Duas Caras: Quem é Quem

Adalberto Rangel (Dalton Vigh)
Elegante e discreto, nasceu em Pernambuco e foi vendido ainda criança para Hermógenes, com quem aprendeu a trapacear. Já adulto, casa-se com Maria Paula e rouba dela todos os bens da família. Após aplicar o seu maior golpe, passa por uma cirurgia plástica e muda de rosto, na tentativa de eliminar todos os vínculos com o passado e se transformar em um respeitável empresário da construção civil. Para tanto, assume a identidade de Marconi Ferraço, mas seu jeito esquivo ainda guarda um pouco de sua antiga personalidade.

Maria Paula (Marjorie Estiano)
Filha única de Waldemar e Gabriela, perde os pais aos 18 anos, quando ainda é uma menina ingênua. Abalada, se deixa seduzir pelo forasteiro Adalberto Rangel e acaba se casando com ele. É roubada pelo marido e da história dos dois ficam apenas as lembranças de momentos felizes e o filho Renato, já que o nome e os documentos de seu amado eram falsos. Depois de muito desespero, Maria Paula é obrigada a tomar as rédeas da própria vida e resolve tentar a sorte em São Paulo com suas grandes amigas Jandira e Luciana. Nesta etapa, torna-se uma mulher forte e batalhadora.

Marconi Ferraço (Dalton Vigh)
Respeitável empresário da construção civil, é elegante e discreto. Seu passado é um mistério. Somente Bárbara Carreira sabe que ele nasceu em Pernambuco com o nome de Juvenaldo e foi vendido para Hermógenes, com quem aprendeu a trapacear. Foi batizado de Adalberto Rangel e já adulto, deu um golpe em Maria Paula. Só veio a tornar-se Marconi após passar por uma cirurgia plástica e mudar de rosto, na tentativa de eliminar todos os vínculos com o passado. Seu jeito esquivo ainda guarda um pouco de sua antiga personalidade.

Juvenal Antena (Antônio Fagundes)
Líder e fundador da favela da Portelinha, é ele quem toma partido de tudo que acontece na comunidade. Tem como grande rival Marconi Ferraço, já que não aceita acordo algum para desocupar a área em torno do condomínio de luxo do empresário. Foi casado uma vez sem êxito e, após a morte de sua ex-mulher, descobre que tem uma filha de 20 anos, enfrentando situações difíceis para fazer com que ela aceite morar na favela. Em determinado momento, tem seu poder contestado por Evilásio Caó, filho do carpinteiro e seu grande amigo Misael.

Hermógenes (Tarcísio Meira)
Estelionatário há anos, exerce seu ofício criminoso com maestria por todo Brasil. Em uma de suas viagens, conhece o protagonista ainda menino e decide comprá-lo e transformá-lo em seu comparsa. Com o passar do tempo, é surpreendido ao ser roubado pelo ajudante.

Maria Eva (Letícia Sipller)
Perua da Barra da Tijuca, tem mania de imitar Eva Perón e acha incrível a coincidência de seus nomes. Possui uma vida social intensa e está sempre preocupada em renovar seu guarda-roupa. É casada com Gabriel e mãe de Petrus e Ramona.

Evilásio Caó (Lázaro Ramos)
O verdadeiro herói da novela. Filho de Misael Caó, trabalha na associação dos moradores da favela da Portelinha e é um dos empregados de confiança de Juvenal Antena. Com o tempo, passa a questionar o poder do patrão e se torna um verdadeiro mentor para seu povo. Envolve-se com Júlia, uma menina branca e rica, e se vê diante de situações de preconceito racial e social.

Júlia (Dábora Falabella)
Inteligente e ativa, tem interesse em cinema e culinária. Conhece Evilásio Caó durante a gravação de um documentário na favela da Portelinha e apaixona-se por ele, enfrentando o preconceito da família por se envolver com um homem negro de uma classe social mais baixa. A situação se agrava quando engravida e tem uma criança afro-descendente.

Célia Mara (Renata Sorrah)
Filha do português Manoel de Andrade, é mulher de Antônio e mãe de Clarissa. Mantém um relacionamento extraconjugal com João Pedro e está com ele no momento de sua morte, quando a relação às escondidas é descoberta por todos. Depois do escândalo, é expulsa de casa e torna-se rival de Branca, já que fora amante de seu marido por anos.

Branca (Susana Vieria)
Mulher de requinte, é casada com João Pedro e mãe de Sílvia. Descobre no dia da morte do marido que ele tinha uma amante e por isso trata de se desvencilhar do título de viúva para tocar sua vida adiante. Assume a presidência do conselho da Universidade Pessoa de Moraes, da qual é dona, e a transforma em uma instituição de absoluta excelência. Em determinado momento, sente admiração pelo professor Fernando Macieira e se incomoda com a aproximação entre ele e Célia Mara, que passa a estudar na sua universidade.

João Pedro (Herson Capri)
Homem extremamente culto, é marido de Branca e pai de Silvia. Reitor da Universidade Pessoa de Moraes, vive uma segunda vida amorosa ao lado de Célia Mara, com quem rompeu o noivado anos atrás para se casar com Branca e garantir seu projeto de abrir uma instituição de ensino. Durante uma visita ao circo, é atingido por uma bala perdida e morre ao lado da amante.

Bárbara Carreira (Betty Faria)
Apresentada a Adalberto por Hermógenes quando ainda é prostituta, envolve-se com o protagonista e se torna sua fiel confidente por toda a vida. Tanto assim que é a única a acompanhar a cirurgia plástica do rapaz. Aceita depois o convite para ser governanta da casa do empresário Marconi Ferraço. É também uma mãe conservadora para Heraldo e Fernanda.

Claudius (Caco Ciocler)
Homem bom e honesto. Advogado da família Fonseca do Nascimento, é apaixonado por Maria Paula e alerta a menina inúmeras vezes sobre as falsas intenções de Adalberto Rangel. Decepciona-se quando ela se entrega ao forasteiro, mas não deixa de ampará-la quando é roubada pelo marido. Tenta, em vão, convencê-la a ficar em Passaredo e se casar com ele, sofrendo ao vê-la partir para São Paulo.

Gabriel (Oscar Magrini)
É marido de Eva Duarte, com quem tem dois filhos, Ramona e Petrus. Engenheiro muito competente, se alia a Marconi Ferraço na construção de condomínios de luxo na Barra da Tijuca. É uma pessoa saudável, mas, a certa altura, vai descobrir que tem uma doença cardíaca e que pode sofrer um infarto a qualquer momento.

Misael Caó (Ivan de Almeida)
Pai de Evilásio e irmão de Dona Setembrina. Morador da Portelinha desde a sua fundação, é também amigo e conselheiro de Juvenal Antena, mas nem sempre é ouvido por conta da sua mania de falar a verdade, doa a quem doer. Carpinteiro, faz móveis com presteza e recebe com freqüência encomendas de pessoas refinadas, ainda que sempre dê preferência aos moradores da comunidade.

Dona Setembrina (Chica Xavier)
Zelosa guardiã da cultura afro-descendente, é mãe-de-santo de um terreiro na Portelinha e ama os filhos Zé da Feira e Ezequiel. Por isto, luta contra o alcoolismo do primeiro e sofre por ter sua religião renegada pelo segundo. Muito respeitada na comunidade, principalmente por Juvenal Antena, está também sempre preocupara com a saúde espiritual de seu povo.

Barretinho (Dudu Azevedo)
Também advogado, trabalha no escritório da família, mas não exerce a função com o mesmo afinco do pai. Gosta de se divertir sem maiores compromissos, até conhecer Débora Vieira, ex-namorada de Marconi Ferraço, de quem ficará noivo, para desgosto de sua mãe.

Gioconda (Marília Pera)
É a última dama da sociedade carioca e considerada por todos uma boa pessoa. Só peca por ser dada à fofoca. Tem dois filhos, Júlia e Barretinho, e sonha agora com os netos. No entanto, quando sua caçula der à luz uma criança negra, não esconderá a decepção.

Paulo Barreto (Stênio Garcia)
Advogado formado com muitos méritos, é uma verdadeira fera no Direito, porém corrupto. Possui um vasto patrimônio e tem como um de seus clientes Marconi Ferraço. É pai de Júlia e Barretinho, marido de Gioconda e irmão de Branca.

Fernando Macieira (José Wilker)
Professor muito requisitado, tem preocupação excessiva com a aparência. Foi exilado do Brasil na época da ditadura e viveu na Europa por vários anos, onde se casou com uma sueca e depois ficou viúvo. Com idéias revolucionárias, volta ao país de origem após aceitar o convite de Branca Barreto para fundar uma escola promissora para crianças carentes, braço da Universidade Pessoa de Moraes. Tenta disfarçar, mas é fascinado por Branca. Acaba também despertando o interesse de Célia Mara e se torna objeto de desejo das duas.

Leia também:
Duas Caras: Adalberto é vendido pelo pai aos 10 anos

Author: Paulo Antônio
Brasileiro, 73 anos, Jornalista, Especialista em Administração, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Blogueiro.