Joia Rara: Quem é quem

Principais personagens

Franz (Bruno Gagliasso)

Filho primogênito do poderoso empresário Ernest Hauser. Franz foi preparado a vida toda para substituir o pai na direção da joalheria e da fundição que levam o nome da família. Não acredita em forças sobrenaturais e acha que cada pessoa constrói seu próprio destino. Foi casado com Amélia, com quem teve uma filha, Pérola.

Amélia (Bianca Bin)

migrante nordestina, é uma mulher batalhadora. Veio para o Rio ao lado do irmão, Mundo, em busca de melhores condições de vida. Depois da morte do pai, foi criada pelo padrinho, Apolônio. Ao conhecer Franz, os dois se apaixonaram e tiveram uma filha, Pérola.

Manfred (Carmo Dalla Vecchia)

Filho bastardo de Ernest com Gertrude, a governanta da casa, guarda um grande rancor por nunca ter sido reconhecido pelo pai. Tem uma profunda inveja de Franz, seu meio-irmão e eterno rival, mas nunca deixa isso transparecer para os outros. Seu grande objetivo é arruinar a família Hauser e tirar de Franz tudo que ele tem de mais precioso.

Iolanda (Carolina Dieckmann)

Namorou por muitos anos com Mundo, com quem sonhava em casar. Para salvar o pai, Vanceslau, acabou tendo que aceitar se casar com Ernest. Depois de muito sofrimento, conseguiu se separar do empresário e voltou a ficar com Mundo.

Mundo (Domingos Montagner

Irmão de Amélia. Líder nato, trabalhou na fundição Hauser e sempre foi uma referência para os operários. Tornou-se deputado para lutar pelos direitos dos trabalhadores. Seu grande amor é Iolanda.

Sílvia (Nathalia Dill)

Sílvia culpa Ernest pela ruína de seu pai e jurou se vingar a qualquer custo. Lindíssima, esperta e sedutora, não poupa esforços para ver a família Hauser destruída. Casou-se com Franz para poder executar seu plano de vingança, mas acabou se apaixonando por Viktor, com quem teve um filho.

Pérola (Mel Maia)

Reencarnação de Ananda. É filha de Franz e Amélia. Amada por todos, é carinhosa e muito esperta para sua idade. É a única pessoa capaz de apaziguar as brigas entre as famílias dos pais.

Ananda (Nelson Xavier)

Líder espiritual do templo Padma Ling. Sábio e carismático, tem sempre um conselho para aqueles que precisam de orientação. Fez sua passagem e reencarnou no Brasil como a menina Pérola, filha de Franz e Amélia.

Apolônio (Luis Gustavo)

Padrinho de Amélia e Mundo, criou os dois como se fossem seus próprios filhos. É um bom homem e muito carinhoso com os afilhados.

Toni (Thiago Lacerda)

Imigrante italiano. Por muito tempo foi membro do partido comunista e lutou pelos direitos trabalhistas dos operários ao lado de sua primeira mulher, Gaia. Com a prisão dos comunistas, foi separado dela e do filho recém-nascido, que foram deportados do Brasil. Casou-se com Hilda, com quem trabalha em um armazém.

Aurora (Mariana Ximenes)

Vedete brasileira que fez muito sucesso na França e voltou ao Brasil para reaver o dinheiro que Décio deve a ela. Tornou-se a grande estrela do Cabaré Pacheco Leão. É uma artista ousada e de espírito livre.

Lola (Leticia Spiller)

Por muito tempo, foi a principal vedete do Cabaré Pacheco Leão. É muito vaidosa e acha que tem sempre que ser o centro das atenções. Tem uma grande rivalidade com Aurora, que roubou seu posto de estrela do cabaré.

Ernest (José de Abreu)

De origem suíça, é o poderoso dono da joalheria e da fundição Hauser. Inescrupuloso e conservador, é conhecido por explorar os trabalhadores da empresa. Viúvo, criou os filhos de acordo com seus valores e traçou planos bem definidos para todos eles. Quando deseja alguma coisa, não deixa nada impedi-lo de conquistar seus objetivos.

Arlindo (Marcos Caruso)

Dono e diretor do Cabaré Pacheco Leão, é um grande entusiasta das artes e apaixonado pelo que faz. Vive levando puxões de orelha da esposa, Miquelina, pois ela acha que ele está sempre se engraçando para as coristas e vedetes da companhia.

Tenpa (Ângelo Antônio)

Monge do templo Padma Ling. Depois de Ananda, é o mais velho do grupo de monges. Sábio, paciente, engraçado e excêntrico.

Sonan (Caio Blat)

Jovem monge do templo Padma Ling, é filho de mãe brasileira. Discípulo de Ananda, foi criado por seu mestre depois da morte da mãe. É muito sério, exigente e disciplinado. Sua missão é encontrar a reencarnação de Ananda. Ao conhecer Matilde, se apaixonou por ela, mas não consegue lidar com esse sentimento.

Santinha (Nicette Bruno)

Mãe de Miquelina, de santa só tem o nome. Não perde uma oportunidade de infernizar a vida dos familiares e, especialmente, do genro, Arlindo.

Venceslau (Reginaldo Faria)

Pai de Iolanda, trabalhou por anos como contador na empresa de Ernest. Filho de um rico comerciante espanhol, perdeu quase todo o dinheiro da família no jogo e hoje vive no cortiço.

Gertrude (Ana Lucia Torre)

Governanta da mansão Hauser. Tem uma verdadeira adoração por Ernest, com quem teve um filho bastardo, Manfred. Ela sonha com o dia em que o patrão reconhecerá que ela é a esposa perfeita para ele.

Gaia (Ana Cecília Costa)

Imigrante lituana, trabalhava na fundição Hauser. Como integrante do partido comunista, participava intensamente da luta operário por direitos trabalhistas ao lado do marido, Toni. Com a perseguição aos comunistas, foi deportada do Brasil junto com o filho. Voltou ao Brasil em busca de seu filho desaparecido.

Matilde (Fabiula Nascimento)

Vedete no Cabaré Pacheco Leão. De origem humilde, veio tentar a carreira de artista no Rio de Janeiro. É muito bondosa e gosta de ajudar os outros. Apaixonou-se por Sonan e tem que lidar com a impossibilidade de concretizar seu amor.

Dália (Tania Khalill)

Corista no Cabaré Pacheco Leão. É irmã de Davi.

Miquelina (Rosi Campos)

Dona do Cabaré Pacheco Leão, faz de tudo na companhia. Mulher de gênio forte e explosivo, vive brigando com o marido, Arlindo. Mesmo vivendo entre tapas e beijos, os dois se amam.

Laura (Claudia Ohana)

Esposa de Valter, mãe de Eurico e Décio. Depois da morte de Eurico, convencer o marido a adotar mais um filho, Tavinho.

Joel (Marcelo Médici)

Secretário e companheiro inseparável de Aurora, está sempre bajulando sua grande musa. Gosta de uma intriga e de ver o circo pegar fogo.

Volpina (Paula Burlamaqui)

Lavadeira, vive no cortiço e está sempre fofocando sobre o que acontece com os vizinhos. Tem um caso com Valter e vive esnobando Venceslau.

Fabrício (Ricardo Pereira)

Imigrante português, é militante do partido comunista. É amigo de Mundo e Toni.

Hilda (Luiza Valdetaro)

Filha mais nova de Ernest, teve uma educação muito rígida. Seu pai sempre esperou que ela se casasse com um homem de bem, mas ela se apaixonou por Toni e os dois se casaram. Sonha em ser cantora.

Odilon (Tiago Abravanel)

Vivia como um malandro típico da época, mas conseguiu realizar seu grande sonho, tornando-se cantor no Cabaré Pacheco Leão.

Décio (Miguel Rômulo)

Filho de Valter e Laura, voltou ao Brasil depois de terminar os estudos na Europa. Mimado e desagradável, só pensa em si mesmo. Despreza Tavinho, seu irmão adotivo, e não perde uma chance de humilhá-lo.

Viktor (Rafael Cardoso)

Filho do meio de Ernest, teve a mesma educação rígida de seus irmãos. Sensível e apaixonado pelas artes, seu grande sonho é se tornar pintor, o que é impensável para seu pai. Apaixonou-se por Sílvia e os dois tiveram um filho.

Valter (Leopoldo Pacheco)

Casado com Laura, com quem teve dois filhos: Eurico e Décio. É diretor do clube dos 100. Homem conservador, é grande amigo de Ernest. Depois da morte de Eurico, aceitou adotar mais um filho, Tavinho, para quem não dá muita atenção.

Creotina (Luana Martau)

Sobrinha de Conceição, com quem trabalha na pensão. Odeia o próprio nome e exige que todos a chamem de Cléo. Tem uma mania feia de pegar as coisas dos outros.

Arlindinho (Pedro Neschling)

Filho mais velho de Arlindo e Miquelina, trabalha no cabaré com os pais. Apaixonado por Serena.

Dona Conceição (Cláudia Missura)

Dona da pensão na Lapa. Está sempre preocupada em economizar e vive dando puxões de orelha nos moradores quando eles esquecem a luz ligada, gastam muita água no banho, querem comer demais ou não pagam em dia.

Lindinha (Cacau Protásio)

Filha de Cícero e irmã de Isaías, Josué e Caetano. Mora no cortiço.

Belmira (Juliana Lohmann)

Filha mais nova de Arlindo e Miquelina. Tímida e atrapalhada, é o patinho feio da família. É apaixonada por Nuno.

Davi (Leandro Lima)

Irmão de Dália. Lutou na Segunda Guerra Mundial, onde foi ferido e acabou paralítico. Depois disso, tornou-se um homem amargurado e só conseguiu superar a depressão ao conhecer Aurora.

Etelvino (Glicério do Rosário)

Operário da Fundição Hauser.

Isaías (Land Vieira)

Filho de Cícero e irmão de Lindinha, Josué e Caetano. Trabalhou por um tempo como motorista de Ernest e Iolanda.

Artur (Ícaro Silva)

Artista muito talentoso, é amigo de Viktor. Trabalha na livraria. Apaixonado por Laura.

Cristina (Giovanna Ewbank)

Corista no Cabaré Pacheco Leão. É bonita, talentosa e um pouco avoada.

Zilda (Aninha Lima)

Corista no Cabaré Pacheco Leão.

Elisa (Guta Ruiz)

Corista no Cabaré Pacheco Leão.

Nuno (Renato Goés)

Rapaz muito competente e dedicado, trabalhou como assistente de Venceslau na Fundição Hauser. Foi forçado e pedir demissão e conseguiu emprego como contador no cabaré.

Serena Fox (Simone Gutierrez)

Vedete no Cabaré Pacheco Leão. É gordinha e muito bem resolvida com seu corpo. É adorada pelo público masculino do cabaré. Tem um caso com Arlindinho.

Zefinha (Cristiane Amorim)

Prima de Amélia, veio do nordeste para o Rio de Janeiro com o sonho de subir na vida. Tenta de todo jeito esconder suas origens nordestinas.

Jampa (Fabio Yoshihara)

Monge do templo Padma Ling. Muito sábio, tem um vasto conhecimento sobre astrologia.

Josias (Adelio Lima)

Trabalha na Fundição Hauser como encarregado, coordenando os operários. Segue à risca as ordens dos patrões.

Curió (Michel Gomes)

Operário da Fundição Hauser.

Rigpa (Adriano Bolshi)

Monge do templo Padma Ling. Gordinho, engraçado e afetuoso, é o cozinheiro do templo.

Cícero (Jorge Maya)

Ex-motorista de Ernest, sempre foi muito fiel ao patrão. Depois de se aposentar, comprou o bar frequentado pelos operários da fundição e trabalha lá. É pai de Isaías, Lindinha, Jousé e Caetano.

Mama Francesca (Norma Blum)

Italiana, é a mãe de Toni. Vive com o filho no cortiço. É grande amiga de Apolônio.

Pilar (Silvia Salgado)

É a elegante vendedora da joalheria Hauser. Mora na pensão de Dona Conceição. Fingia ser amiga de Sílvia a mando de Manfred.

Benito (Anthero Montenegro)

Membro do movimento integralista, obedece ordens de Manfred.

Margarida (Maria Gal)

Lavadeira, vive no cortiço e está sempre fofocando sobre o que acontece com os vizinhos.

Dr. Rubens (Marcos Damigo)

Médico que atende a população pobre que mora no cortiço. Faz o tratamento com Davi para que ele possa voltar a andar.

Rosa (Karine Carvalho)

Lavadeira, vive no cortiço e está sempre fofocando sobre o que acontece com os vizinhos.

Josué (Alexandre Rodrigues)

Motorista na casa de Ernest. Filho de Cícero e irmão de Lindinha, Isaías e Caetano.

Julieta (Bia Guedes)

Trabalhou muitos anos como empregada na mansão de Ernest. Vive no cortiço e é amiga de infância de Iolanda.

Dr. Moacir (Márcio Ehrlich)

Advogado de confiança de Ernest e Manfred.

Dr. Silveira (Gustavo Trestini)

Advogado que defende as causas dos moradores do cortiço.

Peteleco (João Fernandes)

Menino órfão, era explorado em uma carvoaria controlada por integralistas. Conseguiu fugir e chegar à cidade.

Norbu (Adriano Alves)

Vive no mosteiro Padma Ling, onde estuda para ser monge budista. Ao conhecer Pérola, torna-se amigo e confidente da menina.

Caetano (Max Lima)

Melhor amigo de Pérola, jogam futebol sempre que podem. Filho de Cícero, é irmão mais novo de Lindinha Josué e Isaías.

Tavinho (Xande Valois)

Órfão, foi adotado de maneira discreta e misteriosa por Laura e Valter para suprir a perda de Eurico. Tem que lidar com a rejeição do pai adotivo e o desprezo de Décio, seu irmão mais velho. É o filho desaparecido de Toni e Gaia.

Leia também:
Joia Rara: Uma história de uma paixão proibida

Veja também