primeira oficina de brinquedos artesanais. Ele explica que ali foi criado o boneco que serviu de inspiração e base para desenvolver Ester, a androide. Por causa do episódio traumático em que Poliana foi empurrada por ela e quase ficou paraplégica, ele acha melhor não tocar mais nesse passado. Mesmo assim, a jovem quer saber mais sobre a história do boneco. Otto conta que Richard era conhecido como Gepeto pelas pessoas da região, porque seu maior projeto era um grande boneco articulado de madeira, o seu Pinóquio. O pai também revela que ele está guardado até hoje numa das gavetas camufladas de seu laboratório na mansão, mas o mantém desligado por questões de segurança.

Em paralelo, Roger Pessoa, irmão de Otto, finalmente sai da cadeia e respira o ar puro da liberdade. Promete para si mesmo reerguer-se e passar por cima de tudo e todos para conseguir o que quer. De repente, um carro para na sua frente, quem está no veículo é a dupla Waldisney e Violeta, disfarçados para não serem reconhecidos como fugitivos. Eles oferecem sociedade e uma porcentagem dos lucros que vão ganhar com um grande projeto.

Marcelo e Luísa já estão mais assentados no casamento e vêm tentando ter filhos no último ano, mas todo teste de gravidez que Luísa faz é sempre um banho de água fria para os dois. Eles resolvem fazer exames para descobrir o que há de errado. Diante deste e outros obstáculos, o casamento fica balançado, mas o amor um pelo outro é forte o suficiente para manter o casal unido.

Otto e Poliana, junto com Tânia, a atual namorada do pai, recebem familiares e amigos mais próximos para a primeira comemoração do aniversário da menina. O almoço segue animado até a chegada de supetão de Roger. O clima pesa. Otto não o quer em sua casa, mas Poliana pede para o pai permitir que a família fique toda unida pelo menos dessa vez. Roger está mais preocupado em fazer seu discurso e provar que aprendeu sua lição na prisão e é um novo homem. No entanto a maioria desconfia de suas palavras. Durante a comemoração, ele escuta Poliana falar com os amigos sobre o boneco que Otto usou como protótipo de Ester e se interessa.

Waldisney e Violeta estão em um novo esconderijo, um lugar escuro com aparências de submundo cheio de computadores e peças estranhas, vivendo na clandestinidade. O plano deles é ganhar muito dinheiro construindo e comercializando androides, já que têm parte das peças de Ester em mãos para usar como base. O problema é que precisam de mais informações sobre o funcionamento e a construção do robô, mas eles não têm acesso à casa de Otto, afinal estão foragidos e a residência é fortemente protegida. É aí que Roger entra na jogada. Eles esperam que o irmão de Otto pegue o que lhes falta, aproveitando-se desse elo familiar. A solução mais prática que eles encontram é roubar o misterioso Pinóquio e todo seu projeto.
Poliana Moça é uma novela exibida pelo SBT a partir de 21 de março de 2022.

Veja também