Cabocla: Quem é Quem

Última atualização: 28/01/2017 às 19:36

Principais personagens:

Zuca (Vanessa Giácomo)

Menina do interior, cabocla simples, trigueira, sem muito estudo. Charmosa em sua simplicidade, quase inocente. Apaixona-se por Luís Jerônimo com o arroubo dos corações honestos, sem truques e sem malícias. É noiva de Tobias, mas, quando descobre que não o ama, rompe o compromisso e decide enfrentar tudo e todos pelo seu amor.

Boanerges (Tony Ramos)

Chefe político da região, presidente da Câmara, ?compadre? de meio mundo, inclusive de Zé da Estação e Felício. Primo de Joaquim e Luís Jerônimo, a quem abriga durante sua recuperação. Abastado fazendeiro e homem muito justo, sofre oposição do coronel Justino. É inimigo da violência, pacificador e mediador nas questões da região. Seu casamento com Emerenciana é muito feliz. É pai de Belinha.

Justino (Mauro Mendonça)

Prepotente e de espírito forte, tem a disposição de um jovem. Não se conforma com a liderança de Boanerges e luta contra ela, embora sem sucesso. Viúvo, ele vive com a filha Mariquinha, a quem pretende casar com um homem rico, que possa exercer na região o domínio que ele não conseguiu estabelecer.

Belinha (Regiane Alves)

Filha de Boanerges e Emerenciana. Formou-se professora primária no Rio de Janeiro e quer dar aulas, mas seu pai se opõe, pois só queria que ela tivesse o diploma. Tem uma visão moderna do mundo, não concordando muitas vezes com as atitudes do pai. Apaixona-se perdidamente por Neco sem saber que ele é filho do maior inimigo de seu pai.

Neco (Danton Mello)

Filho de Justino e irmão de Mariquinha. Estudante de Direito, abandona os estudos e volta para sua terra para ser fazendeiro. Ama a vida do campo. Quando volta para casa, conhece Belinha, filha de Boanerges, e entre os dois nasce um grande amor. Mas ambos são filhos de coronéis rivais.

Ritinha (Aisha Jambo)

Mucama de estimação da família do coronel Boanerges, ela é a confidente de Belinha, sua grande amiga. Provoca acirrada disputa entre Nastácio, Zaqueu e Chico da Venda, todos apaixonados por ela. Matreira, Ritinha joga com os três.

Tina (Maria Flor)

Filha de Felício e Generosa. Seu irmão, Tobias, cuida para que não tenha o mesmo destino da outra irmã, Rosa, que foi roubada por um mascate. É apaixonada por Tomé, que não lhe corresponde por não conseguir esquecer Rosa.

Pepa, la Sevilhana (Elena Toledo)

Dançarina espanhola, ela é a atração das noites cariocas no cabaré freqüentado por Luís Jerônimo. Uma das grandes paixões momentâneas do rapaz.

Julieta (Roberta Rodrigues)

Empregada do coronel Justino na fazenda.

Zaqueu (Alexandre Rodrigues)


Dono de uma venda na beira da estrada, onde o povo faz suas compras, bebe e põe a conversa em dia. Seu estabelecimento comercial é uma sociedade com o coronel Justino, mas ninguém sabe. É louco por Ritinha.

Xexéu (Fernando Petelinkar)

Tabelião de Vila da Mata, que atende também a clientela de Pau D?Alho. Homem matreiro e de boa conversa. Alia-se a Justino no caso das terras de Felício.

Pequetita (Mareliz Rodrigues)

Jovem intelectualizada, de grande personalidade e inteligência, Pequetita Novais é muito segura de si em todos os seus atos, mas chega a parecer, às vezes, inconseqüente. A princípio, acredita ter encontrado em Luís Jerônimo seu grande amor.

Emerenciana (Patrícia Pilar)

Mulher do coronel Boanerges. Simples, prática e cativante, disposta a ajudar a todos. Talvez seja mais política do que o próprio marido. Mulher de pulso forte e atitudes claras, inimiga das meias-palavras. Excelente dona-de-casa, porém sem ser muito refinada.

Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira)

Rapaz fino, educado, dotado de grande alegria de viver. Encara as mulheres sem maiores responsabilidades. Suas paixões são totais, embora passageiras. Não demonstra o menor interesse pelos negócios do pai, Joaquim, mesmo sabendo que um dia irá substituí-lo no comando. Quando vai para o interior e conhece Zuca, seu comportamento transforma-se radicalmente.

Nastácio (Cosme dos Santos)

Empregado do coronel Boanerges na fazenda, do tipo que faz de tudo pelo patrão. É ainda o motorista da família nos seus passeios e viagens.

Tomé (Eriberto Leão)

Grande amigo de Tobias, a quem segue por todos os cantos. Excelente cavaleiro, ele é o maior rival do amigo nas raias domingueiras. Ele é a voz da razão para o amigo, a quem consegue tirar de algumas brigas. Teve um único amor na vida: a filha fugida de Felício, Rosa.

Tobias (Malvino Salvador)

Caboclo forte, destemido, valente e brigão. Excelente cavaleiro, trabalha como peão na fazenda do coronel Boanerges. Sua paixão por Zuca é conhecida por todos. Por isso, ninguém se atreve a botar os olhos na moça, temendo sua reação. Por amor, aprenderá muita coisa.

Leia também
Cabocla: Um amor impossível

Veja também