Malhação: Viver a Diferença: A história das Five
Como conviver e aprender com as diferenças pode ser enriquecedor. Esse é o ponto de partida de ‘Malhação’, batizada ‘Viva a Diferença’, celebrando a diversidade em todas as suas formas. As questões da adolescência, discutidas a partir dos olhares de cinco garotas que se conhecem durante uma situação inusitada: uma pane no metrô faz com que Keyla (Gabriela Medvedovski) entre em trabalho de parto.
A história de amizade entre essas cinco garotas nasce a partir de uma experiência única e inesquecível. Durante uma pane do metrô, Lica (Manoela Aliperti), Ellen (Heslaine Vieira), Tina (Ana Hikari), Benê (Daphne Bozaski) e Keyla (Gabriela Medvedovski), por obra do acaso, se veem presas no mesmo vagão e, como se não bastasse a tensão natural da situação, Keyla entra em trabalho de parto. Talvez por não verem outra alternativa, mas sem dúvida por terem muita coragem e solidariedade, as outras meninas se unem para ajudá-la.
Primeiro, elas ficam em estado de choque. Por alguns segundos, sem reação. Talvez por não verem outra alternativa, mas sem dúvida por terem muita coragem e solidariedade, as quatro desconhecidas se unem para ajudar Keyla. Cada uma busca, dentro de si e revisitando as próprias experiências, uma forma de ajudar. Quando a porta do vagão começa a se fechar, Benê força a passagem e consegue sair. Como quem corre para vencer uma maratona, ela parte em busca de socorro.
A porta se fecha e o trem volta a andar. Mas por pouco tempo. Um raio atinge a cidade, provocando um grande apagão. A energia do metrô se esvai de vez e o vagão para dentro de um túnel estreito e escuro. “Se demorar muito, vou chegar atrasada na escola”, Keyla fala, sem perceber a gravidade da situação.
É quando elas percebem a urgência de realizar o parto ali mesmo. Ellen pega emprestado o computador de Tina e, com a habilidade que lhe é peculiar, consegue entrar em uma rede de internet para abrir um vídeo tutorial de parto. Já Tina usa o celular de Ellen para ligar para a mãe, que é médica, e pegar instruções de parto. E Lica começa a acompanhar os intervalos das contrações e improvisa uma manta com um casaco para acolher o recém-nascido.
Contrariando todas as expectativas, juntas, elas dão à luz Tonico. O nascimento da criança marca o vínculo entre essas cinco garotas de raízes, vivências e personalidades distintas: as Five. Um momento de êxtase para essas meninas que terão suas vidas entrelaçadas para sempre e que verão nas diferenças entre si a maior riqueza que poderiam construir.
O nascimento da criança marca o vínculo entre as garotas de raízes, vivências e personalidades distintas: uma rica de estilo alternativo, uma “crânio” (e hacker) da periferia, uma rebelde e artista sansei, uma tímida e solitária que quer muito ter amigas e uma mãe adolescente. A trama acompanha a vida dessas jovens, que vão descobrir juntas como pode ser enriquecedor viver, confrontar e celebrar suas diferenças.
Retratar o universo feminino através destas cinco personagens era um desejo de Cao Hamburger. “Isso é um assunto que está pulsando no país e no mundo e entendo como algo importante. Fiz tanta coisa com personagens masculinos que estava com vontade de tentar enxergar o mundo através de personagens femininos. Minha aproximação desse universo é pela curiosidade e pela admiração”, conta.
‘Malhação: Viva a Diferença’ foi concebida por Cao Hamburger e dirigida por Paulo Silvestrini.
Confira os resumos dos capítulos
Galeria de fotos dos primeiros capítulos