Páginas da Vida: Quem é quem

Helena (Regina Duarte)

Médica obstetra, Helena mora num edifício no Leblon, que é bem confortável, mas sem luxo. Não se realizou como mãe, já que a única filha que gerou morreu ainda criança. Quando a novela começa, ela está vivendo uma crise no casamento com Gregório. Helena é responsável e tem seus requintes. É brincalhona, maliciosa e atrevida. Com ela moram a fiel empregada Lídia e o filho de uma ex-empregada que morreu, o jovem Salvador. Sem outros parentes que pudessem ficar com o bebê, Helena cuidou de Salvador. Selma é sua melhor amiga e confidente. No hospital onde trabalha, mantém uma relação tumultuada com o médico Diogo, de quem foi namorada quando estava na faculdade. Helena vai se defrontar com um dilema grave no trabalho, quando uma de suas pacientes der à luz uma criança com síndrome de Down.

Marta (Lilia Cabral)

Mãe de Fernanda e Sérgio e mulher de Alex, Marta é uma mulher de coração duro. Ela aprendeu que a vida engole os bons sem piedade. É dona de uma casa de festas infantis. Sua atividade é um contraste imenso com sua personalidade, já que é irascível e demonstra não gostar de crianças. Marta é razoavelmente bem-nascida e se considera injustiçada pela vida. É pretensiosa e ainda tem sonhos de grandeza. Essa é uma das razões que a levaram a mandar a filha Fernanda estudar fora do país. Apesar de fazer algum sacrifício para mantê-la no exterior, Marta se orgulha de Nanda e deseja para a filha um futuro que antes sonhara para si própria. Vive uma guerra de egos com a irmã Verônica, que tem mais recursos do que ela. As duas competem e se odeiam fraternalmente. Vai rejeitar sem remorsos a neta com síndrome de Down.

Tide (Tarcísio Meira)

Aristides Martins de Andrade, ou simplesmente Tide, como é carinhosamente chamado por todos da sua família, completa 70 anos logo no início da novela. Herdou terras e gado de seu pai, que era fazendeiro no interior de São Paulo. Na época, isso representava uma grande fortuna. Criado no campo, foi rebelde, desprezando os estudos. Quando resolveu estudar, o pai morreu e ele se viu às voltas com a responsabilidade de cuidar da família. Certo dia, quando foi à escola rural onde estudava um irmão caçula, conheceu a professora Amália, poucos anos mais nova do que ele. Apaixonou-se e teve seis filhos com ela: Carmem, Leandro, Elisa, Márcia, Olívia e Jorge. Continua apaixonado pela mulher e gosta de estar sempre rodeado por toda a sua família.

Nanda (Fernanda Vasconcellos)

Filha de Marta e Alex, Fernanda, ou simplesmente Nanda, estuda História da Arte em Amsterdã. Namora Leo, também estudante, mas ele já está terminando o curso. É uma jovem inteligente e romântica, que sonha com a felicidade mais do que com sucesso e dinheiro. Vive na capital holandesa com a mesada que seus pais lhe mandam. No início, morava na casa de uma família, mas, quando conheceu Leo, resolveu se mudar para a casa dele, uma casa-barco em um dos canais da cidade. Descobre que está grávida e chega a sonhar que receberá o apoio do namorado, mas Leo foge da responsabilidade e a deixa sozinha. Faz amizade com Olívia e as duas trocam telefones. Não podendo enfrentar a gravidez sozinha, volta para o Brasil, onde passa por trágicos acontecimentos. Dá à luz um casal de gêmeos, sendo que a menina nasce com síndrome de Down.

Olívia (Ana Paula Arósio)

Olívia é dona de um espírito inquieto e aventureiro. Mora com os pais, Tide e Lalinha, no casarão da Gávea e se casa com Silvio no início da trama. A cerimônia, realizada na capela Santa Rita, anexa ao casarão da família, é seguida de uma grande festa. Olívia tem idéias avançadas. Apesar de não pregar abertamente a infidelidade, não acha que ser fiel seja uma grande virtude. Está se preparando para dirigir a Escola de Arte do pai e promover exposições de pintura, escultura e eventos artísticos. Com jeito de moleca, provoca Sílvio com mil travessuras. Como o marido é militar e leva tudo a sério e dentro de uma rigorosa disciplina, Olívia se diverte, provocando-o. Olívia volta grávida da lua-de-mel.

Léo (Thiago Rodrigues)

Estudante e namorado de Nanda em Amsterdã, Leonardo Maia de Almeida, ou apenas Leo, tem 23 anos quando a novela começa. Filho único de pai rico, que mora em Londres com a mulher, Leo é muito cobrado. Apesar da fortuna familiar, o rapaz vive como tantos outros estudantes brasileiros no exterior, sem grandes luxos. Apaixonado por Nanda, leva a namorada para morar com ele. Quando ela fica grávida, se apavora com a inevitável reação do pai e encerra o namoro com ela. Quer que ela faça um aborto. Diante da recusa, lhe oferece uma quantia em dinheiro e desaparece. Só reaparece cinco anos depois, já no Rio de Janeiro.

Luciano (Rafael Almeida)

Filho de Tereza e Nestor, Luciano tem 16 anos. Além de estudar, faz curso de piano e já toca bastante bem, prometendo um futuro brilhante. Por isso, o edifício onde mora vive embalado por lindas músicas do repertório clássico. Sonhador, Luciano vive num mundo totalmente à parte. Passa horas ao piano, tocando seu compositor favorito: Chopin. Tem certa tendência à melancolia. A educação de Luciano é motivo de conflito entre seus pais. Tereza o apóia, mas Nestor o persegue. Vai se apaixonar por Giselle, a vizinha bailarina. Serão dois adolescentes perdidamente românticos, num mundo em que o romantismo é visto com desconfiança e até mesmo com desprezo. O romance entre eles ganha corpo e os dois passam a se encontrar na casa do menino, quando os pais saem para trabalhar. Lá, em cenas bonitas, de grande lirismo, Luciano toca piano para Giselle dançar e assim passam muitas tardes.

Giselle, 15 anos (Pérola Faria)

Com 15 anos de idade, a filha de Anna e Miroel conhece Luciano, seu vizinho pianista, e passa a sonhar com ele. Introspectiva, ela mergulha em pensamentos de amor cada vez que ouve o piano do rapaz. E subitamente se vê apaixonada perdidamente pelo adolescente. Através desse amor, passará a gostar de balé e pode até se transformar numa bailarina de futuro brilhante.

Alex (Marcos Caruso)

O marido de Marta, pai de Fernanda e Sérgio, é um homem simples e bem diferente da mulher. Alex tem pouca instrução e nenhuma ambição. Isso cria um abismo entre eles e provoca muitas brigas entre o casal. É apaixonado pelos filhos, principalmente pela filha Nanda.

Carmem (Natália do Vale)

Carmem é a pessoa mais problemática da família, mas também uma das mais encantadoras. Não tem mais qualquer interesse pelo marido, Bira, e muito menos sente-se constrangida em mostrar o que sente para ele ou para qualquer outro. Mantém um caso tumultuado com Gregório, funcionário de seu pai, mas, ao contrário do que sente por Bira, é completamente apaixonada por ele. Hoje já não tem a menor preocupação em esconder seu affair das pessoas da família. Tem conflitos com Marina, sua filha adolescente, com quem entra em atrito várias vezes. Gosta de viver perigosamente e, por isso, provoca Greg quando ele está em sua casa ou perto de sua família. Apesar dessa aparente libertinagem, Carmem é conservadora em alguns aspectos.

Greg (José Mayer)

Gregório Rodrigues Lobo, ou simplesmente Greg, vive há quatro anos com Helena. Era uma relação intensa no início, mas depois de alguns anos caiu na monotonia. Administrador de empresas, é o faz-tudo dos empreendimentos de Tide. Mantém uma relação extraconjugal com Carmem, filha de seu patrão. Gosta de sentir a submissão de Carmem aos seus caprichos e gosta de vê-la sofrer e chorar. Greg tem especial interesse por mulheres bonitas e inseguras, o que faz dele um conquistador incontrolável. Essa fama ainda vai lhe dar algumas dores de cabeça. Apesar de desfrutar de toda a confiança do patrão Aristides, Greg não a merece.

Sandra (Daniele Winits)

Sandra é linda e sensual. Ela também nasceu no casarão. É tratada como se fosse da família, sendo a melhor amiga de Olívia, de quem também é confidente. As duas são meio desbocadas, mas, como são bonitas e charmosas, nunca ficam vulgares. Sandra é apaixonada por Jorge, com quem teve um caso na adolescência, mas hoje é ignorada por ele. Mesmo assim, ela acha que ainda pode reconquistá-lo e por isso vive atrás dele. Apesar de ficar chateada com os foras que ele lhe dá, não larga do pé do rapaz.

Renato (Caco Ciocler)

Renato também é fotógrafo como Isabel, mas sua especialidade é o fotojornalismo. Está sempre envolvido com causas sociais, e acredita que a fotografia é uma arma que pode mudar a sociedade. Por isso, talvez, faça pouco caso de Isabel quando vê que seu trabalho é fotografar casamentos. Trata a fotógrafa como se seu trabalho fosse menos relevante. No início da novela, está se casando com Lívia. É um homem prático e duro.

Isabel Fernandes (Vivianne Pasmanter)

Isabel é uma jovem fotógrafa especializada em álbuns de noivas. Registra tudo, desde o momento em que a noiva se levanta até a saída da igreja, após a cerimônia. Fotografa o making of do casamento de Olívia e também outros eventos importantes da família de Tide. Conhece Renato, noivo também fotografado por ela, e fica irritada com seu comportamento num primeiro contato. O acha mal-educado e antipático.

Lívia (Ana Furtado)

Lívia é noiva de Renato e está cuidando dos últimos preparativos para o casamento com o fotógrafo. Lívia casa-se grávida. É órfã de pai.

Leia também:
Páginas da Vida: Uma odisséia no mundo real

Veja também