Império: Quem é quem

Principais personagens

José Alfredo de Medeiros (Alexandre Nero)

O Comendador (como é conhecido por todos) é dono de um verdadeiro Império – a rede de lojas Império Jóias. Frio e certeiro nas decisões da sua vida pessoal e nos negócios, é um homem de temperamento difícil. Vive às turras com a esposa e filhos – menos com Maria Clara, a filha do meio. Só usa preto e esconde um passado cheio de mistérios e surpresas.

Maria Marta Medeiros (Lilia Cabral)

É conhecida como a Rainha do Exílio e alimenta um grande amor por seu marido, José Alfredo, mesmo sabendo que o relacionamento entre eles já acabou há tempos. Capaz de fazer tudo para conseguir seus objetivos. Para defender seus filhos (principalmente o mais velho, José Pedro), Maria Marta abrirá guerra contra o Comendador para reconquistar tudo que deseja.

José Pedro (Caio Blat)

É o filho mais velho do Comendador e casado com Danielle – uma ex-moça do tempo. Ambicioso, quer mostrar ao pai que merece ser seu escolhido e capaz de sucedê-lo à frente do Império. Com a ajuda da mãe (que o tem como predileto) será capaz de tudo para conquistar aquilo que mais deseja: poder. Mas suas decisões nos negócios da empresa – nem sempre acertadas – comprometem sua reputação junto ao Comendador.

Danielle (Maria Ribeiro)

Esposa de José Pedro, é fútil, consumista e gastadeira. Se vale de muito carinho e sexo para administrar os constantes estresses do marido referentes aos problemas de sucessão do Comendador. É mãe de Bruna, filha de um relacionamento anterior, e que José Pedro cria como se fosse pai. Vive às turras com Maria Marta, que a vê como um obstáculo para o triunfo do filho nos negócios.

Bruna (Kiria Malheiros)

Filha de Danielle, adotada por José Pedro quando ele se casou com sua mãe. Bonita e sem papas na língua, convive com as constantes lições de moral da mãe de seu padrasto, Maria Marta.

Maria Clara (Andreia Horta)

A filha do meio (e preferida) do Comendador é independente e decidida. Começou a trabalhar muito cedo e se tornou uma reconhecida designer de joias. Tem um carinho e amor muito grande pelo pai, o que causa muitas vezes ciúme em sua mãe. Noiva do chef de cozinha Enrico.

João Lucas (Daniel Rocha)

O filho mais novo é o irresponsável da família. Viu seus irmãos crescerem à sombra dos pais, recebendo todo o carinho e preferência de ambos. A rejeição que sente por aquilo que acredita ser indiferença é muito forte e se expressa através de uma revolta exacerbada. João Lucas é um caso extremo de rebeldia sem causa.

Cristina (Leandra Leal)

Filha de Eliane, carrega a grande dúvida sobre se é ou não filha de José Alfredo (irmão de Evaldo, aquele que achava ser seu pai). Leva uma vida humilde e repleta de obstáculos, mas não se deixa abater e luta para superar todos os desafios. Vive sob os olhares atentos e ambiciosos de sua tia Cora.

Elivaldo (Rafael Losso)

Filho de Eliane e (filho legítimo) de Evaldo. Nunca teve grandes ambições na vida e sempre foi fonte de preocupações para sua mãe e, posteriormente, para Cristina, sua irmã. Teve um caso amoroso com Tuane que, após ter um filho fruto desse relacionamento, abandonou a criança com ele.

Eliane (Malu Galli)


Com o passar dos anos, carrega a culpa de não ter seguido seu grande amor e por ter sido influenciada por sua irmã Cora. Viúva, essa profunda tristeza a faz ser amargurada com a vida e uma pessoa extremamente doente. Se preocupa e batalha pelo futuro de seus filhos, mas nada apaga os sentimentos sobre suas escolhas no passado.

Cora (Drica Moraes)

O tempo passou e a amargura de Cora apenas aumentou, assim como sua ambição e seu relacionamento de posse e manipulação frente à família. Depois que descobre que José Alfredo se tornou um homem milionário, mantém a ideia fixa de tirar proveito disso a qualquer custo, mesmo que para conseguir passe por cima dos sentimentos das pessoas que convivem com ela.

Victor (Adriano Alves)

Filho de Elivaldo e Tuane, é uma criança adorável e muito carinhoso com o pai e a tia, Cristina. Apesar de ter sido abandonado, se torna extremamente curioso quando conhece a mãe e passa a querer saber melhor quem é ela.

Fernando (Erom Cordeiro)

Advogado e namorado de Cristina. Já se conhecem há anos e namoram há quase tanto tempo. É completamente apaixonado por Cristina e está sempre ao seu lado para apoiá-la e ajudá-la nos momentos difíceis.

Tuane (Nanda Costa)

Engravidou ainda jovem de Elivaldo e, mesmo tendo decidido ter o filho, foi capaz de abandoná-lo com o pai assim que a criança nasceu. Ambiciosa, retorna casada com um homem mais velho e cheio da grana para tentar recuperar a guarda de Victor, seu filho.

Reginaldo (Flávio Galvão)

Extremamente ciumento e possessivo, sabe que tem Tuane nas mãos graças a seu dinheiro e poder. Vai ajudá-la na disputa pela guarda do seu filho, Victor. Mas tudo tem seu preço, e Tuane sabe bem disso. Esconde uma história obscura em seu passado.

Xana Summer (Ailton Graça)

Dono do salão de beleza onde as moças de Santa Teresa batem ponto, é amigo e conselheiro de todos que o rodeiam. Sempre amável, carinhoso, mas também muito sincero. Dá duro o ano todo para fazer a alegria das crianças da comunidade no dia de Cosme e Damião. É fã de carteirinha de Donna Summer.

Josué (Roberto Birindelli)

Após diversas provas de lealdade, é contratado oficialmente por José Alfredo. Piloto de helicóptero, segurança, investigador privado, entre outras funções, Josué é fiel ao homem que lhe paga um excelente salário e não vê problema nenhum em estar à disposição dele dia e noite. Tem um caso com Helena, a amiga fiel de Maria Marta.

Helena Abrantes (Julia Fajardo)

Melhor amiga e dama de companhia de Maria Marta. É fina, chique, antenada, mas discreta. Tem um caso amoroso com Josué – o verdadeiro ponto fraco de sua discrição. Convive com o mau humor do Comendador, que não a tolera.

Silviano (Othon Bastos)

Mordomo e homem de confiança de Maria Marta, por quem possui verdadeira adoração. É extremamente discreto e totalmente fiel a sua patroa. Dá um valor extremo a sua profissão e trata de valorizá-la ainda mais no dia a dia, servindo aos patrões com requinte e pompa, tal qual um serviçal inglês do início do século XIX.

Maria Isis (Marina Ruy Barbosa)

Linda, jovem e extremamente frágil. Possui um amor sincero pelo Comendador, com quem vive um caso amoroso. Porém se vê dividida entre a fidelidade que tem a sua família – verdadeiros aproveitadores que a usam para sugar dinheiro de José Alfredo – e seus sentimentos frente ao homem que ama.

Magnólia (Zezé Polessa)

Mãe de Maria Isis. Interesseira, aproveitadora, sem qualquer noção de ética, capaz de explorar ao extremo a filha – tudo isso para não ter de trabalhar nem ganhar a própria vida. Tem no marido Severo um cúmplice à altura. Os dois são tão ruins que se bastam… Mas ainda contam com a ajuda do filho Robertão, que é bonitão, mas tão ordinário quanto os pais.

Severo (Tato Gabus Mendes)

Pai de Maria Isis e cúmplice fiel nas armações mais absurdas de sua esposa, Magnólia. É menos duro com a filha que a mulher, mas como faz o que Magnólia quer, sempre acaba magoando Maria Isis.

Robertão (Rômulo Neto)

Filho de Magnólia e Severo, irmão de Maria Isis. O que tem de bonito tem de ordinário. Preguiçoso, é do tipo “à toa” que só quer aproveitar a vida e viver às custas do dinheiro que Maria Isis ganha do Comendador.

Téo Pereira (Paulo Betti)

Maldoso e ferino, destila todo seu veneno nas notícias que publica em seu blog. Não é muito amante da verdade, por isso de vez em quando apela para o “segundo me contaram” e publica uma notícia mentirosa – razão dos vários processos a que responde. Persegue figuras públicas e da sociedade, e quando cisma com alguém… Sai de baixo!

Cláudio Bolgari (José Mayer)

Badalado cerimonialista da sociedade carioca, sendo o mais requisitado de todos os profissionais do gênero. Cobra caríssimo por esse tipo de serviço! É casado com Beatriz e pai de Enrico e Bianca, com quem forma uma família feliz e perfeita (ou quase perfeita)

Enrico Bolgari (Joaquim Lopes)

Filho de Cláudio e Beatriz, criado para ser um homem fino e muito bem preparado. É dono de um restaurante que leva seu nome e que se tornou o ponto de encontro preferido dos ricos e antenados. É noivo de Maria Clara.

Vicente Ferreira da Silva (Rafael Cardoso)

É um mestre do improviso quando está na cozinha fazendo aquilo que mais gosta: cozinhar! Foi obrigado a sair do Rio de Janeiro ainda criança, mas prometeu a sua namoradinha da época, Cristina, que retornaria à Cidade Maravilhosa para dar continuidade a esse amor infantil que teve que deixar no passado.

Juliane (Cris Vianna)

Conhecida como Juju Popular, nos tempos em que era rainha de bateria de escola de samba, Juliane abandonou tudo quando se apaixonou por Orville. É batalhadora e decidida e, hoje, forma uma família ao lado do marido artista plástico e do filho do casal.

Orville Neto (Paulo Rocha)

Pintor de prestígio, casado com Juliane e pai de Orville Junior. Apesar de ter prestígio com suas telas, é reconhecimento mesmo por ser um falsificador de quadros – apesar de sua família não saber dessa atividade escusa.

Beatriz Bolgari (Suzy Rêgo)

Esposa de Cláudio Bolgari e mãe de Enrico e Bianca. Fina, antenada e completamente devotada ao marido, quem considera o homem perfeito, mesmo com uma particularidade especial. Para ela, não existe marido melhor que Cláudio, quem ama com todas as suas forças.

Bianca (Juliana Boller)

Filha de Cláudio Bolgari e Beatriz, irmã de Enrico. Uma jovem amável, mas reclusa. Não tem muitas amigas, vive para a faculdade e o convívio com os pais. Será um pilar de apoio aos pais, quando o mundo deles ruir diante de todos.

Merival Porto (Roberto Pirillo)

Advogado e proprietário do escritório que atua com exclusividade para a Império Joias e o Comendador. Homem elegante e profissional de êxito, sendo sinônimo de causas ganhas.

Carmen Godinho (Ana Carolina Dias)

Advogada de porta de cadeia que ajuda Orville Neto quando esse se vê às voltas com o escândalo de falsificação. Mulher ardilosa que não mede esforços para conseguir tudo o que quer. De caráter pouco confiável, mas extremamente segura nas suas decisões.

Naná (Viviane Araújo)

Manicure e confidente de Xana no salão. Forma com ele quase que uma dupla dinâmica.

Érika (Letícia Birkheuer)

Natural de Santa Catarina, está no Rio para ganhar a vida como jornalista. Aprendiz de Téo Pereira, não consegue suportar sua falta de ética e seus vícios. Mas, no fundo, nutre pelo patrão uma amizade verdadeira, talvez a única que ele conheça.

Leonardo (Klebber Toledo)

Ator que não consegue êxito em sua profissão, mas que está prestes a ficar conhecido por conta de um escândalo no qual é envolvido por Téo Pereira.

Du (Josie Pessoa)

Eduarda, ou simplesmente Du, apesar de ser mulher e bastante feminina, mais parece um amigo homem de João Lucas. É o “parceiro” de todas as horas, seja no video game, no volante do carro em alta velocidade ou na hora de livrar a cara dele nas enrascadas em que se mete.

Lorraine (Dani Barros)

Moradora de uma comunidade carente, à beira da estrada, vê seu irmão ser atropelado e decide tirar proveito disso. Mas se mete com gente ardilosa, capaz de tudo. É ambiciosa, mas completamente ignorante.

Ismael (Jonas Torres)

O catador de lixo é ex-marido de Lorraine e seu freio ético. Extremamente honesto, está sempre atrás da ex para ajudá-la a sair das enrascadas e na esperança de voltarem a se entender de novo.

Domingos Salvador (Paulo Vilhena)

Um rapaz perturbado, presidiário e que extravasa seus demônios na pintura. Um ser extremamente misterioso, mas também perigoso.

Brigel (Leanddro Rocha)

Motorista de Maria Marta e homem de confiança de Josué.

Antonio (Lucci Ferreira)

Maitre do restaurante de Enrico. Confidente do patrão.

Kelly (Lidi Lisboa)

Confidente de Maria Isis e pessoa de confiança de José Alfredo.

José Alfredo de Medeiros (1ª fase) (Chay Suede)

Aventureiro e sonhador, o jovem José Alfredo chega do interior querendo mudar de vida. As consequências de um amor proibido o fazem conhecer um homem misterioso que mudará sua vida para sempre.

Maria Marta Medeiros (1ª fase) (Adriana Birolli)

Descende de uma decadente família aristocrática do Rio de Janeiro. Recém-separada, descobre que perdeu tudo (menos sua pompa). O acaso, ou o destino, colocará em seu caminho o homem que se tornará seu novo amor e marido e que será responsável por lhe devolver o status, prestígio e dinheiro que havia perdido.

Eliane (1ª fase) (Vanessa Giácomo)

Esposa de Evaldo, vive um casamento morno com o marido. Não que não exista amor, e que ele não seja um bom marido para ela. Apenas o que lhe é oferecido não supre sua principal característica: ser desvairadamente romântica. Vive sob os olhares controladores de sua irmã Cora, mas tudo muda com a chegada de seu cunhado José Alfredo.

Cora (1ª fase) (Marjorie Estiano)

Maledicente, fofoqueira e – quando encontra pela frente alguém mais fraco como é o caso de Eliane – manipuladora, Cora se ocupa da vida de todos e só não vê defeitos em si mesma. Não suporta ver a irmã feliz e livre de sua influência. É capaz das maiores maldades para que tudo saia conforme seus desejos ambiciosos.

Josué (1ª fase) (Alejandro Claveaux)

Piloto de helicóptero. Conhece José Alfredo em suas idas ao Monte e se torna mais que um amigo, vira o homem de confiança do jovem.

Evaldo (1ª fase) (Thiago Martins)

Irmão de José Alfredo e marido de Eliane. Homem simples, trabalhador e muito sério. Ama (da sua maneira) a esposa, apesar desse sentimento não completá-la da forma que ela sempre quis. Não vivem em luxo, mas também não deixa faltar nada em casa – nem a Eliane, nem a sua cunhada, Cora.

Sebastião Ferreira (1ª fase) (Reginaldo Faria)

Homem misterioso que surge na vida de José Alfredo num momento difícil e de grande decepção. Torna-se tão importante que é capaz de mudar radicalmente a vida do jovem e apontá-lo para o caminho que o tornará o homem poderoso que é nos dias atuais.

Maria Joaquina (1ª fase) (Regina Duarte)

Bonita, pragmática e decidida. Mora em Zurique, onde comanda uma empresa especializada na compra de diamantes. Possui um passado misterioso com Sebastião e, assim como ele, também se tornará importante e responsável por aquilo que José Alfredo é nos dias atuais.

Leia também:
Império: Sinopse da novela

Veja também