Fina Estampa

Última atualização: 02/02/2017 às 11:29


A distância entre a aparência e o caráter

Fina Estampa mostra as desventuras das personalidades únicas e díspares de Tereza Cristina de Velmont (Christiane Torloni) e Griselda Pereira (Lília Cabral).
Mulheres atuais, fortes e determinadas, as duas são moradoras da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, e têm experiências de vida parecidas baseadas em valores completamente opostos. Entretanto, o mundo das duas se cruza e muda completamente de perspectiva quando a faz-tudo Griselda é contemplada pela sorte.
Na trama está o drama de Griselda Pereira, uma mulher simples e sem vaidades, que sustenta a família fazendo pequenos reparos domésticos na vizinhança. Porém, depois de anos fazendo suas apostas diariamente, Griselda ganha R$ 30 milhôes na loteria e passa a sentir as mudanças que o dinheiro provoca em sua vida.
Griselda (Lília Cabral) tem também uma ótima relação com a sua caçula Maria Amália (Sophie Charlotte). Vaidosa e romântica, a moça é bastante diferente da mãe. Embora tente deixar a “faz-tudo” mais feminina, Amália entende que isto não é parte do cotidiano de Griselda. Fã número um da mãe, que sempre batalhou para sustentar a família, ela também a vê como sua grande companheira.
O mesmo não se pode dizer da relação de Griselda com o filho Antenor (Caio Castro), um jovem ambicioso que morre de vergonha de sua vida humilde. Antenor é o orgulho da mãe, Griselda (Lília Cabral), pois foi o único da família que conseguiu entrar na universidade, graças a uma bolsa. O filho do meio da “ faz tudo” cursa Medicina e não mede esforços para se dar bem e atingir seus objetivos. Faz questão de dizer que quer mudar de vida, ser rico e que não entende o contentamento de todos quando o assunto é a situação financeira da família. Aos poucos, Griselda vai se decepcionando com as atitudes do filho.
Apaixonado por Patrícia Velmont (Adriana Birolli), Antenor teme a sogra Tereza Cristina (Christiane Torloni) e mente sobre suas origens. Para não decepcionar a perua durante um encontro na casa dos Velmont, o futuro médico contrata uma atriz decadente, Mirna Bello (Ângela Viera), para se passar por sua mãe. Antenor tem vergonha do jeito de Griselda e quer que Tereza pense que sua mãe é tão sofisticada quanto ela.
Tereza
Por outro lado, Tereza Cristina Siqueira de Velmont (Christiane Torloni), é esposa do chef de cozinha Renê (Dalton Vigh), por quem é apaixonada. Ao lado dele e de seus dois filhos, Renê Júnior (David Lucas) e Patrícia (Adriana Birolli), tem a vida que julga perfeita. Dona de uma bela casa na Barra da Tijuca e de um invejado prestígio social, a socialite é herdeira da fortuna dos pais e ocupa seu tempo com as mais requintadas formas de gastar dinheiro.
Embora faça parte de sua pose não gostar de subalternos, Tereza não vive sem seu mordomo, Crô (Marcelo Serrado), responsável por cuidar de seu penteado e de seus cachorrinhos. É ele também quem lhe faz companhia nos deslumbrantes eventos que frequenta, como os desfiles da “Fio Carioca”, grife de moda praia de seu irmão, Paulo (Dan Stulbach), e da esposa dele, a estilista Esther (Julia Lemmertz).
A chance de circular pelo mundo de luxo e glamour da família Velmont é o que mantém Crô ao lado de sua patroa. Além disso, o mordomo tolera seu temperamento difícil para garantir os estudos de sua sobrinha Vanessa (Milena Toscano), que recebe uma ajuda financeira da vilã. A jovem frequenta a casa dos Velmont desde criança, pois é uma das melhores amigas de Patrícia. Contudo, os relacionamentos da filha ainda darão muita dor de cabeça para Tereza Cristina. Convencida de que a universitária não sabe escolher suas companhias, a esposa de Renê desconfia ainda mais de Antenor (Caio Castro), namorado da jovem. Precavida, ela avisa: só aceita o rapaz quando conhecer a família dele.
Já o caçula Renê Júnior, conhecido pelos amigos como RJ, dá à mãe outro tipo de preocupação: o rapaz não sai da frente do computador. Tereza Cristina sabe que o filho lhe esconde alguma coisa, mas nem desconfia que ele tenha um perfil falso em sites de relacionamentos pela internet. Com a ajuda do melhor amigo Leonardo (Victor David), vai tentar ganhar fama de conquistador na escola onde estuda.
A novela de Aguinaldo Silva discutirá o que mais pesa nos dias de hoje: o caráter ou a aparência. Fina Estampa tem direção de núcleo e geral de Wolf Maya e direção de Marcelo Travesso, Ary Coslov, Cláudio Boeckel, Marco Rodrigo e Marcus Figueiredo.

Leia também:
Fina Estampa: Personagens

Veja também