Natália

Foto de Aisha Jambo, que vive Natália
Natália, interpretada por Aisha Jambo, uma menina virgem, pobre e evangélica da periferia do Rio de Janeiro, é descoberta pelo mundo da moda. Filha obediente de um pastor de Marechal Hermes, estava de casamento marcado com Anderson, o líder da banda da Igreja, quando acontecem diversas transformações em sua vida. Essas mudanças são sentidas à medida que sua carreira evolui: primeiro ela anda de trem, depois de carro, e, finalmente, de avião. Com elas também vêm os dilemas éticos, morais e pessoais que ficam ainda maiores devido aos contrastes que Natália enfrenta diariamente na dicotomia periferia x Zona Sul. Padrões de beleza opostos, valores muito diferentes, níveis de educação distintos, questões financeiras e preconceitos.

A série traz o glamour, os bastidores do mundo da moda, o carisma e, ainda, os problemas da periferia carioca sem levantar bandeiras, mas propondo vários diálogos com o público. Numa abordagem realista e eventualmente cômica, os personagens que cercam Natália participam das questões polêmicas, atuais e relevantes ao jovem, como sexualidade, religião, distúrbios alimentares, drogas, aborto, homossexualismo, racismo, alcoolismo, namoro virtual e muitos outros.

Durante os 13 episódios, Natália deixar de ser uma menina tímida, que tinha a vida designada pela família, para se transformar em uma mulher de sucesso, que sabe o que quer e não vai mudar suas escolhas por nada nem por ninguém. As decisões dessa heroína vão modificando as vidas de todos os que a cercam, tanto psicologicamente, quanto financeira e emocionalmente.

Criada e escrita por Patricia Corso e André Pellenz, Natália é dirigida por André Pellenz e Marcus Baldini. A produção é da Academia de Filmes e o elenco conta com Aisha Jambo, Claudio Lins, Gutti Fraga, Maurício Branco, Cláudia Ohana, entre outros.
A minissérie exibida pela TV Brasil em 2011 e reprisada a partir de 02 de maio de 2017, às 22h30.


» Episódio 1 – “A gente gostou de você”

Evangélica e filha de pastor, Natália (Aisha Jambo) leva uma vida estável na periferia do Rio de Janeiro até que é descoberta, por acaso, por uma agência de modelos. De casamento marcado, ela resiste, inicialmente, mas assina o primeiro contrato. A decisão provoca conflitos familiares e pode mudar a vida dela para sempre.

» Episódio 2 – Natália aceita seu segundo trabalho e sai de casa
Envergonhado, Marcelino (Guti Fraga), pai de Natália (Aisha Jambo), quer desistir de ser pastor. Mas muda de ideia ao se dar conta da fama repentina da filha. Natália também está incomodada com o resultado das primeiras fotos, mas resiste aos planos do pai. Ela aceita o segundo trabalho e troca a casa da família em Marechal Hermes por um alojamento de modelos na Zona Sul.
» Episódio 3 – Natália aprende a desfilar
Pela primeira vez longe da família, Natália (Aisha Jambo) descobre as particularidades do mundo da moda. É recebida com hostilidade na nova moradia e tem dificuldades nos ensaios para encarar a passarela. Disposta a investir para ter êxito na carreira de modelo, ela começa a romper com o passado e a viver novas experiência.
» Episódio 4 – Natália desfila pela primeira vez
Pressionada pela dona da agência Maria Isabel (Claudia Ohana), Natália enfrenta seu primeiro desfile, e tem dificuldades ao ser sabotada pela rival Pérola (Rhavine Trindade). Como o tema da coleção envolve diabos e anjos, Natália acaba saindo-se bem ao usar, na passarela, referências de atitude que já havia visto na igreja do pai, Pastor Marcelino (Guti Fraga). Esse comportamento chama a atenção da mídia, que exibe trechos na televisão. O pastor, em casa, vê a matéria e fica ainda mais magoado com o destino de sua filha. Enquanto isso, seu ex-noivo Anderson (Álamo Facó) faz um surpreendente gesto para chamar sua atenção. Não se importando com o ridículo da situação, ele toca uma música em sua homenagem na frente do local do desfile. Só que esse ridículo se revelará fundamental para uma guinada forte em sua vida. No apartamento de modelos, Natália terá sua religiosidade posta à prova ao ver sua Bíblia usada pela rival Daniela (Clara Maria) para drogar-se.
» Episódio 5 – Primeiras vezes
Natália (Aisha Jambo) começa a viver o glamour do mundo da moda ao ser convidada para festas exclusivas. Na balada, ela toma seu primeiro porre. Sua relação com Otávio (Claudio Lins) amadurece e ela decide perder a virgindade, mas demonstra algumas incertezas. Daiana (Michelly Campos) fica noiva e se torna o orgulho de seu pai, o pastor Marcelino (Guti Fraga). Na festa, ele perde o controle, tem uma recaída e volta a beber. Já Anderson (Álamo Facó) é convidado a gravar sua primeira música gospel.
» Episódio 6 – Escravidão do corpo
Natália (Aisha Jambo) precisa emagrecer para fazer um trabalho e entra numa dieta radical. O desfile se aproxima, ela não consegue chegar ao peso necessário e acaba se envolvendo com remédios para diminuir o apetite. Seu pai, o pastor Marcelino (Guti Fraga) volta a ter problemas com o álcool. Daiana (Michelly Campos) conta a ele que está grávida. Anderson (Álamo Facó) lança um videoclipe com a música que fez para Natália e alcança o primeiro lugar nas rádios gospel.
» Episódio 7 – Pouso Forçado
Natália viaja para seu primeiro trabalho internacional, em Milão, na Itália. No aeroporto, ela é confundida com uma prostituta na imigração e acaba deportada. Isso causa uma reviravolta na sua carreira. Wesley questiona a paternidade do filho de Daiana e termina o noivado. A avó de Natália e Daiana adoece.
» Episódio 8 – Estação: Marechal Hermes
A deportação faz com que Natália volte à estaca zero da carreira. Ela vai novamente morar em Marechal Hermes, subúrbio do Rio de Janeiro. Sem dinheiro e sem trabalho, a jovem procura uma agência de empregos e consegue alguns bicos temporários. Daiana dá a luz e, para surpresa de todos, nasce uma menina. O templo de Marcelino está cada vez mais vazio e precisa de reformas. Já Anderson progride em sua carreira no mundo evangélico e aparece em uma propaganda de outdoor junto com o bispo da igreja.
» Episódio 9 – Os dois lados da moeda
Natália volta a trabalhar como modelo na agência de Maria Isabel e recebe proposta para ser a musa de uma marca de cerveja. Uma controvérsia, uma vez que seu pai não consegue largar o alcoolismo. Natália reluta, mas aceita o contrato. Com o dinheiro, paga o tratamento para o pai em uma clínica. A relação com Otávio fica cada vez mais séria e ele apresenta sua filha de 14 anos. Em Marechal Hermes, Anderson vira pastor. E Daiana volta a entrar em sites de relacionamento na internet.
» Episódio 10 – A fama é um prato que se come sozinha
Natália vive as dores e delícias de ser famosa. Como musa da cerveja ela participa de entrevistas e de eventos. Na vida pessoal, precisa lidar com mais uma mulher: a filha adolescente de Otávio. Na agência, Maria Isabel recebe uma proposta para vender parte da empresa. Já em Marechal Hermes, bairro do Rio de Janeiro onde Natalia morava, Anderson vira apresentador de um programa de rádio.
» Episódio 11 – Casamentos e separações
Natália se muda para a casa de Otávio e ele sai da agência. Ela tem que decidir se vai com ele ou fica com Maria Isabel. Esta decide vender mais da metade da agência para o namorado de Glória, o francês Jean Louis. O pastor Marcelino deixa a clínica de reabilitação e vai trabalhar com Anderson em seu Centro Comunitário. E Daiana encontra uma nova paixão, depois de algumas decepções.
» Episódio 12 – Tudo que eu sempre quis. Mas e se eu não quiser mais?
Natália está com a vida mais que estabilizada e a agência de Otávio começa a dar certo. O trabalho e os afezeres domésticos afetam seu relacionamento e fazem com que ela questione suas escolhas. Daiana vai morar com seu novo namorado em um prédio no Leblon – bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro – onde ele é porteiro. Já Anderson decide se candidatar a um cargo eletivo e pede ajuda de Natália.
» Episódio 13 – “I wanna be a part of it, New York, New York.”
No último episódio da série, Natália recebe proposta para participar de um reality show em Nova Iorque, indicada por Maria Isabel. Otávio pede Natália oficialmente em casamento e ela terá que fazer uma opção: o amor ou a carreira.

Todos os episódios

Veja também