Caminhos do Coração: Quem é Quem
MARIA (Bianca Rinaldi)
Protagonista da novela. Filha adotiva de Ana Luz e Pepe. Trabalha no Circo Don Pepe fazendo acrobacias. Sua vida vira um turbilhão da noite para o dia, quando descobre que há um mistério em torno de seu nascimento e é incriminada pela morte do pai, que não chegou a conhecer. Maria se torna foragida da justiça e tem que desvendar uma trama que envolve o Projeto DNA, criado na Clínica de Reprodução Humana Progênese, no Guarujá, litoral de São Paulo.
ANA LUZ (Fafá de Belém)
Mãe de criação de Maria. Artista poderosa, Ana é a apresentadora do Circo Don Pepe e tem sempre um papel de destaque nos espetáculos organizados por seu marido, Pepe, por quem é apaixonada. Todos no circo encontram em Ana apoio e equilíbrio nos momentos mais difíceis. Ana será a responsável por grandes descobertas ao longo da história.
PEPE (Perfeito Fortuna)
Pai de criação de Maria. Pepe é devoto da alegria e é assim que cria os espetáculos do Circo Don Pepe. Ao lado de Ana Luz, vai transformar o circo em uma grande escola, onde jovens poderão desenvolver seus talentos. Fica ao lado da filha quando ela começa a ter problemas com a polícia.
FERNANDO (Théo Becker)
Acrobata, trapezista e atirador de facas do circo. Fernando é o primeiro amor de Maria. Ele a perde porque não resiste à tentação de ficar com Esmeralda. Seu grande problema é que não consegue ter apenas uma mulher.
ESMERALDA (Lana Rodes)
É ajudante do mágico, além de ser a mulher em quem Noé atira facas. Seus números de canto e dança fazem sucesso. Faz números com Fernando no trapézio. Sofre porque se apaixona por Fernando e logo desconfia que ele a trai.
NOÉ (Fernando Pavão)
Mágico, atirador de facas, acrobata e trapezista. Faz números de dança acrobática, primeiro com Maria e depois com Esmeralda. Noé guarda um segredo: fugiu da prisão e se esconde no Circo Don Pepe como artista.
GRAZIELA (Gabryela Moreira)
Filha adolescente de Noé. É bailarina e se apaixona por Gudi.
MARISA (Marina Miranda)
Mãe de Bento e Gudi. É vendedora da barraca de feira que fica em frente ao circo. Vende pastéis, pipoca, churros etc. É também uma grande cantora e arrasa toda vez que se apresenta no circo.
BENÉ (Déo Garcez)
Seu nome é Benedito, mas é conhecido como Bené. Filho de Marisa. Muito alegre, é homossexual assumido, o que às vezes o faz ser vítima de preconceito. Tem alma de artista como os pais, mas quer seguir uma profissão diferente. Está se formando na faculdade.
GUDI (Toni Garrido)
Seu nome é Gustavo, mas ele é conhecido como o grande palhaço Gudigrude. É parceiro e amigo de Pepe, com quem apresenta vários números. Também ajuda o palhaço a organizar a escola do circo. Apaixona-se por Graziela e passa a ter conflitos com seu grande amigo Noé, pai da bailarina.
JUANITA (Anna Markun)
Sobrinha de Pepito e amiga de Maria. Juanita cospe fogo, faz acrobacia em tecido e envolve-se em várias tramas do Circo Don Pepe.
DR. CARVALHO (Rocco Pitanga)
Advogado amigo de Bené, que vai ser contratado para defender Maria.
ERIC (Tuca Andrada)
Homem ambicioso e sem escrúpulos. Recebe ordens do mandante secreto pela internet. Perseguidor implacável dos heróis e crianças. É casado com Helga e desconfia que ela o trai. Aos poucos vai descobrir tudo sobre o Projeto DNA.
HELGA (Preta Gil)
Casada com Eric. É a grande vilã. Tem péssimo caráter e é cúmplice dos crimes dele, apesar de ter medo de ser pega. Insegura, perigosa e falsa, seduz Ramon, irmão de seu marido. Gosta de se sentir poderosa e joga os irmãos um contra o outro.
RAMON (Alexandre Barilari): Irmão de Eric. Bandido, assaltante, ladrão. Tem péssimo caráter e é um tipo perigoso que segue as ordens do misterioso mandante dos crimes. Deixa-se seduzir por Helga e a partir daí começa a ter conflitos com seu irmão.
MARCELO (Leonardo Vieira)
Protagonista da novela. Pai de Tatiana, filho de Dalva e irmão de Beto. É policial federal dedicado, que perde a mulher, Mabel, assassinada. Fica interessado em Maria quando a conhece. Também é ele quem desvendará importantes segredos relacionados ao Projeto DNA. É competente em suas investigações e usa seu talento para tentar descobrir a identidade do mandante dos assassinatos.
TATIANA (Letícia Medina)
Filha de Marcelo e Mabel e neta de Dalva. Consegue mover coisas à distância usando apenas o poder do pensamento. Adora a família e fica muito assustada depois que sua mãe morre. Não consegue controlar seus poderes, por isso as coisas se quebram e objetos se movem quando ela fica nervosa.
MABEL (Sabrina Greve – participação no primeiro capítulo)
Primeira mulher de Marcelo. Morre envenenada e deixa órfã a filha Tatiana.
BETO (Felipe Folgosi)
Irmão de Marcelo, detetive particular. Atrapalhado e cômico, está sempre metido em confusões por causa de suas investigações. Apaixona-se por Maria quando a conhece, o que acaba gerando conflitos com Marcelo. Muitas vezes é acionado pela polícia para resolver casos complicados.
DALVA (Ana Rosa)
Mãe de Marcelo e Beto e avó de Tatiana. Adora romances policiais e gosta dar palpites nas investigações dos filhos. Envolve-se em todas as confusões da família.
SÓCRATES Mayer (part. Especial – Walmor Chagas)
Sócrates é um homem que fez a própria fortuna, dono da Progênese, maior rede de hospitais, clínicas e laboratórios do país. Sua grande mágoa é o misterioso desaparecimento, anos atrás, de sua mulher e de sua filha. Tornou-se um homem amargo, cercado de parentes interesseiros. Morre logo nos primeiros capítulos e começam aí os mistérios da novela.
ARISTÓTELES (André di Biase)
Irmão de Sócrates e pai de Danilo, Rodrigo e Antônio. Disputa a herança com a cunhada Irma, pois quer controlar a mansão e ter em suas mãos a direção da Progênese. Vive com medo de ser assassinado. Sempre dependeu de Sócrates para tudo e nutre uma mistura de amor e ódio doentio pela cunhada.
DANILO (Cláudio Heinrich)
Filho de Aristóteles. É homossexual, mas esconde a opção da família e dos colegas de trabalho. Ambicioso, também quer o controle da Progênese. Tem uma grande rivalidade com seu irmão Rodrigo. É um dos suspeitos de ser o mandante dos crimes.
RODRIGO (Angelo Paes Leme)
Filho de Aristóteles. É apaixonado pelas mulheres. Interessa-se por Lucia, namorada de fachada de Danilo, e também desperta paixão na empregada, Célia, e na secretária da Progênese, Amália. Disputa o poder na Progênese com sua família e é suspeito de ser o mandante dos crimes.
ANTONIO (Paulo Nigro)
Filho de Aristóteles. É atleta e não está nem aí para a empresa. Desperta paixão em Graziela. Também está na lista de suspeitos, mas tem poucas chances de ser o mandante. É o melhor amigo de Paola, que é apaixonada por ele, mas apaixona-se por Janete. Por isso, enfrenta a ira da amiga e também muitos obstáculos para ficar com seu grande amor.
PLATÃO (Ricardo Petraglia)
Irmão de Sócrates e Aristóteles, marido de Irma e pai de Regina e Cleo. Tem espírito bonachão. Sofre quando o irmão morre e parece ser o menos interessado na herança. Tenta apaziguar os ânimos na mansão. Sofre nas mãos de Irma, que tem um temperamento oposto ao dele. Morre em um misterioso acidente pouco depois de descobrir que Aristóteles está interessado em sua mulher.
IRMA (Patricya Travassos)
Cunhada de Sócrates e esposa de Platão. Mãe de Regina e Cleo. É uma das herdeiras da fortuna e uma das maiores suspeitas de ser o cérebro criminoso. Gosta de dinheiro e poder e quer controlar a fortuna da Progênese. Disputa a herança com o cunhado, em quem coloca apelidos engraçados. Tenta manipular as pessoas para conseguir o que quer.
REGINA (Rafaela Mandelli)
Filha de Platão e Irma. A estudante de física se apaixona pelo primo Danilo mesmo sabendo que ele é homossexual. Também é suspeita de ser mandante dos crimes, já que é uma das herdeiras.
CLEO (Gisele Policarpo)
Filha de Platão e Irma. Estudante de Filosofia, que adora ler e falar poesias. Torna-se grande amiga de Bené e desperta a paixão do motorista Batista. Também é suspeita de estar envolvida nos crimes.
CÉLIA (Thaís Fersoza)
Empregada da mansão do Morumbi. De família humilde, veio para São Paulo para trabalhar e ainda tem sotaque nordestino. Deixa Irma achar que pode usá-la para espionar os membros da casa.
BATISTA (Taumaturgo Ferreira)
Motorista da mansão. Se interessa por Cleo, filha da patroa, e vive atrás dela sem se importar de ser rejeitado. Está sempre com ares de galã falando galanteios para as mulheres ao seu redor.
AMÁLIA (Mônica Carvalho)
Secretária da Progênese. Está diretamente em contato com todas as pessoas da família Mayer. É o braço direito de Irma e tem graves defeitos de caráter. Apaixonada por Rodrigo.
CASSANDRA (Angelina Muniz)
Sócia minoritária da Clínica de Reprodução Humana Progênese. Ficará “viúva de marido sumido” com o desaparecimento de Josias nos primeiros capítulos. Está na lista dos suspeitos porque o escândalo da mutação genética seria um golpe em seus negócios. Os próprios filhos desconfiam dela.
JANETE (Liliana Castro)
Filha de Cassandra. Sócia da Progênese. Acompanha a tentativa de abafar a história dos mutantes. Não sabe que ela mesma é um deles. Ela tem o poder da clarividência, que vai ajudá-la em vários momentos. É amiga de Regina e Cleo e namora Toni.
LUCAS (Jean Fercondini)
Filho de Cassandra e irmão de Janete. É um dos mutantes e tem o poder de ouvir pensamentos. Se envolve com a modelo Glória, que acha que ele é pobre.
JOSIAS (Paulo Gorgulho – participação especial)
Marido de Cassandra. Desaparece no início da novela. Seu sumiço levanta suspeitas, principalmente sobre Cassandra. Seus filhos Lucas e Janete também nasceram na Clínica Progênese.
MAURO (Sebastião Vasconcelos)
Pai de Cassandra e avô de Janete. Muda completamente seu estilo de vida depois que conhece Simone. Passa da depressão à mais pura alegria de viver. Não sabe que Simone tem pouco tempo de vida.
SIMONE (Helena Xavier)
Viúva e dona da pensão. Descobre que está em estado terminal, mas esconde isso de todo mundo. Não se deixa abater e mantém o alto astral. Envolve-se em grandes confusões por ser amiga de várias pessoas. Muda a vida de Mauro, além de ser o ombro amigo das moças que alugam os quartos em sua pensão.
LÚCIA (Fernanda Nobre)
Fugiu da cidade onde morava, porque abandonou o noivo no altar. Esconde-se da família na pensão de Simone. Faz bicos para sobreviver como recepcionista até que consegue um “emprego de noiva” de Danilo, que quer esconder de sua família sua opção sexual.
GLÓRIA (Karina Bacchi)
Modelo míope que não gosta de usar óculos por pura vaidade, o que faz com que tropece ou faça besteiras com freqüência: dá encontrões nas pessoas, erra a porta etc. Apesar disso, é uma pessoa adorável. Desperta o interesse do dono da agência de modelos.
PAOLA (Natasha Haydt)
Descobre que ama seu grande amigo Antonio, quando ele começa a namorar Janete, que é mais bonita e mais rica do que ela.
MATOSO (Jorge Pontual)
Dono da agência de modelos. Se interessa por Glória.
BIANCA (Nanda Ziegler)
Booker da agência de modelos. É apaixonada por Matoso, que prefere não misturar as coisas. Sofre secretamente com seu amor platônico.
TAVEIRA (Gabriel Braga Nunes)
Delegado de polícia. Persegue os heróis Marcelo e Maria e, depois, Noé. Filho de um ladrão, é um perseguidor implacável. Seu senso de justiça é o cumprimento das ordens judiciais. Tem dificuldade em acreditar no Projeto DNA.
ERNESTO (André Segatti)
Trabalha com Taveira. Ao contrário de seu chefe tem um senso de justiça que vai além do mero cumprimento da lei. Em alguns momentos faz vista grossa para a fuga dos heróis. Apaixona-se por Esmeralda.
DINO (Guilherme Trajano)
Policial. Também trabalha com Taveira. Cruel e corrupto, é um homem perigoso. Odeia Marcelo e será um perigo para as crianças e Célia, com quem vai se envolver.
MICAEL PEDREIRA (Ronnie Arruda)
Chefe de Marcelo na Agência de Investigação da Polícia Federal. Será às vezes cúmplice nas fugas dos heróis depois que perceber que eles são inocentes. É a antítese de Taveira, um perseguidor implacável.
FIGUEIROA (Raimundo Souza – participação especial)
Grande traficante internacional. Será preso por Marcelo. Após um tempo, consegue fugir e persegue o herói.
GUIGA (Eduardo Lago)
Cuida da chácara. Entende tudo sobre flores e plantas. Foi abandonado pela mulher, que o largou por um homem rico. Cuida sozinho de suas filhas Ângela e Clara. É um homem solitário.
ANGELA (Julia Maggessi)
Filha de Guiga. Uma das crianças mutantes. Nasceu com asas, que seu pai sempre corta. No começo, como as asas estão escondidas, todos pensarão que ela é corcunda. Será perseguida por ter nascido diferente das outras crianças.
CLARA (Shaila Arceni)
Filha de Guiga e irmã mais nova de Ângela. Também é mutante e tem poderes de cura. Ama as borboletas e a irmã. Não tem asas, mas gostaria de ter.
ÉRICA (Andrea Avancini)
Professora de Ângela e Clara, desconfia que há algo errado com Ângela quando ela deixa de ir à escola e vai viver cercando a casa de Guiga para ver se descobre algo.
TEÓFILO (Zé Dumont)
Marido de Rosana e pescador. Homem de grande sabedoria popular. Ama o mar e sua família. Sabe que há algo estranho com seus filhos mutantes, Ágata e Aquiles. Desaparecerá misteriosamente de casa, depois de sofrer um naufrágio em alto mar. Perde a memória e passa a viver como mendigo nas ruas de São Paulo.
ROSANA (Maria Ceiça)
Mãe de Aquiles e Ágata e mulher de Teófilo. Quer descobrir qual é o mistério que cerca seus filhos mutantes e para isso vai trabalhar como enfermeira na clínica Progênese. Perde o marido em um misterioso naufrágio.
AQUILES (Sergio Malheiros)
Filho de Rosana e Teófilo. É um dos mutantes. Tem o poder da velocidade e também de regeneração celular, o que faz com que cure rapidamente qualquer ferida em seu corpo.
ÁGATA (Juliana Xavier)
Irmã de Aquiles e filha de Rosana e Teófilo. Também é mutante: tem olhos de águia e consegue enxergar o que nenhum ser humano é capaz de ver.
PACHOLA (André Mattos)
Marido de Altina. Não suporta ter que conviver com Vavá, porque ele é mutante. Acredita que ele não é seu filho por ser um “filhote de lobisomem”. É um vilão que separa Vavá de sua mãe.
ALTINA (Regina Maria Dourado)
Mãe de Vavá e esposa de Pachola. É uma mulher muito doente, mas mesmo assim tenta proteger o filho dos insultos de Pachola. Ama o filho mutante e não tem medo dele. Sofre ao ser separada de Vavá e vai empreender uma busca incansável para reencontrá-lo.
VAVÁ (Cássio Ramos)
Filho de Altina. É o menino-lobo. Ele tem pêlos no corpo, dentes afiados e consegue ouvir e sentir cheiros que outras pessoas não sentem. É abandonado e, por isso, levado para um orfanato. Não consegue ficar muito tempo lá. Foge e passa a viver sozinho escondido numa gruta. Mais tarde será acolhido por Ana Luz no Circo.
JÚLIA ZACCARIAS (Ítala Nandi)
Criadora do Projeto DNA. Não teve pudor de inserir genes de animais no DNA humano para criar mutantes. Sabe do caráter criminoso de seus experimentos, mas acredita que é uma revolucionária.
BEATRIZ (Ana Carbatti)
Médica. Começa a trabalhar na Clínica de Reprodução Progênese e fica surpresa ao descobrir os experimentos da Dra. Júlia. Tem uma visão de medicina oposta à da cientista.
RUTH (Maria Cláudia)
Enfermeira da clínica. Conhece os mistérios que aconteceram por lá, mas não os entende bem. Ao começar a falar demais vai se tornar alvo dos bandidos.
MARLI (Ana Paula Moraes)
Enfermeira da clínica. Apaixona-se por Beto quando ele e Marcelo vão pesquisar a clínica.
CÉSAR (Cássio Scapin)
Advogado, vilão, comparsa da doutora Júlia, ele se torna o diretor da clínica. Divide com a Dra. Júlia o mistério dos mutantes. Será eleito inventariante da fortuna, depois da briga dos herdeiros de Sócrates. É um dos grandes suspeitos de ser o mandante das mortes misteriosas.
DR. WALKER (Lance Henriksen – participação especial)
Americano estudioso dos fenômenos que ocorreram com as crianças e adolescentes com poderes especiais no Brasil. É assassinado por Ramon em Miami. É ele quem dará a pista para Marcelo de que Tatiana e outras crianças se tornaram mutantes por causa de experiências que aconteceram na Clínica de Reprodução Humana Progênese.
Leia também:
Caminhos do Coração: Mutações resultantes de experiências científicas secretas