Pedra Sobre Pedra: Quem é quem
Principais Personagens
Murilo Pontes (Lima Duarte)
Murilo Pontes foi deputado federal por três mandatos. Oriundo de família de políticos, teve que sair de Brasília por problemas de saúde da mulher, Hilda (Eva Wilma), mas deixou em seu lugar um sobrinho; enquanto o filho, Leonardo (Maurício Mattar), supostamente se formava em Direito no Rio de Janeiro. Na volta a Resplendor, Leonardo se candidata a prefeito, tendo como adversária Marina (Adriana Esteves), filha de Pilar Batista (Renata Sorrah), que quase se casou com Murilo Pontes, mas o abandonou à porta da igreja. Por isso, ele a odeia.
Pilar Batista (Renata Sorrah)
Apesar de ter se tornado uma Batista após se casar com Jerônimo (Felipe Camargo), é quem comanda a família rival dos Pontes. Rebelde, tem a política nas entranhas e parece feita de pedra. Não voltou a casar depois que enviuvou. É cortejada por Diamantino (Ênio Gonçalves), mas a paixão contida durante 25 anos por Murilo (Lima Duarte) está prestes a eclodir. Esbanja energia e faz longas cavalgadas pela Chapada. Mantém uma relação de intensa cumplicidade com a filha, Marina (Adriana Esteves), para quem traçou um caminho na vida, independentemente da vontade da moça. Tem muita dificuldade para aceitar que ela própria decida seu destino.
Leonardo Pontes (Maurício Mattar)
Filho de Murilo (Lima Duarte) e Hilda (Eva Wilma) que, em vez de estudar Direito, forma-se em engenharia de minas, sem o conhecimento da família. Tem por objetivo reativar o garimpo, supostamente esgotado, em Resplendor. Avesso à carreira política, decide enfrentar Marina (Adriana Esteves) ao se julgar enganado por ela. Os dois jovens se conhecem e se apaixonam, sem saber quem são seus pais. Uma sucessão de mal-entendidos os afasta, e Leonardo chega a ficar noivo de Inês (Suzana Borges), apesar de sua grande paixão por Marina.
Marina Batista (Adriana Esteves)
Filha única de Pilar (Renata Sorrah), concentra as ambições de poder político da mãe — que, na verdade, quer mesmo é superar seu arqui-inimigo Murilo Pontes (Lima Duarte). Em sua volta a Resplendor, após alguns anos de vida na Europa, pela primeira vez em seus 22 anos, vê-se tentada a contrariar a mãe. É que ela conhece Leonardo Pontes (Maurício Mattar) e se apaixona por ele. O romance é abortado logo no princípio, e Marina coloca o romantismo de lado em favor das ideias renovadoras que apresenta em sua candidatura a prefeita de Resplendor. A partir daí, fica cada vez mais distante de Leonardo.
Hilda Pontes (Eva Wilma)
Hilda era uma empregada na casa de Murilo (Nelson Baskerville, na primeira fase) quando Pilar (Cláudia Scher, na primeira fase) o abandonou no dia do casamento e se casou com o adversário do noivo, Jerônimo Batista (Felipe Camargo). Quando surpreendeu Murilo tentando se matar por causa de Pilar, Hilda revelou a ele seu amor até então secreto, o demoveu da ideia e passou a cuidar dele, sendo extremamente servil. Recebeu em troca o casamento, mas jamais se iludiu quanto a qualquer possibilidade de amor — que não fraterno — por parte do marido. Gosta de música clássica, e é nesta fonte que mergulha em busca de alívio quando está angustiada.
Gioconda Pontes (Eloísa Mafalda)
Irmã mais velha de Murilo (Lima Duarte), viúva e autoritária. Mete-se nos assuntos de todo mundo, vive alfinetando a cunhada, Hilda (Eva Wilma), por causa de Pilar (Renata Sorrah), e não deixa os filhos Ivonaldo (Marco Nanini) e Úrsula (Andréa Beltrão) viverem a própria vida. Gioconda quer fazer de seu filho o herdeiro de Murilo. Muito católica, dedica-se aos pobres por achar que isso é uma obrigação, não por verdadeira convicção ou abnegação.
Ivonaldo Pontes (Marco Nanini)
Saco de pancadas das mulheres de sua vida — a mãe, Gioconda (Eloísa Mafalda), e a mulher, Rosemary (Elizangela)— e do tio Murilo (Lima Duarte). Só começa a amadurecer a partir de um envolvimento afetivo com Lola (Tânia Alves), uma das moças do Grêmio Recreativo local, um bordel-cassino camuflado.
Rosemary Pontes (Elizangela)
A “perua” da novela. Carioca, conheceu o marido no Rio, na boate Paquidermes, e desde então seu esporte predileto é fazer de Ivonaldo “gato e sapato”. Detesta a sogra, Gioconda (Eloísa Mafalda), porque ela tem mais poder sobre o rapaz. Quando chega a Resplendor, passa a liderar uma entidade assistencial.
Úrsula Pontes (Andrea Beltrão)
Filha caçula de Gioconda (Eloísa Mafalda), tem saúde precária e, por isso, acaba se casando com o farmacêutico Diamantino (Ênio Gonçalves). Mas ele não resolve os problemas da moça e se separa dela. Úrsula desenvolve seu lado místico e se torna uma conhecedora de cristais, uma de suas possibilidades de comunicação com o Além. É ela quem faz o primeiro contato com o espírito do fotógrafo Jorge Tadeu (Fábio Jr.).
Francisquinha Queiroz (Arlete Salles)
A austera Umbelina, chamada de Francisquinha pelo espaço que se supõe tomar do marido, Francisco (Nelson Xavier), não é bem vista pelas senhoras locais. Muito masculina, veste farda, porta arma e dirige lambreta. É uma das que se envolve com Jorge Tadeu (Fábio Jr.).
Yago (Humberto Martins)
Chefe dos ciganos que vivem nas terras de Cândido Alegria (Armando Bógus), para quem trabalha em atividades desconhecidas do povo da cidade. Rígido, não permite que a irmã, Vida (Luiza Tomé), e o sobrinho, Tíbor (Eduardo Moscovis), abandonem as tradições ciganas.
Veja também:
Pedra Sobre Pedra – Sinopse da trama