Esplendor


Protagonizada por Letícia Spiller e Floriano Peixoto, a trama narra a história de uma mulher com passado misterioso e um homem solitário que redescobre o amor.
No final dos anos 1950, os personagens se encontram na fictícia cidade que leva o nome da novela. Lá vive o industrial milionário Frederico Berger (Floriano Peixoto), um homem assombrado pelas lembranças de uma tragédia do acidente que vitimou sua esposa. Em Esplendor chega a misteriosa Flavia (Letícia Spiler), governanta contratada pelos Berger que vai mudar a vida da família. Na verdade, ela é uma moça bonita e doce que veio do Rio de Janeiro fugida por ser acusada de um crime que não cometeu e acabou assumindo o lugar da verdadeira funcionária.
No casarão em estilo vitoriano onde moram os Berger – apelidado pelos moradores de Esplendor de Vivenda do Sombrio – moram Frederico e seus três filhos. Érica (Thaís Fersoza), a mais velha, é uma jovem ingênua e doce que tenta inutilmente agradar Frederico e sempre se decepciona. Fred (Max Fercondini), o filho do meio, de personalidade rebelde, e Gui (Thiago de Los Reyes) é um garoto arredio e melancólico que desde a morte da mãe não pronuncia uma palavra.
Quem cuida das crianças e do funcionamento da mansão é Adelaide (Cássia Kiss), a irmã mais velha de Frederico. Generosa, ela vive exclusivamente para ajudar o irmão. Quando uma doença rara no coração obriga Adelaide a abandonar seus afazeres para obedecer a uma série de recomendações médicas, Cristóvão Rocha (Murilo Benício), advogado e braço-direito de Frederico, contrata uma governanta para cuidar da casa. A nova governanta dos Berger é Flávia Cristina (Letícia Spiller), uma moça bonita e doce que veio do Rio de Janeiro fugida por ser acusada de um crime que não cometeu.
Flávia conquista todos na Vivenda do Sombrio, inclusive Frederico. O segredo de Flávia passa a correr perigo com a chegada de Bruno a Esplendor, disposto a recuperar o dinheiro que a irmã levou por engano.
Quando a verdade sobre a identidade de Flávia é descoberta, ela é rejeitada por todos. Mais tarde, torna-se a mais bem-sucedida desenhista da fábrica de móveis de Frederico e dá a volta por cima. Mas a reconciliação do casal só ocorre no final da trama, quando também é revelado um segredo sobre o passado trágico do milionário: Elisa era amante de Cristóvão, e os dois planejavam fugir com parte dos seus bens na noite em que Frederico e a mulher sofreram o acidente. Ao descobrir toda a verdade, Frederico consegue superar o trauma pela morte da esposa, e ele e Flávia se entendem de vez.

Principais personagens:

Frederido Berger (Floriano Peixoto)
Adelaide Berger (Cássia Kiss)
Érica Berger (Thaís Fersoza)
Frederico Berger – Fred (Max Fercondini)
Guilherme Berger – Gui (Thiago de Los Reyes)
Cristóvão Rocha (Murilo Benício)
Seu Vicente (Ítalo Rossi)
Caçula (Guga Coelho)
Flávia Cristina Sampaio (Letícia Spiller)
Bruno Sampaio (Caio Blat)
Dino (Henri Castelli)
Flávia Regina (Christine Fernandes)
Hugo Norman (Gracindo Jr.)
Olga Norman (Joana Fomm)
Marisa Norman (Adriana Garambone)
Irene (Zezé Motta)
Sandro (Biju Martins)
Laura Bernardes (Claudia Alencar)
Rodolfo Bernardes (Osmar Prado)
Helena Bernardes (Juliana Knust)
Pablo (Luís Cláudio Junior)
Suzy Mallet (Karine Carvalho)
Cassio (Elísio Lage)
Elisa (Ângela Figueiredo)
Pedro
Augusto Silveira (Luís Guilherme)
Mimi Melodie (Tônia Carrero)

Author: Paulo Antônio
Brasileiro, 73 anos, Jornalista, Especialista em Administração, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Blogueiro.