Páginas da Vida: Uma odisséia no mundo real

Foto de Nanda com os gêmeos recém-nascidos

Houve um tempo em que 2001 era a logomarca do futuro. Naquele ano daríamos adeus ao atraso e mergulharíamos num tempo de transformações e possibilidades infinitas. Estaríamos irremediavelmente comprometidos com um novo estado de consciência, mais evoluído, mais humano. Resolveríamos antigos problemas, acabaríamos com as guerras, a fome. Teríamos cura para as piores doenças, superaríamos os preconceitos, sairíamos da escuridão da ignorância para a luz da modernidade, irmanados por um sentimento de cooperação mútua, de paz e amor. Seria o início a uma nova era para a humanidade.
Em Páginas da Vida, novela das 20h, de Manoel Carlos e núcleo de Jayme Monjardim, 2001 é também um ponto de partida. Mas não para aquela utopia delirante que hoje nos parece tão irreal quanto anacrônica. 2001 é o ponto de partida para uma história, ou melhor, para várias histórias, todas repletas de elementos reais. Um drama ficcional certamente, mas encharcado de verdade, de situações que poderiam acontecer ? e que de fato acontecem ? comigo, com você, com todos nós.
A novela se passa em duas fases. Do início do novo milênio saltamos diretamente para os dias de hoje ? um salto de cinco anos, que acontece depois das primeiras semanas de exibição. É de fato na atualidade, em 2006, que os conflitos gerados em 2001 passam a ser resolvidos, ou não. Um grande acontecimento marca essa passagem: a queda das torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, que ficou conhecido pelo mundo como a tragédia de 11 de setembro.
Páginas da Vida trata basicamente do ser humano e seus conflitos, tarefa, aliás, que é uma das verdadeiras marcas registradas do autor. A vida exatamente como ela é, vivida por gente como a gente, que sonha, que ama, que sente, que chora e que ri. O cotidiano de uma cidade, suas alegrias, mazelas e esperanças, concentradas no microcosmo de sempre: o bairro carioca do Leblon. A ficção e a realidade temperadas em doses justas por esse verdadeiro investigador da alma humana.

Leia também:
Páginas da Vida: Principais personagens

Veja também