Cama de Gato: uma história de ambição

Poderoso e infeliz

Por que as pessoas andam tão individualistas, perdendo inclusive a capacidade de amar e enxergar o outro?
Questionamentos como esse levaram as autoras Duca Rachid e Thelma Guedes a escrever a trama da novela das seis, que estreou na Globo no dia 05 de outubro de 2009. O primeiro roteiro original da dupla, que assinou a adaptação de ´O Profeta´, tem supervisão de texto de João Emanuel Carneiro, direção de núcleo de Ricardo Waddington e direção-geral de Amora Mautner.

No folhetim, contemporâneo e ambientado no Rio de Janeiro, Gustavo (Marcos Palmeira) é um perfumista que venceu na vida, mas o poder e a riqueza o transformaram num homem arrogante e infeliz. Logo nos primeiros capítulos, sua vida sofre uma reviravolta, que o faz perder tudo. E só o amor será capaz de devolver a ele os valores humanos que esqueceu ao longo de sua trajetória. A heroína da história é Rose (Camila Pitanga), uma dessas “supermulheres” que trabalham dobrado para criar os filhos, sem perder a garra, a disposição e a alegria. Com sua simplicidade, ela vai mostrar que tem muito mais sabedoria do que Gustavo. É com Rose, que ele vai reaprender a viver e a ser feliz.

A ascensão de Gustavo e a amizade com Alcino

Gustavo Brandão (Marcos Palmeira) conquistou tudo o que queria: tornou-se um rico perfumista, após uma ascensão econômica e social vertiginosa, e casou-se com a mulher por quem era apaixonado desde a adolescência, Verônica (Paola Oliveira), que sempre foi rica, linda e mimada. Ela é filha única de Severo (Paulo Goulart), ex-patrão dos pais de Gustavo, que trabalhavam e moravam na mansão do empresário, quando ele ainda era dono de uma das maiores indústrias químicas do Brasil. Nessa época, o jovem Gustavo sofreu um terrível trauma: seus pais, Julieta (Suely Franco) e Ferdinando (Pedro Paulo Rangel), foram humilhados e postos na rua de maneira implacável, porque o casal de empregados faltou por dois dias ao trabalho, a fim de acompanhar as buscas ao filho que havia se perdido na Floresta da Tijuca.

Na aventura, Gustavo estava acompanhado do inseparável amigo, Alcino (Carmo Dalla Vecchia). Ao se perderem na mata, os garotos foram encontrados pelos bombeiros e recebidos como verdadeiros “heróis sobreviventes”. Mesmo exaustos e famintos, os amigos se divertiram com o assédio da imprensa e se abraçaram para as fotos das primeiras páginas dos jornais. Severo, entretanto, que não gostou nada dessa história, demitiu os pais de Gustavo. Apesar dos apelos de que a família não tinha onde morar e
de que, em vinte anos de trabalho, nunca haviam faltado, o empresário não perdoou. A maneira desumana como foram tratados marcou para sempre a vida de Gustavo, que prometeu que seria um vencedor e nunca mais permitiria que o humilhassem.

Com sacrifício, o jovem se formou em química e, anos mais tarde, tornou-se dono, em sociedade com Alcino, da Aromas, uma das maiores empresas de perfumes e cosméticos de luxo do mercado. O sucesso começou a despontar quando o perfumista criou uma fragrância especial batizada de ´Verônica´, em homenagem à filha de Severo, por quem sempre foi apaixonado. Um tempo depois, quando o ex-patrão de seus pais perdeu tudo o que tinha no jogo, Gustavo comprou a mansão e a fábrica de produtos químicos para ali instalar a Aromas. Bem-estabelecido, casou-se com Verônica e completou sua revanche mantendo Severo, sob rédea curta, como um mero contador de sua empresa.

Dez anos após sua criação, ´Verônica´ é o perfume mais vendido de todo país. A fama e a fortuna, porém, transformaram Gustavo em um homem duro, arrogante e nada generoso, o pesadelo de seus funcionários que o chamam pelas costas de “Imperador”. Alcino, por sua vez, sabe desfrutar o dinheiro. Aproveita a vida intensamente, praticando esportes radicais de que tanto gosta, mora em um barco e é extremamente querido pelos que o cercam. Namorador, nunca se prendeu a nenhuma mulher. Sua maior tristeza é não reconhecer mais no sócio o melhor amigo de infância.

No dia de seu aniversário, Gustavo destrata sua família e os funcionários que queriam lhe parabenizar, e Alcino acaba tendo uma séria discussão com ele. “Você não é dono do seu dinheiro, Gustavo! O dinheiro é que é seu dono!”, tenta alertar. Mas o perfumista, cada vez mais irritado, rebate dizendo que, na verdade, Alcino sente inveja de seu talento, sua vida e seu casamento. Com os ânimos exaltados, os dois partem para a briga e decidem desfazer a sociedade. Longe da vista de todos, Gustavo se permite fraquejar e chora no banheiro. Aturdido, o perfumista não repara na presença de Rose (Camila Pitanga), faxineira que estava limpando um dos reservados e que fica comovida com a cena que vê.

Poucos dias depois, Alcino tem uma ingrata surpresa. Após desmaiar e sofrer um acidente enquanto voava de paraglider, o empresário descobre que está doente e que não tem muito tempo de vida. A sentença, no entanto, é recebida com serenidade, pois Alcino sabe que viveu exatamente como queria. Seu único arrependimento é ter se preocupado excessivamente com seu prazer, deixado de cuidar de quem precisava dele. Ele decide, então, usar o tempo que lhe resta para fazer diferença na vida das pessoas que ama e o primeiro da lista é Gustavo.

O plano de Alcino e a demissão de Rose

Incomodado com a transformação do amigo, Alcino resolve levar Gustavo à força para um lugar desértico, onde, longe de seu cotidiano e sem poder lançar mão de seu dinheiro, terá a chance de repensar sua vida. Com a ajuda da fiel escudeira Mari (Isabela Garcia), sua assistente, o empresário contrata homens de confiança para tirar o amigo do circuito, enquanto ele monitora os passos do perfumista com a intenção de reencontrá-lo para ter uma conversa franca que recupere a antiga amizade. Uma aventura parecida com a que viveram quando eram adolescentes e se perderam na Floresta da Tijuca.

Convicto de que seu plano dará certo, o empresário conta sua ideia a Verônica e Davi (Ângelo Antônio), mulher e irmão caçula de seu sócio, para que os dois possam ajudá-lo. Porém, no momento em que estão combinando sumir com Gustavo após a festa de lançamento da nova fragrância do perfume ´Verônica´, em comemoração aos seus dez anos de sucesso, a faxineira Rose (Camila Pitanga) ouve a conversa. Sem saber que se trata de uma brincadeira de Alcino, ela se sente na obrigação de avisar o patrão do risco que está correndo. Rose, que já havia se comovido ao ver o perfumista chorando, não acredita que alguém capaz de criar essências tão maravilhosas possa ser tão mau ou insensível quanto dizem.

Com a ajuda da melhor amiga, Taís (Heloísa Perissé), que também é faxineira da Aromas, Rose dá um jeito de entrar na festa, pegando um lindo vestido na lavanderia do luxuoso hotel onde a recepção está acontecendo. Quando finalmente encontra o perfumista, ela tropeça e cai nos braços dele, arrancando um surpreendente sorriso do empresário. Mas sua missão não é nada fácil. Ao perceber que não terá privacidade para contar o que o melhor amigo, o irmão e a esposa estão tramando contra ele, Rose puxa Gustavo para dançar, afastando-se da multidão.

O empresário se encanta com o cheiro dela – uma receita caseira que aprendeu com a avó – e tenta adivinhar as essências de seu perfume. Mas a faxineira sabe que não tem tempo a perder e se apressa em contar o que ouviu. Porém, logo é surpreendida por uma funcionária do hotel que a acusa de ter roubado o vestido. Sem acreditar nas palavras de Rose, Gustavo a destrata por ser faxineira, a chama de ladra e ainda a demite, junto com Taís. Extremamente magoada, Rose tenta defender a amiga, mas seu esforço é em vão.

Enfurecido, o perfumista vai embora da festa, enquanto Alcino dá prosseguimento a seu plano, sem saber que está sendo usado pela ambiciosa Verônica. Aproveitando a bem-intencionada brincadeira do empresário, ela arma para sumir de vez com o marido e herdar sua fortuna. Com a cumplicidade de seu amante, o modelo Roberto (Dudu Azevedo), a vilã contrata dois capangas para seguir Alcino em sua viagem ao deserto. Após roubarem os equipamentos do empresário, inclusive o computador que monitora os passos de Gustavo, uma grande perseguição acontece e tem o seu desfecho quando o perfumista leva um tiro de raspão e cai de um penhasco. Do local em que Alcino assiste à cena, ele tem certeza de que o amigo se suicidou e fica arrasado. Sem saber da arapuca em que, sem querer, colocou Gustavo, Alcino depõe, mas não revela o plano inicial, contando apenas que havia combinado de encontrar o amigo na viagem. Depois de algumas buscas, o perfumista é dado como morto pela polícia local.

Mais uma armação de Verônica

Após a festa da Aromas, enquanto Gustavo é levado à força para o deserto, Verônica, muito ansiosa, retorna à mansão acompanhada de Roberto. A executiva se preocupa em não ser vista pelos empregados, Péricles (Tony Tornado) e Ernestina (Ilva Nino), mas não imagina que possa ser surpreendida pela modelo Natasha (Letícia Birkheuer), em sua própria casa.

Estrela da campanha publicitária da nova fragrância do perfume Verônica, Natasha tinha um casinho com Roberto, seu parceiro de trabalho, o que deixava a mimada senhora Brandão louca da vida. Discretamente, ela influenciou Gustavo a demitir a modelo, alegando que estaria acima do peso, e o empresário fez isso da pior maneira possível: humilhando a moça no dia da festa e diante de outras pessoas. Na mesma noite, mais tarde, Natasha vai atrás do empresário para tomar satisfação. Ao descobrir a traição de Verônica, a modelo a chantageia. Num acidente, porém, cai da varanda da mansão e morre.

Desesperada, mas sem perder o controle da situação, a executiva da Aromas veste Roberto com o suéter que seu marido usou naquela manhã e os dois fogem no carro de Gustavo: ele dirigindo, para ser visto de relance pelos empregados, e ela escondida no banco de trás. A armação dá certo e o empresário torna-se o principal suspeito da morte da modelo. Esse passa a ser mais um segredo que une o casal, mas a harmonia não dura muito tempo. Apesar de ter conquistado Verônica, Roberto não é exatamente o parceiro que se espera de uma mulher sofisticada. O modelo é um cara bronco, sem requinte algum, que costuma enfiar os pés pelas mãos quando se sente ameaçado. E isso acontece muito rápido na relação dos dois, já que a executiva decide conquistar Alcino.

Logo após a suposta morte de Gustavo no deserto, Alcino assume a presidência da Aromas, preocupado em amparar a família do amigo, e Verônica é promovida a vice-presidente, cargo muito pequeno para sua ambição. Por acaso, ela acaba descobrindo que Alcino está doente e tem pouco tempo de vida, apesar de o assunto ser tratado com extrema discrição por ele e pela assistente Mari (Isabela Garcia). Assim, a vilã traça sua nova meta. Verônica se aproveita da enorme culpa que o empresário sente pela morte de seu melhor amigo e finge estar em depressão. Preocupado em confortá-la, o executivo se envolve cada vez mais no teatro da viúva frágil e desprotegida. Com o pretexto de que ele a faz lembrar Gustavo, Verônica seduz Alcino, para desespero de Mari, que não confia na vilã e morre de ciúme; e de Roberto, que não quer perder sua bocada e também morre de ciúme.

A peregrinação de Gustavo e a batalha de Rose

Distante dos rumos de sua empresa e de sua própria vida, Gustavo é encontrado muito ferido por um pescador, que cuida dele. Ao melhorar, ele custa a entender por que foi traído de forma tão vil pelas pessoas que mais amava. Ajudado por essa família humilde, esse é o primeiro contato que o empresário tem com o sentimento de solidariedade, depois de anos de muita arrogância e frieza. Porém, o caminho de Gustavo é longo.

O perfumista descobre, pelos jornais, que foi acusado da morte da modelo Natasha, mas que também foi dado como morto. Sem dinheiro e com medo de procurar as pessoas em quem confiava, Gustavo é maltratado na rua, sente fome e sofre os mais diversos tipos de humilhação. Desamparado, ele se lembra muito de Rose, a faxineira que tentou alertá-lo. Para sobreviver e voltar para casa, o ex-empresário trabalha como ajudante em uma feira, como cortador de cana, e em uma colheita de café, entre outros bicos que surgem.

De volta ao Rio de Janeiro, Gustavo encontra apoio em Domênico (Jorge Cerrutti), um catador de lixo reciclável que o incentiva a procurar a família. Porém, quando vai ao encontro de Verônica, em sua antiga casa, ele a vê tomando café da manhã com Alcino no terraço e se sente novamente traído. Sua sorte, contudo, está prestes a mudar. De dentro de sua velha Kombi, a faxineira Rose avista Gustavo em um ônibus e tenta a todo custo emparelhar o carro com o coletivo para confirmar se ele é mesmo seu antigo patrão. Sua charanga a deixa na mão, mas, diante do tumulto causado, Gustavo a vê de longe e a reconhece como a mulher que tentou ajudá-lo.

Mesmo tendo sido demitida pelo arrogante empresário, Rose ficou muito comovida com a notícia de sua morte e não conseguiu tirar o perfumista da cabeça. Alcino – que se sentia indiretamente responsável pela demissão dela e, no fundo, ficara impressionado com sua atitude de avisar Gustavo sobre o que pensava ser uma armação – chegou a procurar a faxineira para explicar o que havia acontecido e oferecer seu emprego de volta. Ela, no entanto, não acreditou na inocência do empresário e recusou a oferta de trabalho.

Como as contas não paravam de chegar e encontrar emprego com pouca escolaridade é muito difícil, Rose aceita ser a parceira de dança de Sólon (Daniel Boaventura), nos bailes temáticos do clube Esplêndido da Glória. E é lá que Gustavo a reencontra e se encanta com aquela mulher que dança de forma tão apaixonada. Contudo, antes de que possa falar com ela, o perfumista é expulso do baile por estar malvestido.

A paixão de Gustavo e Rose

Mais uma vez incentivado por Domênico, o dono da Aromas não desiste e consegue um traje adequado para voltar ao baile. No mesmo dia, porém, Alcino aparece no local, já que Taís lhe contou que a amiga estava com sérias dificuldades financeiras e que havia sido despejada da casa em que vivia de aluguel com os quatro filhos. Outro mal-entendido acontece. Rose puxa Alcino para dançar, com o intuito de que ele não veja que o amigo de infância está vivo, e Gustavo desconfia do envolvimento dos dois contra ele. Mas, em pouco tempo, após uma conversa franca, a confusão é desfeita e Rose e Gustavo se beijam pela primeira vez.

Apesar da paixão que claramente os une, Rose garante que vai ajudar Gustavo apenas como amiga, pois, acima de tudo, precisa proteger os filhos, que já sofreram muito desde que ela se meteu em toda essa enrascada e ficou sem trabalhar. Poucos dias depois, sem saber que Alcino está por trás tentando ajudá-la, a faxineira recebe uma oferta muito boa para vender sua velha charanga e, dessa forma, consegue comprar sua antiga casinha alugada. Sem pensar muito e sempre solidária, ela convida Gustavo, que até então andava pelas ruas, para morar com sua família. Um novo mundo se abre para o perfumista a partir daí.

A família de Rose

Apaixonada por novelas da televisão, Rose batizou seus quatros filhos com os nomes dos artistas de que tanto gosta: Tarcísio (Heslander Vieira), Glória (Raquel Fuina), Francisco (Gustavo Maya) e Regina (Julyana Garcia), em homenagem a Tarcísio Meira, Glória Menezes, Francisco Cuoco e Regina Duarte. Apesar das dificuldades, a família é muito alegre e vive em harmonia. A paz só costuma ser quebrada por Tião (Aílton Graça), ex-marido e pai das crianças, que vive encostado na generosidade dela.

Há alguns anos, quando soube que o malandro pulava a cerca, Rose pediu o divórcio, mas continuou amiga dele. É a provedora da casa, já que Tião recebe uma pequena aposentadoria por invalidez e alega que não pode fazer esforço algum em função de um problema cardíaco. Na verdade, ele goza de boa saúde e aproveita o tempo livre e o dinheiro que arranca da ex-mulher para jogar sinuca e cortejar Heloísa (Emanuelle Araújo), secretária da Aromas, que mora na pensão da Dona Genoveva (Rosi Campos). Com tantas armações, Tião é uma das poucas pessoas capazes de tirar Rose do prumo, principalmente se for para defender os filhos.

Uma de suas maiores preocupações é com o filho Tarcísio. Em função de uma otosclerose, o adolescente perdeu grande parte da audição e se ressente de usar o aparelho que o ajuda a escutar, em função do preconceito dos colegas de escola. Porém, mesmo com sua deficiência, o rapaz é um exímio estudante de piano e sua timidez reveste uma doçura infinita. Tarcísio se encanta pela delicada Eurídice (Bianca Castanho), mas, apesar de ser correspondido, sua vida não é nada fácil em função da implicância e marcação cerrada que ele sofre por parte do irmão da moça, Pedro (Ronny Kriwat), o bad boy da escola. De longe, a esperta Luli (Marcella Rica), irmã temporã de Taís (Heloísa Périssé) e filha de Genovena (Rosi Campos), sente muito ciúme de Tarcísio, por quem é apaixonada.

Glória (Raquel Fuina), irmã gêmea de Tarcísio, também é uma filha muita querida e amorosa. Porém, ao conhecer Nuno (Rainer Cadete), irmão do modelo Roberto (Dudu Azevedo) e gerente das lojas da Aromas, a adolescente começa a sentir vergonha de sua condição social. Sem saber que Nuno é um rapaz de ótimo caráter e extremamente esforçado, ela mente para conquistá-lo. Quando não está trabalhando, ele se dedica às aulas de pilotagem de avião e, em seu primeiro voo desassistido, faz questão de levar Glória para acompanhá-lo nas nuvens.

Veja também
Cama de Gato: Principais personagens

Author: Paulo Antônio
Brasileiro, 73 anos, Jornalista, Especialista em Administração, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Blogueiro.