O Rico e Lázaro: O Cativeiro da Babilônia
600 anos a.C., aproximadamente. Após o governo de vários reis que se afastaram de Deus, Jerusalém encontra-se mergulhada na idolatria. O Povo de Deus está prestes a perder tudo que Moisés e Josué conquistaram.
A Babilônia impõe sua força sobre toda a região da Mesopotâmia. Após derrotar os egípcios, Nabucodonosor (Heitor Martinez) assume o trono do vasto império. Durante seu reinado, ele transforma a cidade em joia do mundo antigo, construindo para sua esposa, a rainha Amitis (Adriana Garambone), os lendários Jardins Suspensos, além de outras obras famosas, como o Portal de Ishtar, Templos e Zigurates.
A grande amizade de Zac (Igor Rickli) e Asher (Dudu Azevedo) é abalada pelo amor que ambos sentem pela companheira de infância, a bela Joana (Milena Toscano). Ao contrário deles, ela acredita nas profecias de Jeremias (Vitor Hugo) e empenha-se para que o povo hebreu se volte novamente para Deus.
Nabucodonosor invade Jerusalém, destrói o Templo de Salomão, e escraviza milhares de hebreus, dando início ao Cativeiro da Babilônia, que se estenderá por setenta anos.
Zac e Asher estão entre os cativos, e veem seu mundo ser destruído. Atribuladas por separações, encontros e desencontros, suas trajetórias serão marcadas por ciúmes, culpas, mágoas, perigos, vinganças, lutas, sacrifícios e, sobretudo, intensa disputa pelo amor de Joana, que abalará a forte amizade deles.
A saga dos dois amigos conta com a participação de personagens históricos e grandes profetas da Bíblia, como Jeremias, Ezequiel (Licurgo) e suas fantásticas profecias e, principalmente, de Daniel (Gabriel Gracindo).
Profeta e homem extraordinário, Daniel é levado para a corte babilônica. Após interpretar um sonho do rei Nabucodonosor, torna-se governador da capital. Ele enfrentará diversos inimigos na tumultuada corte e viverá conhecidas passagens bíblicas como a Fornalha Ardente, o Banquete de Belsazar e a Cova dos Leões, entre outras.
Asher e Zac são personagens e testemunhas desse momento histórico e bíblico. É no fascinante mundo antigo que segue o curso de suas vidas e onde tomarão decisões, arcando com as consequências de seus atos e conquistando ou não seus objetivos.
O Rico e Lázaro, produzida pela Record, é uma novela de Paula Richard, escrita com Joaquim Assis, Camilo Pellegrini, Cristianne Fridman, Vânia Matos e Rodrigo Ribeiro. A produção tem direção geral de Edgard Miranda e direção de Teledramaturgia de Anderson Souza.
Principais personagens
Heitor Martinez (Nabucodonosor)
Nabucodonosor assume o trono após a morte do pai e, ao longo de seu reinado de quarenta anos, transforma Babilônia na cidade mais rica e poderosa de seu tempo. Nabucodonosor é a figura do poder quase em estado bruto. Ele foi criado e treinado para reinar com força absoluta. Sua inteligência é tão grande quanto sua crueldade. Nenhuma vida é mais importante que seus interesses e desejos. O fato é que ele tem por hábito e aprendizado não confiar em ninguém. O enfrentamento de Nabucodonosor ao Deus de Abraão é, também, um enfrentamento da sua própria personalidade egocêntrica e arrogante com uma realidade que escapa ao seu controle absoluto.
Adriana Garambone (Amitis)
Amitis não é uma mulher fácil de decifrar. Sua doçura e aparente fragilidade disfarçam uma inteligência emocional muito grande. Ela sabe como dominar um dos homens mais poderosos e perigosos de seu tempo com maestria. Não é cruel como seu marido, mas não vê problemas quando ele age de forma dura quando é necessário. Amitis também acha que se governa com mão forte, sem piedade. Ela prima pela segurança de seu reino e dos seus.
Gabriel Felipe (Zac)
Zac é o filho mais velho do segundo casamento de Chaim e sofre as cobranças dessa posição. Não se sente à altura das exigências do pai, a quem teme tanto quanto ama. Zac está sempre em busca da aprovação do patriarca, que nunca chega. É inseguro e bem menos valente do que procura aparentar. Seus irmãos, Rabe-Sáris e Absalom correspondem muito mais às expectativas de Chaim, fazendo-o sentir-se um fraco. Mas ele não deixa que essa fraqueza e insegurança sejam vistas ou percebidas facilmente. Apenas aqueles que o conhecem mais profundamente sabem ou intuem seus conflitos internos. Esse “fracasso emocional” de Zac em busca do amor e aprovação do pai é o primeiro peso colocado em seu coração.
Rafael Gevu (Asher)
Asher é um menino corajoso, esperto e peralta. Gosta de brincadeiras de guerra e sonha em ser um grande arqueiro para defender seu o reino. Asher e Joana se conhecem desde sempre e o amor que um tem pelo outro superará todos os desafios, brigas, rompimentos e dificuldades, mantendo-se intenso e fiel até o final de suas vidas. Ele ama profundamente Joana e, embora não compreenda sua fé, admira a força e a coragem da amada. Asher e Zac têm uma profunda amizade que marca suas vidas para sempre. A ligação deles é tão forte que, mesmo ao se odiarem, não conseguem abandonar a profunda afeição um pelo outro. Quando suas bases e tudo que conheceu e amou lhe são tirados, Asher perde o chão. Sem a proteção da fé, segue norteado pela vingança e revolta.
Mayte Padilha (Joana)
Joana é naturalmente mais madura que os amigos e desde pequena se engaja na luta pela fé, sem se deixar contaminar pelo ambiente de infidelidade à sua volta. Sua coragem vem de uma entrega completa a Deus e é através da fé que supera o medo e os revezes em seu caminho. Torna-se mulher forte e decidida, que não hesita em lutar pelo que acredita, sempre trabalhando para que o povo se fortaleça na fé. Por sua sabedoria e exemplo de fidelidade, Joana é admirada por todos. Por mais que sofra, jamais coloca-se como vítima. De sua fé nasce a grande força que a faz continuar, sem nunca esmorecer.
Vitor Hugo (Jeremias)
Jeremias recebe o chamado de Deus ainda criança e duvida de sua capacidade para cumprir a missão que lhe foi confiada. Apesar de ter seus momentos de fraqueza, ele os supera e segue difundindo a palavra do Senhor incansavelmente.
Licurgo (Ezequiel)
Ezequiel é levado como cativo para a Babilônia, onde se torna um grande profeta. Prevê a destruição de Jerusalém e relata a seu povo as diversas mensagens que recebe de Deus.
Gabriel Gracindo (Daniel)
Daniel é um rapaz que parece já ter nascido sábio. Muito inteligente e perspicaz, nada lhe tira do sério. Com extrema habilidade de adaptação, possui o talento em lidar com as mais diversas situações de maneira sutil, mas eficiente. Sua fé é tão forte e poderosa, que o protegerá de todos os perigos. A proteção de Deus e a sabedoria de Daniel farão com que sobreviva e mantenha por décadas sua força e influência no centro do poder na Babilônia, sobrevivendo a vários reis, a todas as intrigas e perigos. Daniel é um homem seguro, forte, que enfrenta todas as situações com fé e coragem. Mas há um assunto no qual se descobre completamente despreparado: o amor. Veremos, então, um Daniel muito humano, sentindo-se frágil e inseguro ao lidar com uma situação amorosa. Embora sempre tenha o conselho certo para os outros, não sabe o que fazer ou como agir quando se trata dele próprio.