Miguel (Murilo Rosa)

Jovem padre, com ares contemporâneos, divide-se entre seus interesses científicos e suas funções sacerdotais. Foi criado por religiosos, pois ficou órfão muito cedo. Enviado a Passaperto pela Igreja para investigar a veracidade do milagre da Virgem de Pedra, viverá um amor intenso por Laura, que vai pôr em dúvida sua vocação.
Laura (Fernanda Vasconcellos)

Foi encontrada quando bebê dentro de uma canoa à deriva no rio Itareré por Ana, que a adotou comoilha. Quando jovem, vai para São Paulo estudar num colégio de freiras, mas retorna a Passaperto para passar férias de verão. Começa um namoro arranjado com Henrique, mas descobre o verdadeiro amor quando conhece Miguel. Linda e corajosa, corre atrás de seus objetivos, mas sem perder a doçura
Henrique (Daniel de Oliveira)

Criado pela avó Cândida após a morte da mãe, Henrique se torna um jovem egoísta e inescrupuloso. Apesar de namorar Laura, sente uma forte atração por sua madrasta, Ana. Verá em Miguel uma ameaça ao seu casamento com Laura e fará de tudo para distanciá-los.
Cândida (Eva Wilma)

Dona de uma fazenda vizinha a de Chico Fernandes, ela é uma mulher prepotente e fria. Fez questão de criar Henrique após a morte da filha e o casamento de Chico Fernandes com Ana. Manipula a vida do neto, procurando uni-lo a Laura para que tenha de volta as terras que agora são de Chico. Só pensa em ter dinheiro e poder
Padre Inácio (Marcos Caruso)

O pároco da cidade é padrinho de Miguel e seu confessor. As portas de sua paróquia estão sempre abertas para os que desejam se confessar ou simplesmente recorrer às palavras acolhedoras do religioso. Conhece cada morador de Passaperto a fundo e é presença garantida em todas as festas e conversas de fim de tarde. Tem muitas virtudes e um defeito gravíssimo: é um péssimo cozinheiro.
Chico Fernandes (José de Abreu)

O fazendeiro de gado é dono das terras que foram de Cândida. Chico é viúvo de Isabel, que morreu alguns meses após dar à luz Henrique. Casou-se de novo com Ana, por quem é apaixonado, porém desenvolveu uma relação de posse com a segunda esposa. Sente-se consternado com a criação de Henrique pela avó Cândida e não concorda com as atitudes do filho. Com Ana, adotou Laura como filha.
Viriato (Lima Duarte)

O prefeito da cidade é um homem que nunca toma partido de nada, a fim de não contrariar todo tipo de eleitorado. Para ele, tanto faz ponte ou milagre: vai apoiar o projeto que lhe trouxer mais vantagens. É cheio de lábia, amigo de todos, manipulador e mestre em usar a enrolação. Na rua, se mostra bem autoritário, mas dentro de casa quem manda é a mulher, Magnólia. Tem duas filhas: Eulália e Florinda.
Dona Magnólia (Nívea Maria)

A primeira-dama é a maior fofoqueira de Passaperto. Diante de todos, mantém a pose de beata generosa, mas, na realidade, fala mal e controla a vida de cada habitante da cidade. Casada com o prefeito Viriato e mãe de Eulália e Florinda, é ela quem dita as ordens dentro de casa.
Delegado Trajano (Cássio Gabus Mendes)

O delegado da cidade é viúvo há dez anos e tem três lindas filhas: Guilhermina, Teresa e Maria Augusta. Rigoroso, contrata a governanta Madalena para assumir a educação das adolescentes. Homem bom, só não é trabalhador, já que não há crimes na pacata cidade.
Nezinho (Luiz Carlos Tourinho)

Famoso contador de histórias da cidade, o mineirinho é dono da língua mais afiada do oeste de Minas Gerais. Nunca foi visto comprando nada, pois guarda todas as suas economias debaixo de seu colchão. Mora em um quarto na casa da família de Argemiro e ainda é o sacristão da paróquia.
Ana (Letícia Sabatella)

É uma mulher sonhadora e sensível, que sofre com seu casamento infeliz por causa do ciúme do marido, Chico Fernandes. Sua saúde emocional fica muito abalada, o que a faz ter crises de depressão e ganhar na cidade o título de louca. Sua única alegria é a filha adotiva, Laura, que considera um milagre por ser a concretização de seu sonho da maternidade. Encontra conforto em seu médico Escobar, com quem vive um amor clandestino.
Eulália (Aninha Lima)

Uma mulher sem frescuras e quase nenhuma vaidade, é muito eficiente ao cuidar dos interesses da família. Filha do prefeito Viriato e de Dona Magnólia, ajuda o pai na administração das finanças da prefeitura.
Florinda (Grazi Massafera)

Filha caçula do prefeito Viriato, tem como grande sonho se casar. Justamente por este desejo, vive em conflito com Eulália, pois o pai já disse que só a deixará subir ao altar depois de sua irmã mais velha. Tem uma atração especial por rapazes da cidade grande. O primeiro a despertar sua atenção é Miguel, mas se encanta mesmo pelo galanteador jornalista Ciro Feijó.
Guilhermina (Camila Rodrigues)

Romântica e sonhadora, a filha mais velha do delegado Trajano está sempre acompanhada dos amigos em aventuras. Assim como suas irmãs, dribla as severas ordens do pai com facilidade. Lídio será sua grande paixão.
Tereza (Fernanda Paes Leme)

Seu pai, o delegado Trajano, nem imagina que a fama de Teresa é a de maior beijoqueira de Passaperto. Sua filosofia é a de que a vida é muito curta para se desperdiçar um beijo. Viverá um romance tumultuado com Diogo.
Maria Augusta (Bruna Marquezine)

A filha mais nova do delegado Trajano está naquela idade entre as molecagens de criança e as novidades da juventude. Por isso, como toda jovem no começo da adolescência, passa por uma série de dúvidas e inseguranças típicas dessa fase. Dará trabalho ao pai, que às vezes não sabe como lidar com a mocinha.
Argemiro (Emílio Orciollo Neto)

É dono da pensão e do único armazém que vende tudo e é o ponto de encontro de Passaperto. Filho de Alcebíades, é o orgulho da mãe e trabalha dobrado por causa da preguiça do pai. Apaixona-se por Florinda, a filha do prefeito, mas, por ser muito tímido, não consegue se declarar.
Leia também:
Desejo Proibido: Uma crônica dos anos 30